Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Rita de Cássia Paulo dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    As ilustrações como recurso didático facilitador no ensino de mudanças climáticas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-06) Santos, Rita de Cássia Paulo dos; Mutti, Pedro Rodrigues; http://orcid.org/0000-0001-7607-1727; http://lattes.cnpq.br/5475390537931966; https://orcid.org/0000-0002-3793-8989; http://lattes.cnpq.br/1056001443245764; Lima, Kellen Carla; http://lattes.cnpq.br/4524628383146981; Dantas, Geovany Pachelly Galdino
    As mudanças climáticas são uma das principais ameaças ambientais e socioeconômicas do século XXI e é esperado que seus impactos se intensifiquem com o decorrer dos anos. Nesse contexto, a educação possui um papel fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas, contribuindo para o engajamento social e para o sucesso da implementação de políticas públicas sobre essa temática. O presente trabalho aborda o estudo das mudanças climáticas, direcionando o tema para uma proposta de ensino com ilustrações. O objetivo do trabalho é propor a elaboração e validação de uma sequência didática amparada na teoria da aprendizagem significativa para a inserção da questão sócio científica na geração do conhecimento crítico sobre as mudanças climáticas na educação básica. O trabalho consta da elaboração de uma cartilha ilustrada que foi validada por especialistas em mudanças climáticas a partir do método Delphi. Após o processo de validação, a cartilha foi aplicada a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da escola estadual Cosme Ferreira Marques em Santa Cruz/RN. Questionários foram utilizados com o intuito de identificar as concepções prévias dos alunos sobre mudanças climáticas. Posteriormente, a cartilha foi aplicada segundo uma sequência didática específica e uma nova rodada de questionários foi aplicada para avaliar o conhecimento adquirido. Diante da sequência de atividades desenvolvidas, com o intuito de avaliar o produto educacional, a partir da apresentação da cartilha, foi possível identificar que os discentes se envolveram ativamente com a temática abordada, sentiram-se mais motivados com a proposta exposta no produto educacional, o que aumenta a probabilidade de aprendizagem; sendo a cartilha, utilizada como material de apoio, eficiente ferramenta quando o assunto abordado trata das mudanças climáticas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM