Navegando por Autor "Santos, Waleska Patrícia de Lima"
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Dissertação A escola enquanto espaço privilegiado de construção de "meninos de verdade" :concepções e valores atribuidos a essa instituição por crianças pobres(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-10-29) Santos, Waleska Patrícia de Lima; Francischini, Rosangela; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761536A6&dataRevisao=null; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767607P8&dataRevisao=null; Yamamoto, Oswaldo Hajime; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787892Z9&dataRevisao=null; Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780268A4&dataRevisao=nullA intenção deste estudo foi identificar a(s) concepção (concepções) de escola no discurso de crianças da classe pobre. Foram investigados dois grupos de crianças: um composto por crianças que viveram situação de inserção precoce no mercado do trabalho, que têm obrigatoriedade de freqüentar a escola visto que fazem parte de um dentre os programas de governo denominados de programas de renda-mínima e, outro, de crianças que, apesar de viverem em um bairro caracterizado por ser o mais pobre, não têm obrigatoriedade de freqüentar a escola. Assim, temáticas como trabalho precoce, programas de renda mínima, capitalismo e neoliberalismo estiveram presentes na discussão apresentada, procurando-se estabelecer uma relação com a obra As Aventuras de Pinóquio , de Carlo Collodi, cuja concepção de escola é bastante similar à do discurso oficial atual escola para todos. Na obra citada, o personagem Gepeto não sabia o que era ser um menino de verdade , mas sabia que existia um lugar na cidade, onde seu boneco Pinóquio se tornaria um deles a escola. Assim, essa instituição foi designada pela justiça e pela política da cidade de Gepeto como um direito da infância. Pinóquio, no final da narrativa, transforma-se em um menino de verdade porque desenvolve comportamentos de responsabilidade e bondade aprendidos na escola. Para consubstanciar nossa investigação, utilizamos as perspectivas da Análise de Conteúdo e a histórico-cultural. O resultado mostrou que as crianças sabem que existem diferentes escolas: a sua e outra a da classe rica. A escola delas é concebida como boa; como lugar de estudo e não de bagunça; e como possibilitadora de ascensão social. Este discurso é similar ao discurso do sistema sócio-econômico capitalista no qual o Brasil está inserido