Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Nilson Barbosa dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    A coesão referencial na escrita do gênero notícia por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-04) Santos, Nilson Barbosa dos; Lima, Rafahel Jean Parintins; https://orcid.org/0000-0003-0128-3068; http://lattes.cnpq.br/7676055251109350; https://orcid.org/0009-0004-7635-649X; http://lattes.cnpq.br/6844984047216939; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes; https://orcid.org/0000-0002-9569-5567; http://lattes.cnpq.br/4674844318235214
    No âmbito da linguística textual, a referenciação configura-se como um processo dinâmico de construção e reconstrução de objetos de discurso no texto, ancorado na interação entre os sujeitos e suas atividades sociocognitivas. Sob essa ótica, os processos coesivos referenciais, que operam por meio da introdução, retomada e (re)categorização de referentes, constituem relações de sentido no texto, evitando repetições e garantindo a progressão discursiva pelo acréscimo de novas informações e pela expressão de orientações argumentativas por parte do enunciador. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o emprego das estratégias coesivas referenciais anafóricas nos textos produzidos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, mediante intervenção pedagógica com o gênero textual notícia, visando, assim, contribuir para a reflexão sobre o ensino da coesão referencial. A pesquisa fundamentou-se teoricamente nos trabalhos de Alves Filho (2011), Faria (2004) e Cunha (2010) para o estudo da composição do gênero notícia, seus aspectos linguísticos e contexto de produção; em Cavalcante (2003; 2011; 2012; 2014; 2022), Koch (2005, 2008; 2011; 2013), Marcuschi (2003) e Antunes (2005), entre outros, para a abordagem dos processos referenciais; nos aportes teóricos de Bortoni-Ricardo (2008), Thiollent (2011), Moreira e Caleffe (2006), Bogdan e Biklen (1994) para uma abordagem qualitativa e a metodologia de pesquisa-ação. No planejamento das ações didático-pedagógicas, utilizou-se a Sequência Didática, conforme proposto por Dolz et al. (2004). O corpus reúne 26 textos produzidos durante a aplicação de uma Sequência Didática na Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Fontes Rangel, localizada no município de Tenório-PB, que incluiu atividades de reconhecimento da composição do gênero, aprendizagem dos processos referenciais, sendo esses em dois momentos, que constituiu a produção inicial e a produção final. A análise se deteve em 7 produções iniciais e 6 produções finais, nas quais examinamos o uso de anáforas diretas, indiretas e encapsuladoras, adotadas como categorias de análise da pesquisa. Quanto à investigação, observamos que as produções iniciais indicaram que os alunos possuíam possibilidades de ampliação dessas estratégias. Contudo, verificamos inadequações que residiram na predominância de repetição de referentes e a desarticulação de informações que comprometeram os sentidos do texto. Após intervenções, as produções finais demonstraram um emprego mais diversificado dessas estratégias, que foram mobilizadas na construção de cadeias referenciais mais coerentes. Os resultados atestam que a abordagem didática adotada contribuiu para a ampliação do repertório dos processos referenciais dos alunos, auxiliando-os a estabelecer a continuidade textual e concretizar seu propósito comunicativo nas notícias escritas. Assim, conclui-se que o ensino sistemático da coesão referencial, no contexto vivenciado, mostrou-se fundamental para o desenvolvimento da competência escritora dos estudantes, reforçando a importância de integrá-la ao processo de ensino-aprendizagem da escrita nas aulas de Língua Portuguesa.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM