Navegando por Autor "Santos, Maria José dos"
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TCC A música na igreja: um relato de experiência na educação musical na Assembleia de Deus no Parque Industrial - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Santos, Isaac de Souza; Santos, Alexandre dos; http://lattes.cnpq.br/1195461166043869; http://lattes.cnpq.br/2370192173881910; Anjos, Alexandre Johnson dos; http://lattes.cnpq.br/6285140467429530; Santos, Maria José dos; https://lattes.cnpq.br/2770579314513910Esta monografia versa sobre a trajetória na educação musical vivenciada pelos alunos na Escola de Música Iris de Castro (EMIC), no âmbito da Assembleia de Deus em Parnamirim/RN. O referido trabalho buscou discorrer sobre o desenvolvimento musical dos alunos da EMIC e a prática de conjunto, apresentando os desafios e realizações do projeto no ambiente evangélico e investigando a influência da música gospel1 na carreira profissional dos instrumentistas formados nesse contexto. Para tal fim, a musicalização foi realizada por meio da educação no contexto não formal. A justificativa deste trabalho molda-se a partir da necessidade da ampliação de conhecimento a respeito da educação musical não formal, no contexto gospel, verificada nas obras de autores como Gohn (2015), que destaca a formação da cidadania durante a produção dos saberes no âmbito de diversas instituições e Fávero (2007), que mostra uma educação maleável oportunizando mudanças quando necessário. Com relação aos princípios metodológicos, este trabalho foi conduzido enquanto estudo de caso, tendo como função o aprofundamento do conhecimento sobre um assunto abordado e, por fim, a organização dos dados coletados entre os envolvidos. Nessa perspectiva, temos os trabalhos que dão suporte à investigação: Ventura (2007) ressalta a organização do referido processo de investigação como: a delimitação do local, a coleta de dados, a análise e interpretação dos dados, promovendo um relatório do estudo; Morgado (2012), por sua vez, destaca a importância de compreender e difundir os saberes sobre assuntos vivenciados durante a pesquisa.Tese Sociabilidades: deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de São Luís (MA)(2016-08-24) Santos, Maria José dos; ; ; Ferreira, Adir Luiz; ; Sanzs, Cláudia Guilmar Linhares; ; Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa; ; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; Pretto, Nelson de Luca; ; Silva, Rosalia de Fátima e;Nesta pesquisa, temos como objeto de estudo as relações entre tecnologias digitais e novas formas de sociabilidades compreendidas nos usos de tecnologias digitais (TDs) por quatorze alunos de duas escolas públicas estaduais do município de São Luís-MA. Partimos do pressuposto que os alunos, ao usarem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no espaço escolar produzem sociabilidades digitais que podem provocar deslocamentos nos processos de socialização escolar. Nosso objetivo é compreender os sentidos atribuídos por alunos da escola pública quanto as tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar. Utilizamos como unidade principal de referência entrevistas realizadas e interpretadas por meio da metodologia da Entrevista Compreensiva. Apropriamo-nos da palavra enquanto ato concreto do sujeito como unidade de análise, pela riqueza de sentidos que ela carrega. Os sentidos apreendidos no processo de escuta e análise dos dados confirmaram o pressuposto inicial elaborado no processo de construção do objeto da pesquisa. Tentamos com este estudo contribuir para o conjunto de pesquisas sobre tecnologias e sociabilidades, e ainda sobre a relação escola, alunos e tecnologias digitais no contexto da escola e seu cotidiano.