Navegando por Autor "Saraiva, Marília Maia"
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Tese A leitura literária subjetiva no IFRN, Campus Natal-Central: prática docente, romance e tradução intersemiótica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-01) Saraiva, Marília Maia; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; http://lattes.cnpq.br/2300429736914558; Santos, Derivaldo dos; Segabinazi, Daniela Maria; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Costa, Maria Edileuza daNeste trabalho, analisamos o ensino de literatura no ensino médio integrado à prática profissional do Campus Natal-Central do Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para isso, partimos de nossa atuação/experiência como docente em turmas do 3º ano do ensino médio técnico integrado à prática profissional dos cursos de Controle Ambiental, Eletrotécnica e Administração do referido Campus. O debate sobre o ensino de literatura no ensino médio regular já é bastante desenvolvido, contando com referenciais teóricos relevantes: Aguiar, Bordini, 1993; Cereja, 2005; Cosson, 2006; Geraldi, 2003; Silva, 2005; Yunes, 2002; Zilberman, 1991. No entanto, estudos sobre o ensino de literatura para o ensino médio integrado à prática profissional ainda são pouco desenvolvidos, demonstrando a importância de nos voltarmos a esse campo, haja vista as especificidades do currículo técnico integrado à prática profissional no ensino médio. Assim, nossa pesquisa, de modo qualitativo e bibliográfico, discute sobre o processo de ensino e aprendizagem de literatura no IFRN, elabora uma proposta didática para a leitura literária do gênero romance e apresenta os resultados dessa proposta em trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do 3º ano do ensino médio entre os anos de 2014 e 2017. No desenvolvimento dessa prática, partimos das discussões sobre o letramento literário e da sequência expandida (Cosson, 2006), ampliamos esses direcionamos teóricos e compreendemos a tradução intersemiótica, a partir da leitura subjetiva, como uma alternativa metodológica para o ensino de literatura na educação profissional. Nesse viés, o corpus analítico deste trabalho são as produções de tradução intersemiótica produzidas pelos estudantes a partir da leitura subjetiva do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. Para dar suporte às discussões sobre leitura subjetiva e tradução intersemiótica, amparamo-nos em Rouxel (2013), Langlade (2013), Jouve (2013), Rezende (2013) e Plaza (2010). Como resultado, constatamos que os estudantes demonstraram interesse no exercício da tradução intersemiótica, pois ficou nítida a afinidade com os signos visuais. Além disso, observamos que o contato com o texto literário também foi enriquecido, pois, para transformar a linguagem literária em outra linguagem artística, foi necessária uma aquisição subjetiva do texto base, consolidando, desse modo, o processo de letramento literário na escola.TCC Tecendo a prática literária com a crônica "Se Eu Fosse Eu", de Clarice Lispector(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Carvalho, Natália Gabriela Rodrigues de; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; https://lattes.cnpq.br/8459155950010178; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; Saraiva, Marília Maia; http://lattes.cnpq.br/2300429736914558; Lima, Tânia Maria de AraújoA literatura sempre foi parte muito importante na educação, seja para aprimorar a interpretação do aluno ou para agregar, intelectual e socialmente, o indivíduo. Contudo, nas escolas, há um grande déficit no ensino da leitura literária em sala de aula, como explicita Aguiar e Bordini (1993), culminando no desinteresse dos alunos pelo mundo da literatura. Por esse motivo, o presente Trabalho de Conclusão de Curso possui como objetivo apresentar um planejamento de aula sobre leitura literária para maior interação entre o aluno e o texto literário, a partir da experiência como professora residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Para viabilizar esse caminho ao engajamento dos alunos na área da literatura dentro do âmbito escolar, foi escolhida a obra “Se Eu Fosse Eu", de Clarice Lispector. A proposta pedagógica apresentada aos alunos do 9º ano se deteve, essencialmente, à sequência pedagógica pensada por Cosson (2009), os quais foram orientados a produzir um trabalho de reescrita, baseando-se no gênero textual crônica, conforme descreve Candido (1992), e no estilo de escrita da autora Clarice Lispector. Sendo assim, foram escolhidas três crônicas produzidas em sala pelos alunos, após a leitura e discussão do texto com os colegas. A análise desses textos foi fundamental para este trabalho, tendo em vista que, a partir da escrita, os alunos evocaram suas percepções sobre a crônica, lida coletivamente em voz alta, evidenciando a importância de colocá-los não apenas como leitores, mas como leitores ativos na sua própria interpretação ao produzirem suas crônicas.