Navegando por Autor "Santos, Thais Teixeira dos"
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Artigo Adesão à alimentação escolar por adolescentes brasileiros: determinantes individuais e do contexto escolar(Ciência & Saúde Coletiva, 2021-02) Lyra, Clélia de Oliveira; Vale, Diôgo; Santos, Thais Teixeira dos; Souza, Camila Valdejane Silva de; Roncalli, Angelo GiuseppeObjetivou-se avaliar a adesão à alimentação escolar por adolescentes brasileiros considerando determinantes individuais e do contexto escolar. Foram avaliados 10.262 adolescentes de escolas públicas da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2015. Regressão multinível foi utilizada para estimar o efeito de variáveis do contexto individual e do ambiente escolar na ocorrência da baixa adesão à alimentação escolar por adolescentes. A prevalência dessa baixa adesão (consumo da alimentação escolar ≤2dias/semana) foi 64,2% nesse grupo. O modelo explicativo evidenciou menor adesão a essa prática entre adolescentes do sexo feminino (RP=1,09; IC: 1,03-1,14), entre aqueles com 15 anos ou mais de idade (RP=1,08; IC: 1,02-1,14), que tinham consumo regular de refrigerantes (RP=1,09; IC: 1,03-1,15), que não realizavam regularmente almoço e jantar com pais e responsáveis (RP=1,08; IC: 1,02-1,14), e que moravam em domicílios com menos de 4 pessoas (RP=1,07; IC: 1,02-1,13). Em relação ao ambiente escolar, estudar em escolas com mais de 1.000 alunos (RP=1,22; IC: 1,12-1,33) e com presença de cantina (RP=1,15; IC: 1,08-1,22) determinaram a baixa adesão. Os resultados demonstram importante efeito do contexto escolar na determinação do consumo da alimentação escolar por adolescentesTCC Avaliação qualitativa de cardápios da alimentação escolar ofertada em institutos federais de ensino do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-13) Silva, Vivian Elen da; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Bezerra, Ingrid Wilza Leal; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Bezerra, Ingrid Wilza Leal; Santos, Thais Teixeira dosNa adolescência (10-19 anos) as necessidades nutricionais são aumentadas, ao mesmo tempo em que ocorre uma tendência à substituição das principais refeições por lanches hipercalóricos, ricos em açúcar, carboidratos refinados e gordura saturada; e esse consumo inadequado, aliado a outros agravantes, são fatores de risco para sobrepeso e obesidade. A escola se apresenta como um ambiente ideal para o desenvolvimento de práticas promotoras de saúde. Nesse sentido, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) se faz importante, onde seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos escolares e ainda estimular a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio, dentre outras ações, da oferta de cardápios planejados de acordo com o perfil epidemiológico da clientela e do desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar a adequação qualitativa da alimentação fornecida aos adolescentes escolares de 16 a 18 anos nas unidades de alimentação e nutrição dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte situados na grande Natal. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e transversal. A população do estudo são os cardápios de lanches oferecidos aos adolescentes escolares do ensino médio do IFRN. A amostra do estudo são os cardápios de lanches oferecidos nos seis Campi localizados na Região metropolitana do município de Natal-RN; localizados nos municípios: Natal, onde estão três unidades- Natal Central, Cidade Alta, Zona Norte-; Ceará Mirim, Parnamirim, São Gonçalo; a coleta de dados se deu através do contato com os responsáveis pela alimentação escolar de cada Campus onde os dados coletados foram cardápios de uma semana de novembro de 2022 nas Unidades de alimentação e nutrição da amostra. Os dados foram analisados através do comparativo entre os cardápios de lanche ofertados e a Resolução 6, de 8 de maio de 2020 que regula o PNAE. Em tal comparativo, foi possível observar que há uma satisfatória presença de frutas e não há o fornecimento de ultrapassados, no entanto há uma baixa oferta de legumes e verduras, alimentos fontes de ferro e vitamina A, ao mesmo tempo que uma elevada oferta de pão, biscoito, bolacha ou bolo. Dessa forma, pode-se concluir que há espaço para evolução, para que os cardápios sejam mais saudáveis, de forma a alcançar a adequação ao que estabelece a resolução n° 6/2020.Artigo Determinantes sociais em saúde associados à vivência da fome entre adolescentes do Brasil(Ciência & Saúde Coletiva, 2022-07) Lyra, Clelia de Oliveira; Vale, Diôgo; Santos, Thais Teixeira dos; Dantas, Rebekka Fernandes; Cabral, Natália Louise de Araújo; Oliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da CostaObjetivou-se identificar determinantes sociais em saúde associados à vivência da fome entre adolescentes escolares brasileiros. Foi realizado um estudo transversal com microdados de 16.526 adolescentes da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. A vivência da fome foi estimada considerando a frequência com que o adolescente havia ficado com fome por não ter comida suficiente em casa no mês anterior à pesquisa. Para a análise dos determinantes sociais em saúde foi realizada Regressão de Poisson com variância robusta. Verificou-se, no Brasil, que a vivência da fome foi de 22,8% (IC95%: 21,9-23,7) entre adolescentes. Essa associou-se diretamente ao sexo masculino (RP=1,12; IC95%: 1,07-1,16), a não ter excesso de peso (RP=1,08; IC95%: 1,04-1,13), ao consumo irregular de feijão (RP=1,20; IC95%: 1,13- 1,26), de legumes e verduras (RP=1,16; IC95%: 1,09-1,22) e de frutas (RP=1,19; IC95%: 1,13- 1,24), à insatisfação corporal (RP=1,26; IC95%: 1,18-1,35) e ao consumo irregular de almoço ou jantar com os responsáveis (RP=1,41; IC95%: 1,32-1,52); e inversamente ao gradiente de escolaridade materna, e às macrorregiões do complexo Centro-Sul. Os resultados indicam a coexistência da fome, comportamentos alimentares de risco nutricional, insatisfação corporal e condições de iniquidade social entre adolescentes brasileirosArtigo Extended reality as a health education strategy of adolescents at school: protocol for systematic review and meta-analysis(Bmj Open, 2023) Piuvezam, Grasiela; Santos, Thais Teixeira dos; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Silva Júnior, Danyllo do Nascimento; Martínez, Daniel Guillén; Ríos, Manuel Pardo; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251Introduction Extended reality (XR) is the ensemble of interactive experiences based on a computer-simulated environment that encompasses virtual reality and augmented reality and has been proven to be potentially innovative in the field of health education with adolescents. The objective of this study is to present a systematic review and meta-analysis protocol that seeks to evaluate the main effects of interventions that use XR on health parameters (food intake, sound quality and physical activity) of adolescent students. Methods and analysis The literature search will be performed in the following databases: MEDLINE, Embase, Scopus, ERIC, ScienceDirect, Web of Science, Cochrane, LILACS, APA and ADOLEC. Intervention studies (clinical trials—randomised or non-randomised) and quasi-experimental studies will be included. The risk of bias will be assessed using the Risk of Bias in Nonrandomized Studies of Interventions tool for randomised controlled trials (RCTs), non-RCTs and quasi-experimental trials. Two independent researchers will conduct all the assessments, and any disagreements will be consulted with a third reviewer. Data analysis and synthesis will be performed using RevMan V.5.4.1 software. The study will be conducted in accordance with the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols guideline. Ethics and dissemination Ethical approval and human consent were not required, as this is a protocol for a systematic review and only secondary data will be used. The findings will be published in a journal and presented at conferences. In case of any changes to this protocol, it will be updated in the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses website, and the modifications will be explained in the final report of this reviewArtigo Factors associated with mortality of elderly people due to COVID-19: protocol for systematic review and meta-analysis(Plos One, 2024-04) Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Silva Júnior, Danyllo do Nascimento; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Marques, Marilane Vilela; Santos, Thais Teixeira dos; Monteiro, Maria Eduarda de Sousa; Costa, Gabriela Góis; D'orsi, Eleonora; Parra, Eva Vegue; Piuvezam, GrasielaIntroduction The COVID-19 pandemic has become a significant health crisis, marked by high mortality rates on a global scale, with mortality from the disease being notably concentrated among the elderly due to various factors. Objective This study aims to investigate the biological and non-biological factors associated with COVID-19 mortality rates among the elderly worldwide. Methods The following databases will be consulted: PubMed, Scopus, EMBASE, Web of Science and ScienceDirect. Longitudinal observational studies (cohort and case-control—risk factors) will be included. The risk of bias, defined as low, moderate, high, will be assessed using the National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI) Quality Assessment Tool for observational cohort and cross-sectional studies. Two independent authors will conduct the searches, and any possible disagreements will be resolved by a third author. Heterogeneity between study results will be assessed using a standard X2 test with a significance level of 0.05, and an I 2 value will be calculated to further assess heterogeneity. The random effects model for meta-analyses will be adopted to distribute the weight between the studies and standardize their contributions. The meta-analyses will be conducted using RevMan software. Discussion Despite the numerous publications on COVID-19 mortality among the elderly, there is still a gap in knowledge, as there is no systematic review and meta-analysis that summarizes the main biological and non-biological associated factors globally. Conclusion The results of this study will consolidate the latest evidence and address gaps in the overall understanding of biological or non-biological associated factors. This knowledge will facilitate the development of appropriate health strategies for this demographic group and pave the way for further researchArtigo Gamification as a health education strategy of adolescents at school: protocol for a systematic review and meta-analysis(Plos One, 2023-11) Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Santos, Thais Teixeira dos; Ríos, Manuel Pardo; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Silva Júnior, Danyllo do Nascimento; Guillen, Daniel Martínez; Piuvezam, GrasielaThe objective of the study is to present a systematic review and meta-analysis protocol for evaluating the effects of health education gamification-based interventions, on health parameters (food consumption, sleep quality and physical activity) of adolescent students. This protocol was registered on the International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) database (CRD42022373833). The search will be performed in the following databases: MEDLINE, Embase, Scopus, ERIC, ScienceDirect, Web of Science, Cochrane, LILACS, APA, and ADOLEC. Intervention studies (clinical trials - randomized or non-randomized) and quasi-experimental studies will be included. The risk of bias will be assessed using the Risk of Bias in Non-randomized Studies of Interventions tool for ran domized controlled trials, non- randomized controlled trials and quasi-experimental trials. Two independent researchers will conduct all assessments, and any disagreements will be consulted with a third reviewer. Data analysis and synthesis will be analyzed using RevMan 5.4.1 software. We will conduct the study in accordance with the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols (PRISMA-P) guideline. The review will summarize the current evidence on gamification health education changes in parame ters related to the health of adolescents. Gamification has been used to verify the increase in adherence to healthy habits or the development of health-related skills, but there are still few results for the adolescent population. We expect that the systematic review could indi cate strategies with gamification interventions and also determine how these strategies can improve health parameters of adolescent students, and they will be available as a reference for these interventionsTCC Intervenções de educação alimentar e nutricional com gamificação e a promoção da saúde para prevenção da obesidade infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-29) Souza, Marina Mendes de.; Medeiros, Gidyenne Christine B. S.; Santos, Thais Teixeira dos; http://lattes.cnpq.br/7128174927654982; Vale, DiôgoEm busca de maior efetividade na prevenção da obesidade infantil através da promoção da saúde, a presente revisão narrativa tem como objetivo avaliar o efeito de intervenções de educação alimentar e nutricional com gamificação sobre a promoção da saúde para prevenção da obesidade infantil. Para isso, foram realizadas buscas nos bancos de dados Pubmed, Scopus e Periódicos CAPES com os descritores em inglês e operadores booleanos cadastrados no site DCS (Descritores em Ciências da Saúde) “gamification AND feeding behavior AND students health AND childhood obesity”, utilizando como critérios de inclusão estudos que se enquadra no tema proposto, com a população alvo de crianças e adolescentes, método de intervenção fosse educação alimentar e nutricional com gamificação e aplicado em ambiente escolar. Os principais resultados apresentados são positivos, com registros de aumento do consumo de frutas e verduras e do conhecimento nutricional, e consequente diminuição da ingestão de alimentos ultraprocessados. Logo, a conclusão concedida pelo trabalho é que intervenções com crianças e adolescentes no ambiente escolar, por meio de estratégias lúdicas, estimulam a hábitos saudáveis e impulsionam a educação alimentar e nutricional dessa população. Entretanto, como poucos estudos foram encontrados, o uso da gamificação na promoção da saúde nas escolas podendo prevenir a obesidade infantil necessita de mais estudos e pesquisas, em diferentes idiomas, culturas, faixas etária, contextos socioeconômicos e perfis identitários, para que as ações sejam mais efetivas de acordo com as realidades do grupo, do indivíduo e da comunidade alvo.Dissertação Qualidade do sono e estado nutricional de pacientes reais crônicos no pré e pós-transplante renal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-03-30) Santos, Thais Teixeira dos; Almondes, Katie Moraes de; ; http://lattes.cnpq.br/2613763988749164; ; http://lattes.cnpq.br/5052987068747383; Evangelista, Karine Cavalcanti Mauricio de Sena; ; http://lattes.cnpq.br/2628723272728505; Engelberth, Rovena Clara Galvão Januário; ; http://lattes.cnpq.br/3745470149540939A doença renal crônica se caracteriza pela perda progressiva e irreversível das funções renais a partir de uma doença ou após uma insuficiência renal aguda, podendo causar problemas do sono e distúrbios no metabolismo, absorção e excreção de nutrientes, prejudicando o estado nutricional. A má qualidade do sono está presente entre 80% dos pacientes renais e pode afetar diversos mecanismos relacionados ao funcionamento do nosso organismo, tais como a imunidade, as funções cognitivas e as manifestações afetivas. Já as alterações nutricionais também são muito frequentes em pacientes com DRC e, entre as múltiplas causas dessa doença, destacam-se: a ingestão deficiente de nutrientes, catabolismo, uremia, distúrbios endocrinológicos e do equilíbrio eletrolítico. Devido às complicações relacionadas com uremia, metabolismo, imunidade, maior susceptibilidade a doenças inflamatórias e cardiovasculares e ao risco aumentado de morte associados a uma qualidade de sono ruim e a um status nutricional inadequado, avaliaram-se as variáveis qualidade do sono e qualidade nutricional de pacientes com doença renal crônica no pré e pós-transplante renal em um hospital universitário do município de Natal, Rio Grande do Norte. O estudo contou com 10 pacientes. No pré-transplante renal houve associação dos sintomas de ansiedade com insônia, narcolepsia e síndrome das pernas inquietas (SPI); do uso de medicamentos para dormir com narcolepsia e SPI. No pós-transplante renal, apneia esteve relacionada com a ansiedade e com o uso de medicamentos para dormir; a insônia e a narcolepsia com diabetes e hipoteiroidismo. O peso esteve relacionado com latência do sono, cochilos e qualidade de sono; o IMC e a circunferência da cintura com a latência do sono. Foi possível concluir que, após o transplante renal, houve melhora significativa na qualidade de sono, além de redução dos sintomas indicativos de distúrbios do sono. O estado nutricional de modo geral também foi elevado assim como o aporte energético-protéico.Tese Tecnologias imersivas na educação em saúde de adolescentes escolares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-18) Santos, Thais Teixeira dos; Piuvezam, Grasiela; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; https://orcid.org/0000-0001-5225-385X; http://lattes.cnpq.br/7128174927654982; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251; http://lattes.cnpq.br/0391780760729166; https://orcid.org/0000-0002-2568-2007; http://lattes.cnpq.br/5052987068747383; Guerra, Eliana Costa; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Parra, Eva Vegue; Rios, Manuel PardoAs tecnologias imersivas têm sido cada vez mais inseridas no contexto da educação por possibilitarem uma aprendizagem mais interativa e revolucionária, sendo importantes para incentivar o aumento da colaboração entre os usuários do ambiente virtual e o aumento da criatividade e da motivação na realização de suas atividades, funcionando como estratégia principalmente quando este público é de adolescentes. Nesse contexto, tais tecnologias oferecem uma oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas que proponham estratégias efetivas, longitudinais e autossustentáveis de ações em educação em saúde. Assim, o presente estudo tem como enfoque o desenvolvimento de ferramenta digital utilizando técnicas de gamificação e de Realidade Virtual voltadas para adolescentes que possam ser aplicadas no ambiente escolar, objetivando-se prevenir a adoção de comportamentos de risco com o estímulo ao consumo alimentar e hábitos de sono saudáveis e a prática regular de atividade física. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento e aplicada na modalidade de produção tecnológica. O estudo está organizado em duas seções, sendo elas: Seção I - desenvolvimento das revisões sistemáticas: 1) evidências científicas relativas ao uso da Realidade Estendida associada ao consumo alimentar, à qualidade do sono e à atividade física de adolescentes; 2) evidências científicas relativas ao uso de estratégias de gamificação associada ao consumo alimentar, à qualidade do sono e à atividade física de adolescentes; 3) evidências científicas relativas ao uso de Minecraft Education associado ao consumo alimentar, à qualidade do sono e à atividade física de adolescentes; Seção II: desenvolvimento da ferramenta digital utilizando tecnologias de Realidade Virtual e estratégias de gamificação baseadas nos resultados das revisões sistemáticas apresentadas nesta tese. Para escrita das revisões sistemáticas, foram realizados os registros dos protocolos de revisão sistemática no banco de dados do International Prospective Register of Systematic Reviews (CRD42022373833, CRD42022373876 e CRD42023467642) com base nas diretrizes de declaração dos Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols. Como resultados, foram desenvolvidos três artigos de protocolo e duas revisões sistemáticas. A ferramenta foi construída em parceria com a Universidad Catolica San Antonio de Murcia, em Murcia, Espanha, sendo produzida uma versão para o Brasil e outra para Espanha, baseando-se nas etapas de construção de árvores de decisão com os experts de cada país no tema de pesquisa. O objetivo deste instrumento consiste em oportunizar aos adolescentes realizar escolhas saudáveis em diferentes ambientes. O processo de desenvolvimento da ferramenta está presente no sexto artigo a compor esta tese e, atualmente, está em realização o processo de provas das duas versões em seus países correspondentes.