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Navegando por Autor "Santos, Maria Deuza dos"

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    TCC
    Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma parceria necessária
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Oliveira, Ana Mariléa de Morais; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Costa, Klébia Ribeiro da; Santos, Maria Deuza dos
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar as vantagens e possíveis desvantagens da alfabetização quando desenvolvida na perspectiva do letramento; assim, foi elaborada uma pesquisa bibliográfica buscando organizar uma síntese do histórico da alfabetização no Brasil, observando e discutindo os métodos mais discutidos e aplicados no país. Para aferir a utilização desses métodos, analítico e sintético, realizamos uma pesquisa com (9) nove professores da rede pública de ensino, que trabalham com ciclo de alfabetização. Os estudiosos que deram suporte a construção deste trabalho são: Broto e Paula (2010), Silva (2010), Frade (2005), entre outro que discutem essa temática. No decorrer do trabalho é discutida a importância de se trabalhar a alfabetização em conjunto com o letramento, posto que, dessa forma se valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, pois muitas das crianças que são matriculadas no 1º ano do ensino fundamental já têm um conhecimento considerável sobre letras, sílabas; além de já conseguirem contar histórias, opinar, compreender o que lhes é passado. A partir da pesquisa com nove professoras que atuam na rede pública de ensino, pode-se constatar quão importante é trabalhar com metodologias estimulantes, ter o apoio dos pais e, sobretudo, que os professores sejam profissionais comprometidos e estejam constantemente em formações, como o por exemplo o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Destacou-se a importância de um trabalho conjunto de alfabetização na perspectiva do letramento, pois um aprendizado complementa o outro, para que, de fato, possa se formar um aluno capaz de ler, interpretar e opinar sobre o meio no qual estiver inserido.
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    TCC
    Aprender brincando através da ludicidade na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Medeiros, Jaceline Ramos Lima de; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Costa, Klébia Ribeiro da; Santos, Maria Deuza dos
    O presente artigo traz como tema Aprender Brincando Através da Ludicidade na Educação Infantil e apresenta como objetivos refletir sobre as relações entre o lúdico e o desenvolvimento cognitivo a partir das contribuições das atividades lúdicas - jogos e brincadeiras - para o desenvolvimento global - motor, intelectual, afetivo e social - do sujeito, usando o lúdico como elemento chave para desenvolver de forma instrutiva a intelectualidade, pois o brincar já faz parte de um processo natural nesta fase da vida. Além disso, esse trabalho acadêmico visa pesquisar à importância de atividades com jogos e brincadeiras, na relação entre docentes e discentes, no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e tem como aportes teóricos Comênio (1657), Piaget (1974), Vygotsky (1987), dentre outros citado ao longo da pesquisa. Ao final do estudo, foi possível concluir o quanto é importante uma prática docente aliada através da ludicidade para o desenvolvimento significativo da criança.
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    TCC
    Educação Infantil: o planejamento e sua importância no ambiente escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-02-09) Magalhães, Aldeiza de Oliveira Ramos; Xavier, Carmélia Regina Silva; Xavier, Carmélia Regina Silva; Costa, Klébia Ribeiro da; Santos, Maria Deuza dos
    O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a importância do planejamento pedagógico na Educação Infantil. Para tanto, discorrerá sobre a trajetória dessa etapa de ensino, tanto no Brasil como no mundo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica fundamentada em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96 e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e em obras de autores como Kramer (2000), Barbosa (2006) e Montessori (1967). Ao final dessa pesquisa foi possível concluir que, o planejamento pedagógico no ambiente escolar da Educação Infantil é de suma importância e poderá contribuir de forma significativa do desenvolvimento das crianças.
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    TCC
    O perfil do professor da Educação Infantil de 4 a 5 anos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Marcolino, Marineide Dias Ramalho; Macedo, Andressa Lenuska Sousa de; Macedo, Andressa Lenuska Sousa de; Santos, Andreza Souza; Santos, Maria Deuza dos
    O trabalho consiste em apresentar reflexões acerca do “perfil do professor da educação infantil de 4 a 5 anos”. Objetiva traçar um panorama histórico da educação, abordando a importância desse profissional e o perfil exigido para a sua prática. Utilizamos como metodologia, a revisão bibliográfica e observação reflexiva. A temática se divide em três partes: na primeira parte, o texto traz um breve relato da trajetória da instituição da modalidade de educação infantil, bem como, as modificações que ocorreram nesse espaço ao longo do tempo, nesse tópico também serão abordadas a importância e as exigências que se fazem necessárias à formação do professor na perspectiva atual da educação infantil. Mais adiante, indagaremos a respeito da relevância desse profissional como facilitador do processo de aquisição do conhecimento, assim como da sua prática para o desenvolvimento infantil, que deve se aliar a métodos lúdicos, para proporcionar ao educando um aprendizado eficaz e prazeroso. Também será possível refletir a respeito do perfil desse profissional e até que ponto sua postura pode vir a interferir na aprendizagem da criança; Finalizo o trabalho com impressões e considerações acerca da temática.
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    Dissertação
    Saberes sobre a literatura: um estudo com professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-30) Santos, Maria Deuza dos; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; ; http://lattes.cnpq.br/8756028110848082; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Pereira, Francisco de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/4147987722156261; Benevides, Araceli Sobreira; ; http://lattes.cnpq.br/0001733569978457
    O estudo investiga os saberes dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre a literatura. Ao pensarmos sobre a influência do professor como aquele que tem papel decisivo no ensino de leitura e reconhecendo a função mediadora e formativa desse profissional, buscamos compreender quais os saberes que detêm sobre a literatura. Optamos por professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental embasadas na compreensão de que a Educação Básica é de suma importância na formação do leitor literário. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa. Adotamos como procedimentos metodológicos a entrevista semiestruturada, elaborada com questões abertas que focam eventos e práticas de leitura de literatura na família, na escola, na formação superior e no exercício da docência. As entrevistas foram gravadas em áudio. Também se utilizou o diário de campo como instrumento de registro de observações in loco. A pesquisa aconteceu em quatro escolas da Rede Municipal de Natal - RN, com dezenove professores que atuam com alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O corpus de análise constituise da entrevista dos professores e é analisado tomando como referencial os princípios da Análise de Conteúdos, especificados por Laurence Bardin (1997). Como referencial teórico adotamos sobre leitura, literatura e prática pedagógica os estudos de Amarilha (1991, 1992, 1994, 1997, 2003, 2006, 2007, 2009, 2010, 2013); Cosson (2011); Lajolo (2006); Larrossa (1996, 2003); Morin (2010); Yunes (2003, 2010). Sobre Teoria da literatura, Candido (2002, 2012); Zilberman (1993); Culler (1999). Sobre Estética da recepção, Eco (1994); Iser (1996); Jauss (2002). Sobre saberes docentes, Nóvoa (1992, 1997, 2002); Perrenoud (1999, 2002), Tardif (1991, 2000, 2002, 2005). Sobre saberes literários, Paulino (2004, 2007), dentre outros. A análise aponta que os professores dominam vários saberes sobre a literatura veiculados à formação através do diálogo com outras leituras, com outros espaços interativos, na convivência com outros leitores. Ressalta-se o saber de que a literatura é fator de humanização, daí a necessidade de escolarizá-la, mediante práticas literárias que envolvam alunos, professores e a comunidade escolar. O estudo também revela que na escola a leitura literária faz-se necessária para o ensino de valores, para ensinar a ler, para incutir o gosto pela leitura. Nesse contexto, destaca-se a importância da mediação do professor como formador de leitores que domina os saberes necessários que atendam às necessidades dos alunos, desenvolvendo habilidades leitoras e incentivando o gosto pelo texto literário
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