Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Schwade, Elisete"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 68
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Acordos e colisões: família, sexualidade e lesbianidade
    (2019-03-15) Alencar, Josyanne Gomes; Porto, Rozeli Maria; ; ; Vieira, José Glebson; ; Schwade, Elisete; ; Lopes, Paulo Victor Leite; ; Meinerz, Nádia Elisa;
    A presente dissertação versa sobre as experiências e situações vivenciadas por mulheres que se autodenominam como lésbicas, no estado do Rio Grande do Norte. Tem por objetivo compreender como a (homo) sexualidade feminina, passa por um jogo entre ocultar e revelar suas identidades lésbicas de acordo com a dinâmica que estão envolvidas. Desse modo, suas biografias são construídas e organizadas em confluência com os espaços de (homo) sociabilidades, pelos quais essas mulheres transitam cotidianamente. A técnica de pesquisa bola de neve serviu como importante instrumento de aproximação com a rede de mulheres pesquisadas. Na qual, demonstro de que modo são tecidas e gerenciadas as negociações empreendidas por estas mulheres, seja no âmbito do trabalho, da família, dos estudos, dos movimentos sociais ou através da manutenção de suas agências e intencionalidades. No campo etnográfico, o que se observa é o modo como mulheres que se identificam com uma sexualidade dissidente conferem manutenção as suas relações familiares. O conceito de aceitação foi amplamente explorado para tentar analisar e entender um estilo de vida diferente daquele adotado por outros membros do núcleo familiar. Importante também foi compreender os processos de coming out, como situações cotidianas e não eventos programados para acontecer. A literatura Sociológica sobre segredo nos ajudou a compreender os silêncios e tensões que perpassam a lesbianidade das mulheres dessa pesquisa. Diferente do que se possa imaginar esse segredo nem sempre figurou como um pânico moral, mas antes, susceptível de agenciamento e novas interpretações.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O algodão sem veneno do Assentamento Queimadas, na Paraíba: agentes sociais, alinhamento em rede, produção e comercialização
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-19) Moreira, Isabel Martins; Schwade, Elisete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4; ; http://lattes.cnpq.br/2621859812538963; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058; Rabossi, Fernando; ; http://lattes.cnpq.br/7017028946914945
    Este trabalho busca analisar as relações sociais em torno do Algodão Sem Veneno do Assentamento Queimadas e os significados, para um grupo de agricultores no agreste paraibano, da necessidade de se produzir uma agricultura sem veneno. No município de Remígio, PB, a experiência de um agricultor em plantar algodão sem o uso de agrotóxicos é o ponto de partida para um alinhamento de agentes sociais em rede para a produção e comercialização do algodão sem veneno. Composta por empresários que transformam a matéria prima em bem de consumo, mediadores associados a ONG Arribaçã e os próprios agricultores, o que vem sido reconhecido com Rede Paraíba de Algodão Agroecológico é o contexto que liga a mercadoria aos mercados consumidores de produtos verdes influenciado pelo que é aqui definido como ethos ecológico
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Uma análise sobre assédio sexual na UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-07) Silva, Maria Paula França da; Porto, Rozeli Maria; http://lattes.cnpq.br/2743599189433997; https://orcid.org/0000-0002-4148-6145; http://lattes.cnpq.br/6808541785393087; Navia, Ângela Mercedes Facundo; https://orcid.org/0000-0001-9552-5763; http://lattes.cnpq.br/9174852118966092; Monteiro, Edilma do Nascimento Jacinto; Schwade, Elisete
    Esta pesquisa objetivou evidenciar os desdobramentos das denúncias de assédio sexual para mulheres servidoras e estudantes da UFRN. Nesse contexto, realizamos observação participante virtual nas plenárias promovidas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e em discussões acerca do tema nas redes sociais Twitter e Instagram. Também realizamos entrevistas semiestruturadas (via Google Meet) com duas servidoras da universidade, sendo: i) a primeira, vítima-denunciante; ii) a segunda, atuante no acolhimento e orientações às vítimas, além de; iii) uma integrante do DCE. A partir dos dados coletados, assim como da literatura (assédio sexual no âmbito legal e universitário, como violência e questões de gênero), verificamos que a UFRN não garante o acolhimento ou orientação às vítimas, arquivando denúncias ou dando continuidade ao processo sem punir os assediadores. Nesse sentido, há iniciativas estudantis, como as ações do DCE (plenárias de mulheres, carta ao reitor, atos de mobilização presenciais, notas de repúdio) e também de servidoras, que atuam no suporte às vítimas. Por fim, observamos que o processo de elaboração e circulação dos rumores desestimula as vítimas a denunciarem formalmente (ainda que isso ocorra nas iniciativas anteriores, de maneira informal), por medo das possíveis consequências negativas que venham a sofrer. Assim, concluímos que o assédio sexual é pautado, em sua maioria, por mulheres (que compõem a maior parte das vítimas), demonstrando que talvez exista um cooperativismo entre homens que cometem este assédio. Quanto ao posicionamento da UFRN, somente após as denúncias informais nas redes sociais, a instituição decidiu realizar uma consulta pública (em setembro de 2022) para identificar casos de assédio sexual e violências de gênero sofridas dentro da universidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Os anjos podem ferir: um estudo sobre a violência intrafamiliar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-02-27) Souza, Adriana Aparecida de; Schwade, Elisete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4; ; http://lattes.cnpq.br/4374508981403235; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4; Frota, Teresa de Lisieux Lopes;
    O presente trabalho se dedica à compreensão de violência intrafamiliar, com ênfase nas relações violentas das mães contra seus filhos. O objetivo é entender como se apresentam tais relações que culminam em comportamentos agressivos utilizados pelas mães na relação educativa familiar. A pesquisa foi desenvolvida em duas dimensões: análise do referencial teórico e pesquisa empírica. A pesquisa teórica foi feita a partir de um levantamento bibliográfico de temas relacionados ao estudo, tais como: a história da família, da maternidade e das crianças, a violência intrafamiliar praticada pelas mães contra seus próprios filhos, e como essas relações de violência surgem no contexto familiar. Ressaltamos o conceito de disciplina de Foucault (1975) e o de corpo circunscrito de Caldeira (2000). Para a pesquisa empírica foi selecionada uma amostra de 10 mulheres para investigar a relação entre mãe e filho, em entrevistas aprofundadas. Cinco mães dessa amostra foram denunciadas por terceiros, ao Conselho Tutelar, que foi denominado de Grupo Denunciado. E também, com um grupo de cinco mães, que vivem no mesmo contexto sociocultural das famílias atendidas pelo Conselho Tutelar, selecionadas para a pesquisa, denominadas de Grupo Não Denunciado. Trabalhamos, portanto, com as representações das próprias entrevistadas sobre o significado da disciplina pedagógica socializadora em sua vida. Priorizamos o estudo de caso realizado com as famílias que foram denunciadas por violência física e o outro grupo para fazermos uma análise comparativa entre os dois grupos. Tal escolha metodológica justifica-se pelo interesse em compreender as relações de violência entre mães e filhos. Um ponto em comum entre as mães é o não reconhecimento de suas práticas de agressão contra seus filhos. Enfatizando que as punições físicas em nosso universo pesquisado têm a função de disciplinar as crianças e os adolescentes, e são consideradas ações necessárias para conter, controlar, e moldar. Dessa forma, são consideradas como uma prática necessária para educar. Entretanto, o motivo que levou a comunidade a denunciar as mães do Grupo Denunciado foi por estas não se encaixarem no modelo ideal do que se espera do ser mãe (elas faziam uso de drogas, álcool, mais de um parceiro) ou seja, as denúncias não ocorreram pelo uso de violência física em si. Portanto, essas mães foram denunciadas porque se mostraram incapazes, moralmente, de gerir a educação de seus filhos. Portanto, a comunidade tolera as punições contra crianças, mas não tolera a amoralidade das mulheres, denunciando-as por não cumprirem seu papel de mãe
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Aqui é o lugar que toda mulher trabalha: uma etnografia sobre o trabalho feminino na comunidade quilombola de Capoeiras - Macaíba/RN
    (2015-09-08) Lima, Ivanildo Antônio de; Miller, Francisca de Souza; http://lattes.cnpq.br/6834637163914977; http://lattes.cnpq.br/5813740731658316; Schwade, Elisete; http://lattes.cnpq.br/7195821721383755; Porto, Rozeli Maria; http://lattes.cnpq.br/2743599189433997; Woortmann, Ellen Fensterseifer; http://lattes.cnpq.br/4541295766782905
    Este trabalho de cunho etnográfico tem interesse em refletir e fazer uma descrição sobre o processo de inserção das mulheres de Capoeiras no mercado de trabalho, localizada no município de Macaíba (RN). Observamos no decorrer da pesquisa que desde o final dos anos 50 as mulheres da comunidade estão em constante movimento entre o rural e o urbano e desenvolvendo atividades de trabalho dentro e fora da comunidade. Dessa forma, com o emprego de técnicas e métodos etnográficos – entrevistas, pesquisa de campo e uso de instrumentos áudio visuais - procura-se dar visibilidade ao processo histórico, trajetórias, negociações e mudanças engendradas na vida da mulher, da família e da comunidade. Em suma, este estudo pretende compreender qual é o espaço da mulher que exerce atividade de trabalho e discutir como essas novas dinâmicas são negociadas e pensadas no contexto da família e pela comunidade estudada.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Arte, existências e resistências: produções de Estado, Nação e subjetividades no contexto de espetáculos cênicos no IFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Moura, Ana Maria do Nascimento; Neves, Rita de Cassia Maria; http://lattes.cnpq.br/9446999089598991; https://orcid.org/0000-0003-3674-6448; http://lattes.cnpq.br/1014849367515617; Navia, Ângela Mercedes Facundo; https://orcid.org/0000-0001-9552-5763; http://lattes.cnpq.br/9174852118966092; Schwade, Elisete; Jesus, Fátima Weiss de; Quadros, Marion Teodosio; Lopes, Paulo Victor Leite; http://lattes.cnpq.br/7595515282110283
    Esta pesquisa busca compreender como se dá a produção de Estado, Nação e subjetividades por meio de espetáculos cênicos no espaço escolar do IFRN e quais os agenciamentos discentes nesses processos de produção. A investigação partiu da observação de espetáculos produzidos por estudantes do IFRN – Campus Mossoró, que abordavam principalmente temáticas relativas a expressões de gênero e diversidade sexual, mas também à saúde mental, a padrões de beleza, à desigualdade social e ao racismo, inserindo-se em disputas que se tornaram centrais no cenário nacional sobre o papel da escola na sociedade. Tratamos a escola como uma instituição de Estado elementar no projeto de formação de sujeitos do Estado-Nação, sendo este uma abstração, um efeito, que se constrói a partir de práticas burocráticas cotidianas e de performances culturais. Os sujeitos em questão são compreendidos como constituídos nas suas relações, práticas e experiências, que podem ser significadas, transformadas e interpretadas a partir de performances artísticas. Os(as) estudantes são agentes que desenvolvem suas práticas e elaboram subjetividades em meio a disputas de narrativas e projetos de Nação, trazendo ecos de confrontos que se sobressaem na contemporaneidade, articulando suas experiências a partir de vivências familiares, movimentos sociais e outros grupos da comunidade local. Assim, debruçamo-nos sobre o processo de produção e apresentação de espetáculos cênicos no âmbito do IFRN, por meio de observação etnográfica de eventos culturais intercampi, entrevistas semiestruturadas e análise documental, aprofundadas a partir da interação com estudantes do Núcleo de Artes do campus Mossoró. Durante a pesquisa, observamos que, no IFRN, essas produções estão envolvidas nas disputas em torno da concepção de Educação Profissional, que opõem um modelo tecnicista voltado para o mercado de trabalho a uma educação integrada que visa à formação de um cidadão autônomo. Esse conflito aparece na experiência cotidiana, por meio de práticas burocráticas e documentos institucionais, os quais materializam o Estado e constroem centros e margens no processo educativo. As narrativas discentes, contudo, caracterizam as atividades artísticas como espaços significativos de formação, integração, autoconhecimento e alteridade, a partir da qual formatam existências e resistências juvenis.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Arte, prazer e bisturi: construção corporal através da body modification
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-30) Manguinho, Julyana Vilar de França; Schwade, Elisete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4; ; http://lattes.cnpq.br/7787147951567099; Vale, Carlos Guilherme Octaviano do; ; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804; Braz, Camilo de Albuquerque;
    Diante da pesquisa de campo realizada com um grupo ligado ao universo da body modification, é possível perceber alguns usos e significados associados a essas formas de intervenções corporais. A body modification ou modificação corporal faz parte do circuito dos piercings e tatuagens, no entanto, são formas menos diluídas socialmente e consideradas mais extremas, como: escarificações, alargadores, implantes subcutâneos, língua bifurcada, surfaces e suspensões corporais. O objetivo desta dissertação é lançar um olhar antropológico sobre essas práticas, contextualizando os sujeitos envolvidos com essas técnicas, situando-os dentro de um enfoque relacional, percebendo seus percursos e trajetórias. As discussões estão centradas em torno da noção de construção corporal e estilo de vida na cidade. Ideais como distinção pessoal e imitação prestigiosa também estão presentes nesse universo, bem como questões ligadas a gênero, prazer, arte, e ao chamado circuito alternativo . Dessa forma, a etnografia aqui apresentada demonstra o caráter complexo e contemporâneo dessas práticas de marcações corporais, em que o corpo aparece como elemento central nas experiências dos sujeitos desta pesquisa
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Cidade Amorável [?]: negociação da presença de sujeitas trans em um município interiorano do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Queiroz, Josuel Silva de Souza; Porto, Rozeli Maria; http://lattes.cnpq.br/2743599189433997; https://orcid.org/0000-0001-6674-2443; http://lattes.cnpq.br/0613146375955687; Braz, Camilo; Schwade, Elisete; Rêgo, Francisco Cleiton Vieira Silva do
    Este estudo teve como objetivo analisar como travestis e mulheres trans de um município interiorano do estado do Rio Grande do Norte negociam sua presença nos espaços sociais em que circulam. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de viés etnográfico, realizada junto a nove travestis e mulheres trans oriundas desse estado. Em um primeiro momento, busquei apresentar a cidade de Amorável a partir de seus aspectos sociodemográficos, trazendo de forma resumida, características gerais relacionadas a sua constituição geográfica, social e política. Da mesma forma, visei mostrar o lugar que os corpos dessas sujeitas ocupavam e circulavam no município, compreendendo a categoria “lugar” ora como determinação dos espaços geográficos em si, ora como circunscrição de espaços/papéis sociais e políticos. Por seguinte, busquei compreender as estratégias que confrontavam os corpos das sujeitas com quem estabeleci diálogo nesta pesquisa, as barreiras que lhes eram impostas e dificuldades encontradas para o/no acesso aos espaços. Por fim, visei discutir sobre as táticas empregadas pelas interlocutoras para chegar e manter-se em determinados lugares, buscando compreender os modos pelos quais estabelecem a presença de seus corpos por meio da negociação de suas performances em meio aos espaços. A trajetória delas revelou modos distintos de se olhar para as questões das transgeneridades interioranas, mostrando que tais categorias não estão necessariamente presas dentro de uma mesma caixinha de significados. Por meio das negociações que realizam acerca de suas performances, como uso ou desuso do nome social, elas circulam entre os espaços geralmente negligenciados a esses corpos. Tais negociações não deslegitimam suas identidades, sendo então entendidas por elas como movimentos necessários e possíveis de serem realizados para ocupação e circulação de seus corpos nos espaços.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Conferências e pré-conferências de saúde LGBT no interior potiguar: cidadania e politização da diferença a partir da interiorização da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Santos, Horácio Estevão de Medeiros Amaral dos; Rêgo, Francisco Cleiton Vieira Silva do; https://orcid.org/0000-0002-8852-6212; http://lattes.cnpq.br/4438529628551741; http://lattes.cnpq.br/4407484444947744; Bay Junior, Osvaldo de Goes; https://orcid.org/0000-0002-1017-2346; http://lattes.cnpq.br/2537976144708382; Schwade, Elisete; http://lattes.cnpq.br/7195821721383755
    A pesquisa que deu origem a este trabalho, foi conduzida em Santa Cruz, Rio Grande do Norte, entre os anos de 2022 e 2023. Seu objetivo é resgatar a trajetória do ativismo em saúde na cidade de Santa Cruz, através de seu papel nas Conferências de Saúde LGBT, além de trazer como a Universidade está inserida nesse contexto de luta por direitos à saúde LGBT. Utilizando como recurso metodológico a etnografia, assim como o uso da observação participante e de diários de campo durante a pesquisa. A etnografia envolve uma imersão controlada e holística do contexto estudado, mas exige um preparo teórico prévio do pesquisador, embora surpresas no campo sejam inevitáveis. A observação participante permite que o campo revele a importância do silêncio e da compreensão da visão de mundo dos sujeitos pesquisados. Foi realizada a construção de dados em duas Conferências de Saúde LGBTQIA+, nos anos de 2022 e 2023, além do emprego de entrevistas com questionários semiestruturados com ativistas santacruzenses. Como resultado da pesquisa, foi observado que o ativismo em saúde em Santa Cruz apresenta-se de forma modesta, tendo suas atividades centradas nas Conferências de Saúde, onde explicitam seus desejos e anseios por direitos. Nas ocasiões de ativismo, os movimentos sociais tinham como reivindicações gerais: a busca por acesso à saúde integral; atendimento especializado na Atenção Primária à Saúde e parcerias com a Universidade. Ao final da pesquisa, foi encontrado que a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), desempenha importante papel na construção de direitos LGBT+, construindo um sistema de parceria com os movimentos sociais, através de seus estudantes, na promoção de direitos e busca por criação de políticas públicas direcionadas à esta população.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A cor das relações: corpo, idade e afetividade na experiência de mulheres negras em um bairro de Natal/RN
    (2019-08-13) Silva, Amanda Raquel da; Navia, Angela Mercedes Facundo; ; ; Schwade, Elisete; ; Lopes, Paulo Victor Leite; ; Silva, Vera Regina Rodrigues da;
    Essa dissertação é o resultado de uma pesquisa etnográfica sobre experiências afetivas de mulheres negras brasileiras, mais precisamente habitantes na cidade de Natal/RN. A partir de diálogos, conversas, acompanhamentos e diversos exercícios de escuta com seis interlocutoras, o trabalho explora a forma em que a expressão dos afetos e a construção de vínculos com outros significantes estão relacionados com a dimensão racial. As interlocutoras da pesquisa são mulheres negras residentes num bairro considerado periférico na cidade e estão na faixa etária dos cinquenta aos setenta e cinco anos de idade. A dissertação pretende contribuir com a reflexão sobre um assunto que não tem sido aprofundado nos estudos que tomam como cerne o tema da raça no Brasil; a saber: A afetividade. Assim, a dimensão afetiva atravessa o texto e as reflexões aqui propostas sobre corpo, saúde, beleza, amor, velhice. Simultaneamente a pesquisa visa contribuir com a reflexão sobre as complexidades das relações raciais no Brasil contemporâneo. A maioria de estudos sobre a raça no Brasil reconhece os efeitos contemporâneos do sistema colonial sobre a vida da população negra em matéria socioeconômica e política. Esse texto se inscreve na linha dos trabalhos –menos abundantes– que consideram que à população negra também foi-lhe negada a liberdade da expressão de suas emoções, de sua subjetividade afetiva e da oportunidade de constituir e manter laços e família. Ou seja, reconhece que a dimensão afetiva também carrega as marcas da história de dominação e subalternização das pessoas negras no país. Assim, as páginas a seguir buscam entender em que medida algumas experiências das interlocutoras, informadas pela raça, pelo gênero, pela classe, pela sexualidade e pela geração se interseccionam e impactam na construção de vínculos afetivos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Corpos no espelho: um estudo antropológico sobre as construções corporais através das cirurgias plásticas na cidade de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-28) Alves, Geísa Pereira; Coradini, Lisabete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; ; http://lattes.cnpq.br/8136471312201971; Duarte, Luiz Fernando Dias; ; http://lattes.cnpq.br/3609191414737777; Schwade, Elisete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4; Vale, Carlos Guilherme Octaviano do; ; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804
    Este trabalho é uma contribuição aos estudos antropológicos sobre a beleza e o corpo em segmentos médios urbanos. Procura analisar o processo de construção do corpo e sua relação com o individualismo e a beleza, bem como a realização de cirurgias plásticas estéticas, a partir de uma abordagem da construção social. Neste sentido, os pontos norteadores da discussão são o conceito de corpo como uma construção social e cultural específica de cada sociedade e os diferentes usos e representações que os diversos segmentos fazem deste. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho etnográfico com mulheres de vinte a quarenta e cinco anos, moradoras dos bairros de Tirol e Petrópolis da cidade de Natal-RN, no período de abril a novembro de 2006. O trabalho de campo incluiu a observação direta e entrevistas de mulheres e médicos cirurgiões plásticos
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    O cuidado e a saúde das mulheres negras em privação de liberdade: análise de uma unidade prisional no interior da Bahia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Guedes, Alessandra Leal; Porto, Rozeli Maria; http://lattes.cnpq.br/2743599189433997; http://lattes.cnpq.br/0218283490262159; Navia, Ângela Mercedes Facundo; https://orcid.org/0000-0001-9552-5763; http://lattes.cnpq.br/9174852118966092; Schwade, Elisete; Santana, Karine
    Este estudo aborda o fenômeno do encarceramento no Brasil e destaca as suas relações intrínsecas com o racismo, com foco na população carcerária feminina do país, que é a terceira maior do mundo. A saúde e o cuidado das mulheres negras nas prisões é uma das dimensões que este estudo se propôs a compreender. Através do campo da Antropologia da Saúde e a partir de uma abordagem decolonial e interseccional entre gênero, raça e classe, foi feita a análise das práticas de saúde no Presídio Regional Advogado Nilton Gonçalves, na cidade de Vitória da Conquista, no interior da Bahia. Os dados discutidos neste trabalho são resultados de entrevistas semiestruturadas com dez interlocutoras, nas quais buscou-se saber como as mulheres negras vivenciam o sistema prisional e o quanto tal realidade impacta os seus processos de saúde e adoecimento, bem como identificar como são acionadas as noções de cuidado, tanto pelas mulheres em privação de liberdade, como pelas profissionais de saúde e agentes carcerárias desse Presídio. Com os resultados obtidos foi possível constatar a impossibilidade de se refletir sobre o sistema prisional brasileiro, sem racializar e buscar desvelar suas complexas dimensões, as quais são profundamente imbricadas com a manutenção de um projeto genocida, perpetrado contra a população negra e pobre do país. Além disso, o adoecimento no sistema prisional é uma realidade naturalizada, e as doenças identificadas como predominantes entre as mulheres encarceradas na Unidade prisional estudada são hipertensão arterial, depressão, ansiedade e Síndrome de Borderline. Alguns dos sentidos do cuidado para essas mulheres encarceradas estão atrelados às suas memórias fora do cárcere, assim como também à práticas de autocuidado e cuidado que são coletivizadas entre parceiras de cela. Com isso, a relevância dessa pesquisa está em reforçar a urgência de agendas pelo desencarceramento, criando-se alternativas efetivas a partir da garantia do cuidado e saúde integral para a população carcerária, tendo como perspectiva o abolicionismo penal.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Deficiência, mobilidade e sociabilidade: um estudo antropológico sobre trajetórias e projetos de vida em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-11-19) Araújo, Fabiola Taise da Silva; Valle, Carlos Guilherme Octaviano do; Schwade, Elisete; http://lattes.cnpq.br/7195821721383755; Meinerz, Nádia Elisa; http://lattes.cnpq.br/0833029650495523; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804; http://lattes.cnpq.br/8718456394925005
    Este trabalho pretende realizar uma pesquisa antropológica entre pessoas com deficiências em Natal/RN, tendo como objetivo analisar a constituição social da experiência das deficiências (ALVES & RABELO, 1999; MARTINS, 2010). As análises presentes pretendem entender essas experiências ancoradas no “modelo social da deficiência” (DINIZ, 2007). A metodologia utilizada consiste em pesquisa etnográfica, dividida entre observação participante e entrevistas semi-estruturadas, e análise de histórias de vida, no intuito de entender as “trajetórias” e “projetos” (VELHO, 1986; 1994) empreendidos no cotidiano de nossos interlocutores, pessoas com deficiências, frequentadores da Associação de Deficientes Físicos do RN (ADEFERN), e de outras instituições, tais como: UFRN, clube SADEFERN e as Companhias de Dança Contemporânea: Gira Dança e Roda Viva; entre outros espaços e redes sociais. A proposta de investigação desses diversos espaços é entender quais os caminhos traçados por essas pessoas, as interligações existentes entre elas e a construção de suas “interações sociais” (GOFFMAN, 2009), dentro do que chamamos, para fins dessa dissertação, de “campo social das deficiências” (BOURDIEU, 2007), formando um cenário de sociabilidades e possibilidades de atuação na cidade de Natal/RN.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Dos atos confessos aos afetos não-ditos: Um olhar sob as múltiplas experiências femininas a partir da análise dos discursos jurídicos, jornalísticos e orais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-11-04) Silva, Edivalma Cristina da; Schwade, Elisete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4; ; http://lattes.cnpq.br/5413190279738775; Osorio, Andrea Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/6909409179119225; Wolff, Cristina Sheibe;
    Mulheres, subjetividades, experimentações. Esse trabalho caminha pela análise das relações de gênero, sexualidade, corpo e subjetividades, delimitando como enfoque precípuo desnaturalizar as representações de feminilidade e masculinidade e a subjetividade modelizada pelos discursos normativos, ao mostrar sua transcendência com base na multiplicidade de experiências, desejos e modos de vida entrelaçados por homens e mulheres da sociedade caicoense, entre as décadas de 1900 a 1945, em Caicó/RN. Para isso, adotou-se uma metodologia dialógica entre as referências bibliográficas, teóricas e as fontes, as quais se constituíram em artigos do Jornal das Moças; processos-crime de defloramentos, abortos, infanticídios e lesões corporais; fontes iconográficas e memórias de caicoenses que viveram na cidade de Caicó/RN durante o recorte temporal trabalhado. Por meio dessas fontes, esse trabalho analisa a construção discursiva do feminino pela Justiça e Jornal das Moças que centrados nos discursos higienistas e normalizadores difundiram estereótipos de feminilidade e masculinidade, as quais acabaram por universalizar as experiências femininas em polaridades e oposições binárias em relação ao masculino, delineando-as enquanto assexuadas, irracionais, anestesiadas para o prazer e biologicamente destinadas ao lar, moldando subjetividades que não criava saídas para os processos de singularização. Essas polaridades, efeitos das práticas reguladoras da sexualidade e do gênero, naturalizaram e legitimaram as representações de namoro, maternidade e honra que embora tenham sido incorporados não passivamente! por homens e mulheres na construção da subjetividade, ainda assim não se sustentaram diante da realidade sócio-cultural e econômica das camadas mais populares. Assim, nesse trabalho emerge uma multiplicidade de mulheres que entrelaçaram relações amorosas informais, mantiveram relações pré-maritais, trabalharam fora de casa, estabeleceram múltiplos arranjos familiares e redes de ajuda, foram mães solteiras sem necessariamente serem consideradas mulheres desonradas pelo seu grupo social, constituíram contratos matrimonias sem centrarem-se no casamento civil, utilizaram beberagens para fazer vir às regras , constituindo múltiplas formas de vivências e experimentações. Essas experiências subjetivas femininas possibilitaram perceber que as representações acerca do corpo, sexualidade, namoro, maternidade e honra dessas mulheres se constituíram enquanto moleculares e particulares. Foram os afetos não-ditos das sexualidades femininas que possibilitaram analisar a construção de subjetividades singulares como um processo aberto, contínuo, ativo, produzindo novos territórios, formas de vida e cartografias do desejo
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    É a luta da gente! : juventude e etnicidade na comunidade Quilombola de capoeiras (RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-28) Freire, Maíra Samara de Lima; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058; ; http://lattes.cnpq.br/9738549935676731; Schwade, Elisete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4; Souza, Vânia Rocha Fialho de Paiva e; ; http://lattes.cnpq.br/6576287186569143
    Proponho neste trabalho refletir sobre a formação de uma juventude quilombola enquanto sujeito político , tomando por base as experiências, as expectativas pessoais e os projetos sociais destes na construção de uma identidade política quilombola na comunidade quilombola de Capoeiras, localizada no município de Macaíba (RN). Lanço olhar, especialmente, sobre duas situações sociais, os projetos: do Pau-Furado Juvenil e da Swingueira Quilombola, são danças que têm como protagonistas ou como público-alvo parcelas dos jovens da comunidade que nestes legitimam e inovam suas tradições e passam a desempenhar papéis e posicionamentos cruciais na construção das identidades étnica e de geração dentro de um projeto político de comunidade. Procura-se perceber o lugar da juventude nesse novo contexto de afirmação política e identitária. Trata-se, portanto, de compreender a juventude localmente em sua diversidade a partir de diferentes contextos sociais, culturais, políticos e econômicos
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    "É uma educação diferente": sentidos e significados de experiências educacionais a partir de um curso pré-vestibular LGBT
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-14) Braga, José Ricardo Marques; Schwade, Elisete; http://lattes.cnpq.br/7195821721383755; http://lattes.cnpq.br/4373044480769300; Galan, José Ignácio Pichardo; Paiva, Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Lopes, Paulo Victor Leite; http://lattes.cnpq.br/7595515282110283; Porto, Rozeli Maria; Nascimento, Silvana de Souza
    Esta investigação social tem por objetivo a compreensão das experiências tecidas por indivíduos, em sua grande maioria LGBT, no contexto de um curso pré-vestibular LGBT - ofertado no interior de um coletivo - da cidade de Fortaleza. Tal empreendimento, que é também um programa de extensão na Universidade Estadual do Ceará, fundado entre os anos de 2015 e 2016, possui como finalidade o combate à transfobia e demais preconceitos, sobretudo nos espaços escolares, mas em toda a estrutura social. Entendendo que a educação é tomada como pilar fundamental na atuação deste coletivo, como forma de luta contra a transfobia e demais preconceitos, ofertando cursinho preparatório para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), formação profissionalizante, cursos de idiomas, cursos de extensão e outras capacitações educacionais, visando possibilitar o acesso a espaços como as universidades para segmentos historicamente alijados desses ambientes (como travestis e pessoas trans), busco analisar os significados das experiências pedagógicas (e não propriamente pedagógicas) que se engendram nas atividades deste coletivo, especificamente no curso pré-vestibular. Metodologicamente, parto de um viés etnográfico, elegendo a observação participante como cerne, utilizando ainda de entrevistas, de conversas informais e observação participante no ciberespaço, tendo em vista o contexto da pandemia do novo coronavírus que atravessa esta pesquisa e a direciona aos ambientes virtuais. Observa-se, inicialmente, que a compreensão do que significa “viver o/no curso pré-vestibular”, assim como os sentidos de traçar um itinerário educativo nas formações propiciadas, remete-nos às memórias das experiências escolares pregressas, tomadas, via de regra, pelo sofrimento e pelo “bullying”, em contraste relativo com a vivência pedagógica presente, classificada como uma “educação diferente”, já que pensada, construída e vivida entre e por LGBT’s (em sua imensa maioria), demarcando, em certo grau, diferenciações entre vivências escolares deste curso pré-vestibular e outras experiências educacionais pregressas. Ainda que possamos afirmar uma relativa similaridade entre os sujeitos participantes, é preciso destacar que os significados produzidos nas experiências escolares são plurais e heterogêneos, bem como são os sentidos que motivam o engajamento e a participação em tal coletivo. É a compreensão desses agenciamentos, processos de significação e reelaborações de si e de seus itinerários educativos que busquei analisar, observando a heterogeneidade que recobre as experiências estudadas, mesmo no contexto pandêmico onde os processos pedagógicos se deram no ciberespaço e onde se observam especificidades próprias do fazer educativo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Emoções, documentos e subjetivação na construção de transexualidades em João Pessoa/PB
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10-06) Alexandre, Juliana Ribeiro; Valle, Carlos Guilherme Octaviano do; ; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804; ; http://lattes.cnpq.br/7918895363398999; Schwade, Elisete; ; http://lattes.cnpq.br/7195821721383755; Moutinho, Laura; ; http://lattes.cnpq.br/9156992025883151; Porto, Rozeli Maria; ; http://lattes.cnpq.br/2743599189433997
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma os componentes afetivos envolvidos na relação de transexuais com os documentos constituem modos específicos através dos quais essas pessoas se reconhecem e constroem seus corpos e suas trajetórias, seus projetos de vida e sua relação com os outros. Entendemos que os documentos, sejam os de identificação pessoal sejam os produzidos pelos movimentos sociais, atores jurídicos e da saúde e pelo Estado, são experienciados pelas pessoas trans para além da função administrativa de que são inicialmente pensados, mas também comportam uma série de experiências emocionais que marcam seus processos de subjetivação, na forma como essas pessoas produzem a si mesmas e se projetam no mundo em suas redes de socialidade. Elegemos como campo de pesquisa duas instituições localizadas na cidade de João Pessoa (PB), observando o intenso movimento institucional, político, social em favor dos direitos à transexuais que vem ocorrendo nessa cidade nos últimos anos. Dessa forma, o Centro de Referência dos Direitos dos LGBT e Combate à Homofobia (Espaço LGBT) e o Ambulatório de Saúde de Travestis e Transexuais foram os espaços onde encontramos nossos interlocutores e analisamos suas experiências com os documentos observando dois aspectos centrais: a busca pela alteração de prenome no registro civil e a relação das pessoas trans com os documentos produzidos pelas políticas e serviços de saúde tais como os protocolos, os prontuários, as receitas e os laudos psiquiátricos. Percebemos que, embora haja divergências quanto a percepção que os nossos interlocutores têm sobre a documentação que regulamenta os serviços de saúde, todos relataram experimentar constrangimento nas situações de interação social quando tem quem fazer uso de uma documentação que não está coerente com a performance e “fachada social” que assumem. Além dos relatos de constrangimento, vimos que a argumentação do sofrimento social e do trauma tem embasado as plataformas dos movimentos sociais, das políticas públicas, os processos jurídicos e se convertem em “narrativas de dor”, que apresentam forte potencial micropolítico na demanda por direitos para as “pessoas trans”.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A encruzilhada da vida política em assentamentos de reforma agrária no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-28) Fernandes, Melquisedeque de Oliveira; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; ; http://lattes.cnpq.br/8668443392094556; Schwade, Elisete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4; Moura, Olga Nogueira de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/6152915149142976
    Dentro do caro processo histórico de luta pela terra no Brasil, os assentamentos rurais representam um marco de conquista de trabalhadores rurais sem terra. A princípio, oferecem condições básicas de sobrevivência, através do acesso à terra e suporte inicial para sua exploração. Ao mesmo tempo, são estimuladas formas de organização política das famílias para que consigam lidar com os novos desafios do cotidiano. O momento que segue à conquista da terra e, por conseguinte, a construção do assentamento enquanto projeto de vida e de trabalho, é atravessado por demandas objetivas e subjetivas, com destaque para as alternativas de produção agrícola e estratégias de articulação coletiva. As associações de assentados, originalmente formadas como dispositivos de gestão coletiva da terra, são também espaços reservados para sociabilidade política, que orientada por princípios participativos, pode conduzir os assentados às novas conquistas, ditadas no ritmo das experiências cotidianas. O objetivo desse trabalho é o de buscar compreender formas de participação no âmbito destas associações e a maneira pela qual isto se traduz em melhores condições de vida para o grupo, a partir das experiências de assentamentos localizados nos Territórios da Cidadania Mato Grande e Açu-Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. As concepções teóricas que orientam esta análise concentram-se nas discussões sobre democracia e participação (Paterman, Putnam, Bodernave) e nas reflexões sobre o mundo rural (Medeiros, Martins, Woortmann e Woortmann, Bergamansco). Do ponto de vista metodológico, diferentes estratégias foram desenvolvidas: a observação direta, o registro em caderno de campo, a aplicação, in loco, de questionários socioeconômicos às famílias assentadas e entrevistas semi-estruturadas com as lideranças internas. Com isso, pudemos constatar que as formas de participação nas associações operam em dois sentidos: de um lado, promovem oportunidades de assimilação de capacidades democráticas acompanhada de noções de direitos sociais e redefinição de padrões políticos; de outro, oferece efetivamente a possibilidade dos próprios assentados conduzirem, com relativa autonomia, a organização política e suas mudanças em direção a um modo de vida que desejam ter no assentamento
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Enquanto espera: o acolhimento institucional de crianças e adolescentes na Casa de Passagem III. Cuidado, controle ou proteção?
    (2013-10-07) Correia, Danielma dos Santos; Schwade, Elisete; ; http://lattes.cnpq.br/7195821721383755; ; http://lattes.cnpq.br/3822809040042354; Valle, Carlos Guilherme Octaviano do; ; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804; Porto, Rozeli Maria; ; http://lattes.cnpq.br/2743599189433997; Longhi, Marcia Reis; ; http://lattes.cnpq.br/6213186075424256
    Diante da pesquisa de campo realizada na Casa de Passagem III, localizada na cidade de Natal/RN com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional no período de março de 2012 a abril de 2013, foi possível conhecer algumas significações construídas sobre família e acolhimento institucional por parte daqueles que vivenciam e/ou vivenciaram o acolhimento institucional na Casa de Passagem observada. O acolhimento institucional faz parte das formas atuais de proteção legalmente existentes no Brasil aplicadas em caso de violação dos direitos à crianças e adolescentes. Esta forma de intervenção do Estado é feita através de entidades de atendimento a criança e ao adolescente espalhadas por todo o Brasil, que são de acordo com o artigo 90 do ECA e a Lei 12.010 de 03 de agosto de 2009, responsáveis pelo planejamento e execução de programas de proteção e sócio-educativos destinados as crianças e aos adolescentes. Dentre estas entidades de atendimento existentes na legislação brasileira, as que funcionam em regime de acolhimento institucional, podem ser divididas em três modalidades: Abrigo Institucional para Pequenos Grupos, Casa-lar e Casa de Passagem. O objetivo desta dissertação é pensar este espaço como um lugar produtor e reprodutor de significados sobre o que venha a ser família, acolhimento institucional, cuidado/proteção/controle para as crianças e adolescentes abrigados na Casa de Passagem III.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Escola e gênero : representações de gênero na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-06-23) Bezerra, Josenildo Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795603A8&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Gontijo, Fabiano de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7539767705260462; Schwade, Elisete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4
    O estudo Escola e Gênero: representações de gênero na escola nos remete à questão da formação do ser social, partindo de uma análise do ato do brincar na infância e de como este constitui aspecto importante na construção simbólica do universo infantil. Ao partir de uma análise do cotidiano de crianças em situação escolar e de como elas atualizam no brincar os valores sociais dominantes, propomos pensar as relações entre ideologia, representações e gênero como aspecto da formação das crianças na atividade escolar. O brinquedo, um instrumento que vai interagir e tomar forma na brincadeira, também está impregnado de conceitos culturais e da bipartição entre feminino e masculino. Sua forma, cor, funcionalidade e seu uso vêm direcionados por categorias de gênero. Na escola, os conceitos ideológicos possuem seu papel fundamental que é o de domesticar os impulsos, os desejos e normalizá-los, sem muitas vezes serem percebidos pelos profissionais da educação. Na educação escolar infantil, o momento da brincadeira tem sido visto sob outros ângulos e passou a ser tão importante quanto às disciplinas pedagógicas formais. Embora pareça não ter sido percebido pela escola como outra coisa que não seja apenas um momento de lazer, podemos perguntar se, justamente aí, na atividade do brincar, a escola não cumpriria seu papel de reforçar a cultura da separação de gênero e suas extensões, sustentadas pela sociedade, em geral, em detrimento do feminino e em favor da supremacia do masculino. Estes pontos abordados serão importantes para uma nova visão, tanto social como no universo escolar, sobre como as brincadeiras e os brinquedos são importantes na formação do indivíduo e como estes brinquedos trazem consigo elementos ideológicos de reforço das hierarquias, desigualdades, preconceitos em torno ao gênero. Para fundamentar nosso estudo, estaremos nos apoiando em autores como Kishimoto, Berger & Luckmann, Brougère, Sousa Filho, Bourdieu, Badinter, Geertz, Grossi, Louro, Foucault, Áries, entre outros
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM