Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Maria das Graças de Medeiros"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Atlas escolar municipal de Cruzeta (RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-27) Santos, Maria das Graças de Medeiros; Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-5119-1888; http://lattes.cnpq.br/5656990960651016; https://orcid.org/0000-0002-8148-9201; http://lattes.cnpq.br/0541912043817205; Guedes, Josiel de Alencar; Sousa, Silvio Braz de; https://orcid.org/0000-0002-9776-3295; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348
    A Cartografia é um saber importante para apoiar o ensino-aprendizagem de Geografia, contribuindo para a análise da dinâmica sócio-espacial por intermédio da representação cartográfica do espaço geográfico em mapa, planta, croqui ou outras formas de representação cartográfica. A compreensão da representação cartográfica do espaço geográfico pode significar para o estudante o aprendizado da dinâmica sócio-espacial vivenciada por ele, considerando-se a totalidade dos seus aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais, ambientais e de conexões geográficas. Assim, destaca-se a pertinência de se trabalhar com o conceito de lugar no ensino-aprendizagem de Geografia, inclusive, nos momentos de compreensão da representação cartográfica do espaço geográfico. O trabalho com o conceito de lugar no ensino-aprendizagem de Geografia possibilita a análise sócio-espacial de modo contextualizado, sem que o processo educacional seja limitado à abordagens genéricas acerca do espaço, com destaque para realidades distintas das vivenciadas pelo discente. Nestes termos, para apoiar o ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental tem-se como interessante material didático o atlas municipal, cujo conteúdo deve tratar do conceito de lugar e da representação cartográfica do espaço vivido, além de representar e possibilitar a interpretação da totalidade da dinâmica sócio-espacial vivenciada no contexto da coexistência imediata e conectada à outros âmbitos geográficos. Nesta pesquisa objetivamos produzir o atlas escolar municipal de Cruzeta (RN) para ser utilizado no ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental. A escolha de Cruzeta se deve ao fato de este ser o nosso município de origem e de, assim, o conhecermos e nos identificarmos com ele. Destarte, intentamos que o produto da pesquisa possa contribuir com o ensino-aprendizagem de Geografia acerca do referido município, de modos contextualizado, reflexivo e analítico.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM