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Navegando por Autor "Scalabrin, Rosemeri"

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    Dissertação
    Caminhos da educação pela Transamazônica: ressignificando o saber cotidiano e as práticas educativas de educadores(as) do campo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-07-21) Scalabrin, Rosemeri; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; ; http://lattes.cnpq.br/5879858352336875; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9; Aragão, Ana Lúcia Assunção; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6; Molina, Mônica Castagna; ; http://lattes.cnpq.br/4988311066895705
    Este trabalho resgata os caminhos da educação pela Transamazônica e analisa as práticas educativas de educadores/as-educandos/as do campo desenvolvidas nos espaços educativos dos assentamentos, focalizando a relação teoria-prática e açãoreflexão-ação que envolve os tempos escola-comunidade e as ações do tempocomunidade do Curso Magistério da Terra na Transamazônica (2005/2008), com o objetivo de preparar e qualificar educadores/as para atuar na Educação Infantil, Ensino Fundamental/séries iniciais e Educação de Jovens e Adultos e disseminar os princípios e pressupostos da Educação do-no Campo. Na perspectiva de assegurar um perfil profissional, ancorado na autonomia e na emancipação, capaz de transformar a realidade, os atores desencadeiam uma formação profissional e continuada, articulada à organização social, com vistas a proporcionar as condições para o desenvolvimento de uma docência dinâmica, pautada na interdisciplinaridade, na práxis, na relação democrática entre educador/a e educando/a e na afirmação da tríade Campo - Educação do-no Campo - Políticas Públicas, de modo a contribuir para a construção do projeto de desenvolvimento do campo, segundo a visão dos atores sociais da Região. A análise das práticas educativas é produto da reflexão realizada pelos/as educadores/as-educandos/as e da observação traduzida pela participação em reuniões, oficinas, encontros e no tempo-escola, nos quais se destacam os processos vivenciados no Curso pelo grupo, a transformação da cultura da sala de aula nos assentamentos, a participação ativa, por meio do engajamento social que se concretiza pela dinâmica desenvolvida no tempocomunidade. Esse engajamento gera experiências e aprendizados diferenciados, que se refletem nas práticas educativas desenvolvidas pelos/as educadores/aseducandos/as. O estudo leva em conta as tensões, os conflitos e os aprendizados com relação ao aspecto teoria-prática, aos desafios, ao diálogo e à docência
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    Tese
    Diálogos e aprendizagens na formação em agronomia para assentados
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-20) Scalabrin, Rosemeri; Aragão, Ana Lúcia Assunção; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6; ; http://lattes.cnpq.br/5879858352336875; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; Batista, Maria do Socorro Xavier; ; http://lattes.cnpq.br/6786292528944682; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9; Molina, Mônica Castagna; ; http://lattes.cnpq.br/4988311066895705
    Esta tese investiga o Curso de Agronomia na formação de assentados da Universidade Federal do Pará-Campus Marabá, por demanda e parceria com movimentos sociais da Região Norte do país, com o propósito de compreender as aprendizagens (produção do conhecimento) a partir de trocas e relação de confiabilidade no outro, construídas na organização e realizadas do Curso. O pressuposto que orienta este estudo é que os diálogos e aprendizagens ocorridas no curso de Agronomia provocaram mudanças nos professores, nos integrantes dos movimentos e, principalmente, nos assentados egressos. Tais mudanças acontecem pela promoção do diálogo entre conhecimentos, áreas, pessoas e instituições nas tomada de decisões e no desenvolvimento das ações coletivas. Observo as concepções de educação, de pesquisa, de extensão e de desenvolvimento presente nos discursos e nas práticas que orientam as ações relativas à educação discutidas por Freire (1985), Simões (2001, 2003) e de Amartya Sen (2000) e assumo como referencial teórico básico as idéias de Boaventura de Souza Santos (1985; 1989; 2000; 2004; 2005; 2006; 2008), Paulo Freire (1975; 1981; 1985; 1997; 1996) e Miguel Altiere (1989). Metodologicamente analiso a produção do conhecimento através das teses e dissertações relativas a Educação do Campo, Movimentos Sociais, Universidade e Educação Superior, nos últimos 20 anos. Analiso as monografias de conclusão de curso de todos os educandos assentados, além de realizar entrevistas abertas com cada um/a. Utilizo a entrevista aberta, também, com os docentes do curso e com os dirigentes dos de movimentos sociais (MST, FETAGRI, CPT, EFA/FATA). Organizo e analiso os discursos a partir da idéia de ecologia de saberes como definido por Boaventura de Souza Santos (2006). Finalmente, realizo visitas em cinco municípios da mesorregião Sudeste do Pará, recorte metodológico final da pesquisa, para verificação in locu da execução dos experimentos propostos como atividade final do Curso de Agronomia. Organizo o trabalho em cinco eixos composto pelo processo de ocupação e as iniciativas que dele emergiram; modelo de desenvolvimento e as conseqüências sociais e ambientais; criação e papel da Universidade e as relações estabelecidas entre pessoas e instituições que deram origem ao Curso de Agronomia na UFPA e aos programas desenvolvidos na região; conjuntura de criação da turma de educandos assentados, proposta curricular, princípios e foco do curso e as ações vivenciadas; as práticas desenvolvidas no curso e as relações de confiabilidade vivenciadas interna e externamente a academia, os aprendizados e os diálogos promovidos pelo curso. Considero que o diálogo provocou mudanças na organização do conhecimento e nas práticas educativas dos professores, bem como nas práticas sócioprodutivas dos educandos egressos e dos assentados
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