Navegando por Autor "Saraiva, Ana Beatriz Marques"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Escola Maria Flor: estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseada no método montessoriano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Saraiva, Ana Beatriz Marques; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; http://lattes.cnpq.br/1031772712479838; Ramos, Henrique Sérgio Macedo; http://lattes.cnpq.br/8303060359035122; Guilhermino, Natália Araújo; http://lattes.cnpq.br/3507197412751275A educação de qualidade é direito fundamental estabelecido pela constituição brasileira, mas os índices educacionais de Natal/RN se encontram abaixo da média nacional, e ter o ambiente adequado nas escolas é essencial para uma boa qualidade de ensino. O espaço físico das escolas depende muito da metodologia adotada, e o método pedagógico montessoriano, pouco explorado na cidade, tem grande foco no ambiente. A partir do interesse pessoal da autora em educação infantil, e sobretudo em metodologias voltadas para a construção da autonomia da criança, foi estabelecido o objetivo de desenvolver o estudo preliminar de uma escola de ensino fundamental 1, voltada para a pedagogia montessoriana. Para isso buscou-se entender as diretrizes projetuais de uma escola de ensino fundamental 1 segundo o FNDE e compreender os princípios da pedagogia montessoriana e seu rebatimento no ambiente físico. Esses estudos forneceram a base essencial para o desenvolvimento do estudo preliminar de uma escola que coloca a criança no centro de suas preocupações. Assim surge a Escola Maria Flor, um projeto que se concentra fortemente em promover o contato com a natureza e garantir a acessibilidade, além de criar espaços confortáveis e agradáveis.