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Navegando por Autor "Santos, Maria Helena de Araújo"

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    TCC
    As expressões da sexualidade entre as grades da prisão: uma análise a partir da perspectiva das mulheres encarceradas no Complexo Penal Dr. João Chaves
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Maria Helena de Araújo; Inácio, Miriam de Oliveira; Sousa, Josivânia Estelita Gomes de; Lima, Rita de Lourdes de
    Devido ao regime político do patriarcado, historicamente as mulheres foram invisibilizadas em diversas esferas da vida social, sendo a sexualidade uma delas. Quando tratamos da sexualidade de mulheres em situação de prisão, notamos que há muitas particularidades, tendo em vista que a prisão se trata de um ambiente extremamente normativo e carrega em seu bojo aspectos patriarcais e assistencialistas visando corrigir a sexualidade feminina. Desse modo, nossa pesquisa propôs analisar as expressões da sexualidade das mulheres encarceradas no pavilhão feminino da unidade prisional Complexo Penal Dr. João Chaves; apreender as diferentes visões sobre “o que é ser mulher” entre as mulheres encarceradas; analisar a reprodução dos estereótipos de gênero entre as mulheres heterossexuais, bissexuais e lésbicas; observar a forma como a unidade prisional trata a sexualidade das mulheres. O interesse pelo tema surgiu a partir do estágio supervisionado em Serviço Social na unidade prisional. Como aporte teórico para compreendermos as manifestações da diversidade sexual na instituição penal, discutimos as relações patriarcais de gênero, a sexualidade como construção social e a realidade do sistema prisional no Brasil, bem como a forma como esse sistema trata as sexualidades de presas/os, relacionando com a realidade social dos sujeitos da pesquisa a partir de um perfil socioeconômico e das informações sobre a vivência da sexualidade. O estudo é de natureza qualitativa, utilizando-se da perspectiva do materialismo histórico- dialético para uma análise de totalidade social da realidade. Para tanto, o processo investigativo foi constituído pela pesquisa de campo com o uso da técnica da entrevista semiestruturada, apoiada no levantamento bibliográfico das categorias patriarcado, gênero e sexualidade. A amostra da pesquisa foi definida em 10% do total de pessoas encarceradas na unidade prisional, que correspondeu a 12 pessoas entrevistadas, entre as quais 6 recebem visita íntima e 6 que não recebem. Como resultados, identificamos que o grupo que recebe visita reproduz a noção do “ser mulher” como sexo frágil, reprodutora biológica e detentora das atividades domésticas, enquanto o outro associa essa noção a valores éticos como dignidade, respeito e atitude. Observamos ainda que a reprodução de estereótipos de gênero entre as mulheres heterossexuais, bissexuais e algumas lésbicas trazem elementos ligados a padrões de beleza e feminilidade. No momento da pesquisa, identificamos um homem transexual, o que constituiu um elemento novo para nosso estudo uma vez que não esperávamos e, assim como outras mulheres lésbicas denominadas como “bofe”, assumem comportamentos masculinos e acabam reproduzindo a heteronormatividade em suas relações afetivo-sexuais. Ademais, constatamos que muitas demandas das mulheres lésbicas que vivenciam relacionamentos afetivo-sexuais dentro da unidade prisional são invisibilizadas. Apesar disso e de diversas reclamações referente a sexualidade das demais pessoas entrevistadas, constatamos que muitas sentem-se satisfeitas com a sexualidade atualmente. Desse modo, concluímos que a unidade prisional deve trabalhar de forma pedagógica os impactos subjetivos sofridos por sua população, bem como a diversidade sexual a fim de garantir que todas/os possam vivenciar sua sexualidade dentro das possibilidades do cárcere.
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    Dissertação
    Conexões pedagógicas entre atenção hospitalar e atenção básica: proposta de itinerário formativo para trabalhadores(as) - residentes no Seridó potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-11) Santos, Maria Helena de Araújo; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Amorim, Erico Gurgel; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/2132050800789218; Solano, Lorrainy da Cruz; Costa, Marcelo Viana da; Sobreira, Maura Vanessa Silva
    O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Caicó/RN e Currais Novos/RN, visa oportunizar uma formação de profissionais de diferentes áreas da saúde baseada em práticas reflexivas, críticas, humanísticas e éticas com responsabilidade social no Sistema Único de Saúde (SUS). As Redes de Atenção à Saúde dos municípios de Caicó/RN e de Currais Novos/RN são os cenários de prática para os(as) trabalhadores(as)-residentes do PRMAB. Em Caicó/RN, um dos equipamentos que faz parte do processo de ensinoaprendizagem pelo trabalho é o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes (HETFF), o qual está posto como rodízio para os(as) trabalhadores(as)-residentes do segundo ano do PRMAB. Este trabalho tem como objetivo produzir uma proposta de itinerário formativo para os trabalhadores(as)-residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica no Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes como cenário de prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória que se vale da pesquisa documental como referencial teórico metodológico. A análise dos documentos foi influenciada pelo lugar social ocupado pela pesquisadora como preceptora e egressa do PRMAB. Por isso, utilizamos como ferramentas de coleta de dados o diário de campo desta pesquisadora, com anotações datadas de 11 de março de 2022 a julho de 2022, bem como a avaliação do rodízio na unidade hospitalar contida nos relatórios de atividades dos residentes que passaram pelo serviço nos anos de 2021 e 2022. Tal proposta é materializada em um guia orientador, o qual dispõe de informações sobre a unidade hospitalar, o PRMAB e o rodízio no HETFF, propondo os objetivos de aprendizagem, as possíveis atividades a serem desenvolvidas (com sugestões de roteiro), o cronograma padrão e a elaboração de um produto final do rodízio. Com isso, esperamos contribuir tanto na qualificação do processo de ensino-aprendizado de trabalhadores(as)residentes que atuam no HETFF como segmento da Atenção Básica, quanto na melhoria da Atenção à Saúde no município de Caicó/RN.
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    postGraduateThesis.type.badge
    A inserção de residentes multiprofissionais em atenção básica na implantação do acolhimento com classificação de risco em um hospital do seridó potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Santos, Maria Helena de Araújo; Sobreira, Maura Vanessa Silva; Oliveira, Ana Luiza Oliveira e; Dantas, Sebastião Caio dos Santos
    O Acolhimento com Classificação de Risco é um dispositivo da Política Nacional de Humanização que reinventa o modo de operar o processo de trabalho dos serviços de saúde, de modo a garantir o acesso dos usuários ao atendimento mais equânime, eficaz e em menor tempo. Em março de 2019, esse dispositivo foi implantado no Hospital Regional do Seridó – Telecila Freitas Fontes, situado no município de Caicó/RN, para o ordenamento do serviço e contou com a parceria do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender a implantação do Acolhimento com Classificação de Risco em uma unidade hospitalar no município de Caicó/RN a partir da inserção do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, na modalidade relato de experiência, fruto das vivências durante o rodízio no hospital no segundo ano do Programa de Residência. Na vivência, foi possível observar a contribuição dessa ferramenta para a organização dos fluxos internos da instituição e da rede de saúde de Caicó/RN, bem como o papel da Residência enquanto protagonista a partir da atuação no acolhimento ao (a) usuário (a), levantamento diário de dados dos (as) que demandam o serviço de pronto atendimento, apoio matricial e oficinas de acolhimento a demanda espontânea na atenção básica do município. Destacam-se como aprendizados nesse processo a compreensão de um novo ponto de atenção e novo cenário de prática, o desenvolvimento de novas habilidades e competências pelos (as) residentes, a aquisição de novos conhecimentos, a adoção de um exercício profissional ainda mais humanizado e o sentimento de pertencimento de um processo inovador na atenção terciária o qual vem transformando todo o contexto de saúde local.
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