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Navegando por Autor "Santos, Maria das Dores Fonseca Ribeiro"

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    Dissertação
    Descolonizar o pensamento para reaprender a História: o povo indígena Potiguara no ensino de História no contexto do ensino médio na Paraíba, 2019-2022
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-22) Santos, Maria das Dores Fonseca Ribeiro; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; Maia, Ligio José de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9683-1965; http://lattes.cnpq.br/3637992585281501; Silva, Edson Hely
    O presente estudo teve como objetivo geral analisar as diversas representações sobre a história indígena no Brasil e em específico os Potiguara na Baía da Traição, através do estudo curricular, plano pedagógico, planejamentos e atividades, tendo em vista repensar essa temática nas aulas de História buscando (des)construir alteridades a partir de uma perspectiva de decolonização do saber escolar. Sendo perceptivel a necessidade de decolonizar o ensino de História como meio de fortalecer as mobilizações indígenas. Assim, a temática indígena discutida numa perspectiva decolonial como forma de romper com o apagamento dos povos originários. O estudo foi uma pesquisa qualitativa, buscando mapear as percepções dos estudantes da turma do 2º ano do Ensino Médio sobre os indígenas, a partir da visão construída em sala de aula através da normativa dos materiais didáticos e os currículos. Para tanto, foi utilizada como instrumentos de coleta de dados a observação participante, o questionário e diálogos colaborativos. O lócus da pesquisa situouse na Escola Estadual de Ensino Médio Rodrigues de Carvalho, no município de Araçagi/PB. A partir de diferentes autores, fizemos um percurso reflexivo sobre os conceitos de currículo, decolonialidade e um conjunto da legislação educacional sobre o ensino de história e perspectivas equivocadas sobre os povos indígenas. Como produto apresentamos uma sequência didática como metodologia pedagógica possível para discutir a temática indígena numa perspectiva decolonial de conhecimento e revisão das alteridades contribuindo para a visibilidade dos povos indígenas.
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