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Navegando por Autor "Sarmento, Bruna Ramalho"

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    Dissertação
    O percurso como elemento estruturante do uso: análise de variáveis funcionais e inclusivas em museus - um estudo em projetos de concursos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-29) Melo, Maria Helena Andrade Ferreira de; Silva, Heitor de Andrade; https://orcid.org/0000-0003-2651-1012; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; http://lattes.cnpq.br/4929027311840068; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; Sarmento, Bruna Ramalho
    É reconhecido o papel fundamental de museus para a inclusão social e cidadania, mas tal objetivo não se concretiza quando o edifício ou o conteúdo apresenta entraves à utilização de pessoas em suas diversidades. Considerando o aumento do número de museus nas décadas recentes, a frequente adaptação de edifícios para abrigar este uso, bem como os baixos índices encontrados no último monitoramento relacionado ao cumprimento de requisitos legais de acessibilidade e fruição cultural, percebe-se uma demanda para colaboração do campo da arquitetura com a multidisciplinaridade que envolve os museus. Esse contexto suscita o seguinte questionamento: que atributos arquitetônicos influenciam ou contribuem para uma experiência museal potencialmente satisfatória e inclusiva? O objetivo geral desta pesquisa é analisar projetos de museus de caráter cultural, com enfoque em atributos de natureza funcional e inclusiva, com ênfase nos acessos, circulações e distribuições espaciais. Os procedimentos metodológicos contemplam a revisão de literatura acerca de desenho universal, acessibilidade cultural, inclusão em museus e métodos de análise gráfica de projetos. Utilizando como fonte de dados as pranchas de propostas selecionadas no concurso do Museu Marítimo Brasileiro, promovido pelo IAB RJ, contendo projetos, fotografias e outros componentes passíveis de serem analisados graficamente, serão executados procedimentos de pesquisa que envolvem redesenho de projetos e elementos pertinentes em forma de plantas, diagramas conceituais e croquis, além da construção de matriz gráfica de análise e diagramas síntese das conclusões encontradas. Entre os resultados destaca-se a caracterização do percurso nas propostas de projeto para o Museus Marítimo Brasileiro como componente que concretiza a intenção de integrar a cidade às águas, valorizando o potencial de inserção urbanística e da paisagem. Conclui-se que através de um percurso que conduz gradualmente entre o externo e interno para depois retornar ao externo, que proporciona encontros e estimula o transitar para descobrir, apreende-se que o papel de transição e conexão de elementos e espaços de circulação desempenham papel articulador do programa. Ademais, os fluxos contribuem para leitura espacial e para utilização dos espaços, corroborando com a discussão pertinente ao fazer arquitetônico e com as possibilidades de contribuição às demandas existentes nos campos de inclusão e acessibilidade cultural.
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    Tese
    A qualidade ambiental de espaços livres em campi: um estudo na UFPB e UFRN sob a ótica da avaliação pós-ocupação
    (2017-06-20) Sarmento, Bruna Ramalho; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; http://lattes.cnpq.br/3284118908922230; Costa, Angelina Dias Leão; http://lattes.cnpq.br/0858389049571757; Cocozza, Glauco de Paula; Nobre, Paulo José Lisboa; http://lattes.cnpq.br/1983920756668716; Araújo, Virginia Maria Dantas de; http://lattes.cnpq.br/5410580416665461
    Os campi de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras proliferaram a partir da década de 1960/70, se desenvolveram lentamente durante a segunda metade do século XX e, na última década, passaram por intensas mudanças na estrutura física, as quais podem vir a incidir sobre sua qualidade ambiental (QA) e, consequentemente, sobre a qualidade de vida (QV) da população usuária. Considerando essa problemática, a tese tomou como objeto de cificamente, duas instituições: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um olhar inicial sobre as IFES produziu a pergunta de partida que conduziu esta pesquisa: O SEL dos campi centrais dessas IFES oferece QA e, consequentemente, QV aos seus usuários? Respondendo a essa questão, as hipóteses trabalhadas foram: a) Após mais de 50 anos de criação dos campi, a crescente ocupação fez com que o SEL das IFES apresentem poucos e dispersos ELs; b) A QA do SEL dos campi das IFES pesquisadas não oferece características que contribuam para a QV dos usuários; c) A QA do SEL das IFES não atende aos anseios dos seus usuários, oferecendo ELs pouco atrativos à comunidade. A fim de empreender essa discussão, o objetivo geral do estudo foi compreender o SEL de duas universidades federais brasileiras (UFPB e UFRN), visando traçar diretrizes para contribuir com sua QA. Subsidiando a investigação, foram estabelecidos como recortes espaciais: o Campus I da UFPB e o Campus Central da UFRN, com relação aos quais foram delimitados cinco objetivos específicos: a) Verificar como se deu a ocupação do espaço nos campi em estudo e os seus ELs remanescentes; b) Caracterizar o SEL existente e categorizar seu uso e potencialidades; c) Analisar dimensões ambientais para a manutenção da QA do SEL; d) Identificar a compreensão dos usuários sobre os SEL das IFES pesquisadas, de modo a avaliar a adequação destes espaços às suas necessidades/aspirações; e) Traçar diretrizes de ordenação do sistema. Nesse contexto, metodologicamente a investigação correspondeu a um estudo de caso múltiplo, utilizando como estratégia de pesquisa a Avaliação Pós Ocupação efetuada por meio de abordagem multimétodos, que, para além da geração de um vasto diagnóstico, promoveu uma reflexão sobre o SEL em ambiente universitário. Os resultados obtidos mostraram que, nas duas instituições investigadas, o número de ELs é considerável, no entanto, sua QA é questionável, de modo que parte deles não é percebida e, consequentemente, utilizada, pela comunidade. As diretrizes de ordenação do SEL em campi universitários, com vistas à promoção da QA do SEL e da QV dos usuários, priorizam dimensões de ordem ambiental, segurança, mobilidade e serviços do apoio.
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    Tese
    Wayfinding no planejamento de campi universitários: reflexões com base na percepção ambiental de pessoas com deficiência visual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Silveira, Plínio Renan Gonçalves da; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; http://lattes.cnpq.br/4606588362198161; Sarmento, Bruna Ramalho; Silva, Heitor de Andrade; Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio; Santiago, Zilsa Maria Pinto
    O incremento das políticas de inclusão no Ensino Superior tem repercutido no maior número de matrículas de pessoas com deficiência visual (PDVs) em cursos de graduação no Brasil. Apesar disso, nos espaços físicos dos campi universitários brasileiros, ainda são observadas muitas lacunas quanto à orientação e mobilidade dessas pessoas, condição que dificulta os processos de wayfinding, ou seja, a navegabilidade no ambiente. Partindo desse entendimento, esta pesquisa questiona: como o planejamento de campi universitários de Instituições Federais de Educação Superior (IFES) pode incorporar conhecimentos sobre os processos de wayfinding de pessoas com deficiência visual, a partir da percepção dessas pessoas, a fim de melhorar a qualidade ambiental dessas áreas? A hipótese defendida indica que o estudo das relações entre os mecanismos de percepção/cognição e os atributos ambientais requisitados por pessoas com deficiência visual nos campi universitários pode contribuir para orientar o planejamento, visando melhorar os processos de wayfinding dessas pessoas e útil para o público em geral. O principal objetivo do estudo foi investigar os processos de wayfinding de pessoas com deficiência visual em três campi universitários de Instituições Federais de Ensino Superior do nordeste brasileiro (UFC, UFPB e UFRN), a fim de subsidiar processos de planejamento que otimizem sua navegabilidade nesses espaços. Para tanto, a investigação utilizou estratégia multimétodos composta por visitas exploratórias, entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, grupos focais, percursos comentados, passeios acompanhados e análise de acessibilidade. Foram recrutados os seguintes participantes: (i) PDVs dessas instituições (estudantes, professores e técnicos administrativos); (ii) profissionais dos setores de planejamento do espaço físico atuantes nos campi e (iii) profissionais que trabalham com a temática acessibilidade nos campi. Concluiu-se que as PDVs mapeiam os campi de forma fragmentada, em que pesa a falta de ortogonalidade, a morfologia labiríntica e a escassez de referências sensoriais desses espaços, implicando em processos de wayfinding deficitários. A tese desenvolveu uma conceituação de wayfinding na perspectiva das PDVs, considerando os principais fatores envolvidos, e apresentou diretrizes e orientações práticas para o planejamento espacial de campi universitários visando a melhoria da orientação e mobilidade desse público, muitas delas também úteis para o público em geral, confirmando assim a hipótese do estudo.
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