Navegando por Autor "Santos, Renato Marinho Brandão"
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Dissertação Natal, outra cidade : o papel da Intendência Municipal no desenvolvimento de uma nova ordem urbana(1904-1929)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-30) Santos, Renato Marinho Brandão; Arrais, Raimundo Pereira de Alencar; ; http://lattes.cnpq.br/8252775667149757; ; http://lattes.cnpq.br/1090127481007059; Peixoto, Renato Amado; ; http://lattes.cnpq.br/4329353374197075; Lira, Jose Tavares Correia de; ; http://lattes.cnpq.br/3836900942201870O trabalho tem como tema a gestão do espaço urbano. Objetiva analisar o papel do Conselho de Intendência Municipal de Natal na formação de uma nova ordem urbana, entre os anos de 1904 e 1929. Para melhor compreensão do objeto de pesquisa, o marco inicial poderá ser recuado para 1890, especialmente no primeiro capítulo da dissertação. Neste capítulo, nos voltaremos para o estudo do Conselho de Intendência Municipal de Natal, analisando como era regulado o seu funcionamento, a relação dessa instituição com o governo do Estado e os seus mecanismos de atuação na cidade, entre outros pontos. No capítulo seguinte, faremos um estudo da elite que administrou a cidade do Natal durante a primeira República, entendendo que a análise da formação de um projeto de cidade moderna pela Intendência Municipal passa pela compreensão de quem foram os homens que estiveram à frente dessa instituição. No terceiro capítulo, analisaremos os limites da gestão municipal para pôr em prática os seus projetos para erguimento de uma nova Natal, entre os anos de 1904 e 1921. O último capítulo mostra uma Intendência reformulada, após um processo de racionalização administrativa, e uma cidade que se transforma, especialmente durante a gestão O Grady, recebendo obras de maior porte, as quais alteram suas feições. Serão fontes principais de nosso estudo matérias do jornal A Republica, do Diario de Natal, resoluções e editais municipais, leis e decretos estaduais, e as mensagens de governo do Estado. Para a construção de um caminho de análise, utilizamos autores como Anthony Giddens, Peter Burke e Laurent Vidal, entre outros que discutem conceitos relacionados à temática aqui propostaLivro Natal, outra cidade!: o papel da Intendência Municipal no desenvolvimento de uma nova ordem urbana na cidade de Natal (1904-1929)(EDUFRN, 2018-08-20) Santos, Renato Marinho BrandãoNo título deste livro, “Natal, outra cidade”, a cidade dos administradores, ou seja, a cidade do conselho da intendência municipal, não se define por si mesma, mas pela outra cidade que ela deseja ser. É como se a cidade de Natal se situasse fora dela mesma, num tempo futuro, sob uma forma ainda desconhecida do presente. O mínimo que podemos observar aqui é que há algo de desestabilizador nessa situação. Por um lado, o desejo, o sonho, a utopia; por outro, o medo, a repulsa, a recusa. Nas suas mais variadas formas, a legislação elaborada pelos intendentes era portadora da sua utopia e do seu temor. Justamente nas letras da lei, naquele domínio frio, exato, burocrático, em que nunca esperaríamos que palpitasse algum subjetivismo, justamente ali estão alojados esses dois sentimentos contrários que movimentam a cidade.Dissertação "Rogo que concedaes assim a vontade dos menores a um serviço a pátria": alistamento e formação de marujos na Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba (1885-1915)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-21) Lima, Luiz Felipe Soares de; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; http://lattes.cnpq.br/2081763535150761; Santos, Magno Francisco de Jesus; https://orcid.org/0000-0002-2218-7772; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194; Santos, Renato Marinho BrandãoEsta dissertação tem por objetivo analisar o processo de alistamento e formação de marujos na Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba, entre os anos de 1885 e 1915. Com a proposta de recolher e profissionalizar os filhos das classes pobres, essa unidade propunha adotar um estilo de educação que atribuía ao labor a melhor forma de prevenção à delinquência. No entanto, para ocupar as vagas desses locais, os candidatos deveriam ser submetidos a uma bateria de exames cuja minúcia buscava diferenciar os corpos que possuíam a robustez necessária à vida no mar daqueles que não o tinham. Os testes também surgem como prenúncio do que viria a seguir, visto que já matriculados, estariam sujeitos a um ambiente de vigilância constante, regras e atividades bem definidas, além de intolerante a qualquer tipo de insubordinação. Para o melhor entendimento acerca do tema, dialoguei com as categorias disciplina formulada pelo filósofo Michel Foucault (2018), interculturalidade, proposta por Vera Maria Candau (2008), cotidiano, defendido por Michel de Certeau (1996), além de cultura educacional, de Antônio Carlos Ferreira Pinheiro (2009). Tais conceitos são oportunos para a problematização das fontes, que foram analisadas metodologicamente por meio da análise do discurso, proposta por Michel Foucault (2014), a saber: os Regulamentos para as Escolas de Aprendizes Marinheiros (1855, 1885, 1907 e 1915), os Livros de Socorros (1896-1900), os Livros de Copiadores de Offício (1895-1914), além de edições dos jornais paraibanos A União (1897-1898) e O Norte (1909-1914). Conclui-se que a Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba, durante o recorte temporal investigado, serviu a uma proposta de adestramento dos corpos infantis. Para tanto, as dimensões de alistamento e formação foram mobilizadas como ferramentas disciplinares, a fim de que fazer com que o controle fosse experimentado o mais cedo possível pelos aprendizes, ou seja, desde o momento de sua admissão até seu envio para os estaleiros.