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Navegando por Autor "Santos, Paulo Roberto de Andrade"

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    Artigo
    Características gerais da disfunção temporomandibular - conceitos atuais
    (2009) Santos, Pedro Paulo de Andrade; Santos, Paulo Roberto de Andrade; Souza, Lélia Batista de
    A disfunção temporomandibular caracteriza-se por sintomas como dor e cefaléia, bem como desordens da articulação temporomandibular. O objetivo deste artigo é fazer uma revisão de literatura atualizada sobre as características gerais desta disfunção, visto que é cada vez mais freqüente o aparecimento de pacientes portadores de desordens na articulação temporomandibular na clínica diária, o que exige do profissional não só conhecimento desta doença, mas o manejo apropriado deste paciente com uma visão multidisciplinar.
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    Dissertação
    Percepção da equipe de saúde, discentes e usuários sobre a comunicação com indivíduos surdos na atenção primária
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-27) Santos, Paulo Roberto de Andrade; Diniz Júnior, José; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; http://lattes.cnpq.br/9248204623363592; ; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; ; http://lattes.cnpq.br/2913358456829546; Godeiro Júnior, Clécio de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6861574542099266; Santos, Ricardo Yamashita; ; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; Garcia, Vera Lúcia;
    O estudo teve como objetivo identificar a percepção dos profissionais e estudantes dos cursos da área da saúde, que atuam em uma Unidade Básica de Saúde na cidade do Natal/RN, frente ao atendimento de pacientes surdos, bem com, identificar as necessidades da população com surdez em relação à assistência à saúde. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, descritivo, realizado no período de abril a julho de 2014, com uma população composta por 21 profissionais de saúde, 17 estudantes e oito usuários surdos. Para o levantamento dos dados foi utilizado um questionário estruturado composto por questões abertas e fechadas, aplicado aos grupos formados por profissionais da saúde, médico, dentista, enfermeiro e agentes de saúde, e estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, educação física, nutrição e serviço social. Os profissionais/estudantes responderam ao questionário acera das possíveis dificuldades enfrentadas no atendimento ao surdo. A coleta de dados com os usuários surdos foi realizada através de comando dado em Língua brasileira de Sinais (Libras), sendo a entrevista filmada para que a Libras pudesse ser interpretada para o português, pelo pesquisador. Com os surdos foi realizado um levantamento de suas reações ao procurar um atendimento no serviço de saúde. A análise dos resultados se deu a partir da estatística descritiva simples (frequências absolutas e relativas). As questões abertas foram analisadas através da técnica de temática categorial, a qual permitiu o processo de categorização preservando todos os aspectos levantados na discussão, de forma que as falas foram representativas da totalidade. A partir da analise das entrevistas com os profissionais e estudantes no que se refere à atitude utilizada para se comunicar com possíveis pacientes surdos emergiram as seguintes categorias: a “escrita”, os “gestos” e o “auxílio a terceiros”. Já os surdos quando questionados sobre suas experiências ao buscar atendimento em saúde, as categorias elucidadas foram: “assistência ao surdo”, “comunicação com o surdo” e “dependência de terceiros”. As questões fechadas foram mensuradas e adaptadas a Escala de Likert em 5 graus de variação, que compuseram três destas questões: grau de dificuldade na comunicação ao atender um paciente com déficit auditivo (mínima a grande dificuldade); sentimento de conforto para utilizar a língua de sinais (mínimo a grande desconforto); e conhecimento sobre a Lei 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) (baixo conhecimento a totalmente esclarecido). Os dados coletados com os profissionais e estudantes revelaram certo desconhecimento e desconforto no atendimento em saúde aos pacientes surdos, realidade também evidenciada na opinião dos surdos participantes. Este estudo permitiu identificar problemas na comunicação, resultando em consequências negativas no atendimento a essa população. Este diagnóstico poderá ser relevante para elaboração de políticas públicas e diretrizes curriculares essenciais à formação dos profissionais da saúde, inclusão e melhoria da assistência aos surdos.
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    TCC
    Prática Pedagógica e Inclusão Escolar: O ensino-aprendizagem de um aluno surdo na escola regular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-09) Nascimento, Juliane Ribeiro do; Santos Filho, Pedro Luiz dos; Fonseca, Géssica Fabiely; Santos, Paulo Roberto de Andrade
    O presente estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica e procedimentos metodológicos utilizados por uma professora de uma classe regular diante de um aluno surdo. Para tal realizamos um estudo de caso de natureza qualitativa, na qual os sujeitos evidenciados foram uma docente e um aluno Surdo. O lócus do estudo se deu em uma escola pública estadual do município de Natal/RN. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram às observações diretas do campo de estudo, na qual usamos o recurso do diário de campo para registro e uma entrevista semiestruturada constituída por dez perguntas que realizamos com a professora. Posteriormente, a partir das transcrições das entrevistas, empregamos a técnica de análise de conteúdo. Ao utilizarmos essa técnica, classificamos em quatro categorias que nos auxiliaram na compreensão do que estava por trás dos discursos da entrevistada. As categorias foram: A) A inclusão de surdos, B) Metodologia de ensino, C) Ausência de tradutor-intérprete, D) Avaliação. Os resultados apontam que de fato existe um avanço no que se refere à inserção de alunos surdos nas escolas regulares, no entanto há uma visão muito limitada do papel da escola e da professora frente à inclusão. Através da pesquisa concluímos que a concepção de inclusão precisa ser repensada e as práticas pedagógicas reformuladas a fim de proporcionar de fato uma legítima inclusão.
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    TCC
    Transtornos de linguagem em pessoas que se comunicam por língua de sinais: revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-17) Silva, Natalia de Sousa Leal; Cáceres-Assenço, Ana Manhani; 0000-0003-2670-8245; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; 0000-0002-6210-3174; http://lattes.cnpq.br/0551873697696172; Giacchini, Vanessa; 0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; Santos, Paulo Roberto de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2913358456829546
    Objetivo: Identificar e analisar a produção científica que aborda a ocorrência de transtornos de linguagem em pessoas surdas que se comunicam por língua de sinais. Estratégia de pesquisa: Levantamento da literatura nacional e internacional nas bases de dados, Embase, ERIC, LILACS, PubMed e Scielo. A pergunta norteadora foi “Como a Fonoaudiologia aborda os casos de pessoas surdas usuárias de língua de sinais e que são acometidas por transtornos de linguagem nessa modalidade?”. Critério de seleção: Artigos que abordavam práticas fonoaudiológicas em quadros de transtorno de linguagem em população usuária de língua de sinais. Resultados: Foram identificados 295 artigos, após aplicar os critérios de elegibilidade oito foram incluídos na análise. O intervalo de tempo de publicação encontrado foi de 12 anos (de 2007 até 2018), estudos majoritariamente do Reino Unido, de delineamento observacional e ainda com amostra restrita. Conclusão: Há escassez de estudos que abordem os transtornos de linguagem em crianças surdas sinalizadoras, principalmente no âmbito nacional. Esse achado chama atenção para a necessidade de estudos que abordem práticas fonoaudiológicas de intervenção nesses transtornos, viabilizando a formação dos fonoaudiólogos quanto às práticas clínicas.
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