Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Rayane Bezerra dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A biblioteca escolar a partir da perspectiva dos professores de uma escola pública municipal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Santos, Rayane Bezerra dos Santos; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Souza, Gustavo Tanus Cesário de; https://orcid.org/0000-0002-5696-7187; http://lattes.cnpq.br/9604670095045045
    O papel da biblioteca escolar como suporte didático-pedagógico requer seu pleno funcionamento, que perpassa pela existência efetiva de bibliotecários em seus espaços. Ao lado deles estão também os professores, os quais por excelência realizam atividades pedagógicas. Destaca-se que o bibliotecário exerce atividades educativas que são essencialmente diferentes das do professor, enfatizando a importância de estabelecer uma parceria entre ambos, de modo que suas atribuições se complementam para construir um processo de ensino-aprendizagem eficiente e bem-sucedido. Ao comparar as funções e os perfis do bibliotecário e do educador/professor, podemos identificar semelhanças e diferenças. O professor tem a responsabilidade de planejar e ministrar aulas, desenvolver estratégias de ensino, avaliar o desempenho dos alunos e adaptar-se às suas necessidades individuais. Por outro lado, o bibliotecário tem um papel mais voltado para o acesso à informação, promoção da leitura e orientação na pesquisa escolar. Sua atuação é complementar à do professor dentro da escola, fornecendo recursos, apoio técnico e orientação na busca por informações para toda a comunidade escolar. Ao reconhecer e valorizar as diferenças nos papéis educativos desempenhados pelo bibliotecário e pelo professor é possível construir um ambiente educacional mais rico e estimulante. Ao extrapolar a literatura acadêmica, este trabalho tem ainda como objetivo geral: demonstrar as relações que os professores estabelecem com a biblioteca escolar de uma escola pública municipal. Dentro dos objetivos específicos estão: identificar os usos da biblioteca por parte dos professores; verificar a visão da biblioteca escolar e o do profissional bibliotecário a partir dos professores; revelar os conhecimentos dos professores acerca da existência da lei da universalização das bibliotecas escolares. Desse modo, foram realizadas entrevistas com sete professores de uma escola municipal de São Gonçalo do Amarante com vistas a identificar a relação deles com a biblioteca e a importância da biblioteca escolar e do bibliotecário neste ambiente. Dessa forma, foi possível verificar a dificuldade para o uso da biblioteca tendo em vista a limitação do uso do espaço e do acervo. Foi observado também a ausência de um profissional bibliotecário, indo contra a Lei nº 12.244/2010. As entrevistas revelaram um desconhecimento, de modo geral, da importância da biblioteca e do bibliotecário. Ressalta-se que, a colaboração entre ambos é essencial para construir um processo de ensino-aprendizagem eficaz, as quais as atribuições de cada um se complementam, resultando em um ambiente educacional enriquecedor para os estudantes. Contudo, neste caso, tais relações estão muito aquém do esperado, operando bem abaixo do que realmente se espera de uma biblioteca escolar.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM