Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Segundo, Larissa Lilian Costa Firmino"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Métodos terapêuticos não farmacológicos para o manejo do estresse em acadêmicos de enfermagem: revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-29) Segundo, Larissa Lilian Costa Firmino; Macedo, Eurides Araújo Bezerra de; 0000-0002-8056-9349; https://lattes.cnpq.br/6378952492418729; 0000-0002-7572-2687; http://lattes.cnpq.br/5703246968507884; Dantas, Dândara Nayara Azevedo; 0000-0002-4759-9458; http://lattes.cnpq.br/5337191302271178; Diniz, Késsya Dantas; 0000-0001-6784-3166; http://lattes.cnpq.br/6905727224383587
    O estresse é uma resposta natural do organismo e, uma das formas de enfrentamento, é o uso de Práticas Integrativas e Complementares. O objetivo deste estudo é identificar, na literatura científica, métodos terapêuticos não farmacológicos no manejo do estresse para acadêmicos de enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, executada de maio a agosto de 2024, através das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, ScienceDirect, Web of Science e SciELO. Utilizou-se o cruzamento entre Descritores em Ciências da Saúde e operadores booleanos, formando 04 estratégias de busca: “Complementary Therapies” AND “Nursing Students” AND “Psychological Stress”; “Complementary Therapies” AND “Nursing Students”; “Complementary Therapies” AND “Psychological Stress”; “Nursing Students” AND “Psychological Stress”. Foram encontrados 5.204 artigos e, por meio da revisão em pares, foram selecionados 11 artigos para esta revisão. Enquanto critérios de inclusão, foram priorizados estudos dos últimos 05 anos, completos, gratuitos, em Português, Inglês e Espanhol. Os artigos foram armazenados no software Rayyan e na planilha do Microsoft Excel. Todos os artigos incluídos na revisão abordaram acadêmicos de enfermagem. Os métodos terapêuticos não farmacológicos identificados foram yoga, representando 36,3% dos artigos incluídos; essências florais, mindfulness e musicoterapia, representando, individualmente, 18,1% dos artigos incluídos; relaxamento muscular progressivo, aromaterapia e toque terapêutico, representando, individualmente, 9,09% dos artigos incluídos. Os acadêmicos de enfermagem estão vulneráveis ao estresse devido à pressão do ambiente estudantil, portanto, a partir dos estudos incluídos nesta pesquisa, constatou-se a redução dos níveis de estresse e ansiedade, bem como o melhor desempenho acadêmico, após o uso dos métodos terapêuticos não farmacológicos. Conclui-se a necessidade da implementação do uso de métodos terapêuticos não farmacológicos para os alunos de enfermagem, pois, como apresentado nos estudos analisados, os níveis de estresse reduzidos tornam os graduandos mais ativos e produtivos durante o dia, permitindo a otimização do desempenho curricular e da qualidade de vida, tal qual o desenvolvimento positivo das habilidades de enfermagem.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM