Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Maria José dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A música na igreja: um relato de experiência na educação musical na Assembleia de Deus no Parque Industrial - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Santos, Isaac de Souza; Santos, Alexandre dos; http://lattes.cnpq.br/1195461166043869; http://lattes.cnpq.br/2370192173881910; Anjos, Alexandre Johnson dos; http://lattes.cnpq.br/6285140467429530; Santos, Maria José dos; https://lattes.cnpq.br/2770579314513910
    Esta monografia versa sobre a trajetória na educação musical vivenciada pelos alunos na Escola de Música Iris de Castro (EMIC), no âmbito da Assembleia de Deus em Parnamirim/RN. O referido trabalho buscou discorrer sobre o desenvolvimento musical dos alunos da EMIC e a prática de conjunto, apresentando os desafios e realizações do projeto no ambiente evangélico e investigando a influência da música gospel1 na carreira profissional dos instrumentistas formados nesse contexto. Para tal fim, a musicalização foi realizada por meio da educação no contexto não formal. A justificativa deste trabalho molda-se a partir da necessidade da ampliação de conhecimento a respeito da educação musical não formal, no contexto gospel, verificada nas obras de autores como Gohn (2015), que destaca a formação da cidadania durante a produção dos saberes no âmbito de diversas instituições e Fávero (2007), que mostra uma educação maleável oportunizando mudanças quando necessário. Com relação aos princípios metodológicos, este trabalho foi conduzido enquanto estudo de caso, tendo como função o aprofundamento do conhecimento sobre um assunto abordado e, por fim, a organização dos dados coletados entre os envolvidos. Nessa perspectiva, temos os trabalhos que dão suporte à investigação: Ventura (2007) ressalta a organização do referido processo de investigação como: a delimitação do local, a coleta de dados, a análise e interpretação dos dados, promovendo um relatório do estudo; Morgado (2012), por sua vez, destaca a importância de compreender e difundir os saberes sobre assuntos vivenciados durante a pesquisa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Sociabilidades: deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de São Luís (MA)
    (2016-08-24) Santos, Maria José dos; ; ; Ferreira, Adir Luiz; ; Sanzs, Cláudia Guilmar Linhares; ; Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa; ; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; Pretto, Nelson de Luca; ; Silva, Rosalia de Fátima e;
    Nesta pesquisa, temos como objeto de estudo as relações entre tecnologias digitais e novas formas de sociabilidades compreendidas nos usos de tecnologias digitais (TDs) por quatorze alunos de duas escolas públicas estaduais do município de São Luís-MA. Partimos do pressuposto que os alunos, ao usarem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no espaço escolar produzem sociabilidades digitais que podem provocar deslocamentos nos processos de socialização escolar. Nosso objetivo é compreender os sentidos atribuídos por alunos da escola pública quanto as tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar. Utilizamos como unidade principal de referência entrevistas realizadas e interpretadas por meio da metodologia da Entrevista Compreensiva. Apropriamo-nos da palavra enquanto ato concreto do sujeito como unidade de análise, pela riqueza de sentidos que ela carrega. Os sentidos apreendidos no processo de escuta e análise dos dados confirmaram o pressuposto inicial elaborado no processo de construção do objeto da pesquisa. Tentamos com este estudo contribuir para o conjunto de pesquisas sobre tecnologias e sociabilidades, e ainda sobre a relação escola, alunos e tecnologias digitais no contexto da escola e seu cotidiano.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM