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Navegando por Autor "Seixas, Rebeka Caroça"

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    Dissertação
    Desidentificação de gênero: experiência queer na performatividade da drag queen
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-31) Oliveira, Nicholas Gomes Viana de; Ciotti, Naira Neide; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; http://lattes.cnpq.br/6205905394507935; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068
    Esta pesquisa visa refletir sobre a performatividade de gênero existente na minha prática cênica como professora drag queen performer. Nesse sentido, como estratégia metodológica relato minha formação em criação enquanto uma pessoa queer em processo pessoal de desidentificação. Desse modo, por um lado, utilizei a sala de aula como lugar de laboratório de performance, a fim de compreender a corporeidade presente no estado queen, e, por outro, a partir de experiências busco dialogar com pessoas marcadas por uma narrativa de resistência em performance queer. Os espaços abordados nesta dissertação são territórios de poder que se reconfiguram através das andanças de um corpo dissidente, clamando contra a normatividade e a ordem compulsória. O resultado desta dissertação é um relato, na forma de texto-performance de um corpo em trânsito migrando por caminhos errantes que se contaminam além das fronteiras para revelar suas práticas de performance e a criação de um laboratório drag.
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    Tese
    Do romanesco à cena: transbordamentos infinitos em Querô, uma reportagem maldita de Plínio Marcos
    (2018-04-09) Cândido, Isamabéli Barbosa; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; ; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; ; Moura, Monize Oliveira; ; Seixas, Rebeka Caroça; ; Collaço, Vera Regina Martins;
    Este trabalho faz uma reflexão teórica de aspectos relativos à nova forma dramatúrgica, em desenvolvimento no teatro brasileiro moderno e contemporâneo, trata-se de um estudo, a partir das leituras de Querô, uma reportagem maldita, de Plínio Marcos (1992, 2003, 2009). Compara-se, neste percurso, a adaptação do romance pelo próprio Plínio Marcos para o texto dramatúrgico e a apropriação, nos termos de Beigui (2006), que culmina no espetáculo, elaborado pelo grupo teatral de São Paulo, o Galpão Folias d‟Arte, com o objetivo de discutir criticamente as leituras e construção dessas produções. Observou-se que o processo apropriativo resulta em uma forma dramatúrgica profundamente ligada às propostas de Jean-Pierre Sarrazac (2000, 2011, 2012), uma vez que aponta para o “rapsódico”, sobretudo porque se percebe nas várias leituras de Querô uma forma mais livre, cujos limites entre mimese e diegese estão tênues, como um conceito que amplia a mudança de paradigma, o “drama- da- vida” (termo do próprio Sarrazac). Pesquisa-se também sobre a romancização, uma vez que o conceito de “rapsódia”, pensado por Sarrazac (2002; 2012), de algum modo, está relacionado à discussão apresentada por Bakhtin (1998) sobre a “romancização”. Esta Tese, incluída no âmbito dos estudos comparativos, devido apresentar um caráter intermidial, propõe discutir, através da análise/comparação de Querô, os elementos do trágico, tendo em vista que, nela, se defende a presença de um “trágico do quotidiano” bem como, conforme Sarrazac (2013), a presença do homem comum, o impersonagem que vai sustentar o princípio do trágico no autor trabalhado.
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    TCC
    ILHA DO MEDO: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DO SIMBOLISMO EM SCORSESE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Siqueira, João Gabriel Sotero; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; http://lattes.cnpq.br/2066778024904474; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; Oliveira, Adriano Moraes de; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626
    O longa-metragem, Ilha do Medo, estreou nos cinemas em 2010, traduzindo o romance escrito por Dennis Lehane em 2003, Shutter Island. Dirigido por Martin Scorsese, o filme conta a história do detetive Teddy Daniels, interpretado por Leonardo DiCaprio, no Hospital de Ashecliffe para Criminalmente Insanos. Após detectar traços potencialmente simbolistas no longa, este estudo realizou um levantamento de material bibliográfico sobre a origem e principais obras do movimento, com o objetivo de identificar e discutir criticamente as características simbolistas no filme de Scorsese. Os estudos de Álvaro Cardoso Gomes (1994), Elisana de Carli (2013) e Maria Thereza Azevedo (2011) foram utilizados como base para a análise, que se debruçou principalmente na peça A Intrusa (1890), do dramaturgo belga Maurice Maeterlinck, para identificar paralelismos com Ilha do Medo.
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    Tese
    Metadramaturgia e escrita performática na obra dramatúrgica de Nikolai Gógol
    (2016-04-29) Seixas, Rebeka Caroça; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; ; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; Dias, Luciana da Costa; ; Barbosa, Marcio Venicio; ; Lima, Maria Hozanete Alves de;
    Esta pesquisa é produto de uma reflexão teórica sobre a obra dramatúrgica do escritor russo Nikolai Gógol e os modos pelos quais as suas experiências iniciais e o contexto histórico foram determinantes, não apenas para construção de uma identidade no seu trabalho como autor, mas também, para as diferentes formas de concepção e construção da obra dramática que surgem no contexto do teatro moderno. O trabalho se detém à análise da trilogia metadramatúrgica gogoliana que compreende as seguintes peças: O inspetor geral (1836), À saída do teatro depois da representação de uma nova comédia (1842) e Desenlace de O inspetor geral (1846). Dessa forma, são de interesse particular para esse trabalho, os conceitos de metadramaturgia e escrita performática, os quais serão basilares para a análise da obra do dramaturgo. O estudo sobre a metadramaturgia será trabalhado a partir da análise da metalinguagem e do metateatro para que, assim, possamos compreender como se estrutura a ideia de metadramaturgia e como esse conceito pode ser utilizado na análise de obras dramatúrgicas. O conceito de escrita performática compreende o estudo da obra a partir do viés performativo, ao entender o autor e o leitor/espectador como protagonistas desta relação. A partir dos estudos desses dois conceitos, de metadramaturgia e de escrita performática, poder-se-á compreender, mais profundamente, os diferentes aspectos da obra do autor, principalmente, no que se refere à atualidade de sua escrita.
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    Dissertação
    Uma metamorfose: o artista-docente, entre lugares comuns e lugares distintos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Oliveira, Daniela Dantas Gonçalves de; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626; http://lattes.cnpq.br/2029250744514076; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Silva, Keila Fonseca e
    Esta dissertação diz respeito à pesquisa denominada “Uma metamorfose: o artista-docente, entre lugares comuns e lugares distintos”. O respectivo objetivo deste trabalho é apresentar a identidade do artista-docente, em particular o da área do teatro, quando atua em sala de aula, no contexto do ambiente público de ensino, conciliando os papéis de artista e de professor de forma híbrida. Aborda-se as características peculiares e o diálogo em torno do processo, a partir de uma análise bibliográfica e das experiências de profissionais da área, buscando ampliar o discurso dos artistas que se encontram em situação pedagógica. Todavia, não menosprezando e levando em consideração àqueles que somente ministram a disciplina de Arte de forma teórica. Tudo isso, visto que, enquanto artista-docente passei a refletir sobre a minha prática cotidiana, identificando a forma plural de tratar os processos de cunho artístico com base nas relações e conteúdo que surgem dos alunos. Tal problemática consiste em responder as seguintes questões: Em que medida o fazer artístico transforma o espaço de sala de aula, promovendo um encontro de valores e referências na contribuição do ensino-aprendizagem? Qual motivação garante que o artista possa usar o ambiente escolar para desenvolver práticas artísticas-culturais? Esses questionamentos se fizeram necessário, pela ótica e considerando a contribuição oportuna, que se dá quando esses papéis, o de professor e a do artista se complementam. Na compreensão de que, enquanto artista-docente, sendo um ou outro não se dissociam, mas se articulam, envolvendo a prática e a teoria em uma dinâmica contínua. Ainda assim, esse estudo apresenta o artista-docente imbuído em propostas que começam de exercícios com experiências artísticas-estéticas à didáticas-pedagógicas. Fomentou-se uma análise do fazer arte em sala de aula, da postura do artista que se inclina a ensinar de forma contemplativa e reflexiva. Para tanto, levou-se em consideração as opiniões apuradas através de um questionário com professores de arte e artistas-docentes da rede pública de ensino, licenciados no curso de teatro pela UFRN, além de trazer o relato/imagens de experiências vivenciadas. Bem como, para o estudo e o desenvolvimento da escrita deu-se como referência: Telles et al. (2021), Perobelli (2009), Loponte (2005, 2010), Corazza (2023), Born (2012), Dewey (2010), Eisner (2008), Larrosa (2015), Arroyo (2000), Paulo Freire (1996), Rancière (2002) dentre outros. Tudo para que seja ampliado o conhecimento da função que desempenha o artista-docente, na esperança de auxiliar no processo de identificação de semelhantes.
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    Dissertação
    O teatro de bonecos popular em sala de aula: ressignificando saberes no ensino de teatro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-18) Oliveira, Wandeson Alves de; Carrico, André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; http://lattes.cnpq.br/1281390710517180; Araújo, José Sávio Oliveira de; Seixas, Rebeka Caroça
    Esta pesquisa tem como objetivo principal experimentar e refletir sobre abordagens metodológicas para o Ensino de Teatro, que possam contribuir para uma emancipação de saberes dos discentes, por meio da prática do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido ao longo do terceiro bimestre, do ano letivo, da Escola Estadual Belém Câmara, escola pública localizada no bairro Cidade da Esperança, na zona oeste de Natal/RN, com os alunos das turmas dos 6° anos, do Ensino Fundamental II. Como procedimentos metodológicos utilizaram-se, oficinas de confecção de bonecos, com materiais reciclados. Todo o processo foi registrado por meio de fotos e vídeos, bem como anotações no diário de bordo. Tem como referências teóricas como Sandro Roberto dos Santos (2022), André Carrico (2016, 2017), Zildalte Ramos de Macêdo (2015), José Savio de Oliveira Araújo (2015), Canclini (2015), Graça Cavalcanti (2011), Ana Mae Barbosa (2010), Paulo Freire (1996), Ana Maria Amaral (1996), Fernando Augusto Gonçalves Santos (1979), Hermílio Borba Filho (1969) , José Jorge de Carvalho (1991). A presente pesquisa proporcionou uma vivência artística acessível e significativa, fortalecendo a identidade cultural dos estudantes do 6º ano da referida escola pública. O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste funcionou como uma ferramenta de expressão e aprendizagem, permitindo que os alunos explorassem suas realidades sociais por meio da arte.
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    Dissertação
    Percursos da criação poética de uma encenadora-dramaturga: investigações a partir do processo criativo MAURÍCIO
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-29) Azevedo, Thayanne Percilla Santos de; Haderchpek, Robson Carlos; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/1409091650964761; Moura, Monize Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8651689252671301; Seixas, Rebeka Caroça
    Essa pesquisa-participativa de caráter experiencial nasce de uma prática artística que vem sendo desenvolvida há quatro anos por uma artista-pesquisadora que concebe montagens cênicas enquanto encenadora-dramaturga em um grupo jovem de teatro, transpondo a literatura autoral para a dramaturgia e esta para a encenação. Tal pesquisa utilizou como estudo de caso um recorte do processo criativo MAURÍCIO, do Grupo Interferências de Teatro, sendo material de análise a Peça-Experimento Maurício (2018) e a primeira fase da montagem do espetáculo Maurício, que se desdobrou na criação de Maurício: Uma Cena Experimento Virtual (2020). Pretende-se com esta investigação compreender o que é a função de encenadora-dramaturga, o que caracteriza essa função e quais os procedimentos de criação usados na criação poética de uma encenadora-dramaturga, sendo estes aspectos analisados em um contexto de grupo de teatro que atravessa e é atravessado pela pesquisa. Ao fim desta pesquisa, tem-se o registro de um trabalho desenvolvido de forma colaborativa por uma encenadora-dramaturga em um grupo jovem e independente do teatro potiguar.
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    TCC
    Possibilidades pedagógicas para aulas de teatro no ensino médio: há encontro no formato remoto?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-15) Pereira, Claudilene Regina de Medeiros; Coutinho, Karyne Dias; Alves, Jefferson Fernandes; Seixas, Rebeka Caroça
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da experiência docente experimentada na disciplina de Estágio Supervisionado de Formação de Professores IV do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN, realizado numa turma de primeiro ano matutino do Curso Técnico Integrado em Informática, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Parnamirim (IFRN). Partindo inicialmente da seguinte questão norteadora: é possível promover o encontro com jovens em aulas de teatro escolar no formato remoto?, este TCC objetiva refletir sobre as adequações que se fizeram necessárias para promover o ensino de teatro escolar para jovens no contexto pandêmico e as estratégias pedagógicas utilizadas para possibilitar a proximidade com os estudantes, mesmo no formato remoto. Para tanto, propõe-se aqui também uma reflexão sobre a formação docente e a disciplina de Estágio como campo de experimentação na construção de futuros professores e professoras de Teatro.
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    Dissertação
    Roteiro performativo: circuito de intervenções pedagógicas na prática do professor-performer
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Silva, Renan Carlos Medeiros da; Ciotti, Naira Neide; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; http://lattes.cnpq.br/6680123864481593; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Rupp, Bettina; http://lattes.cnpq.br/5489366541448342; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626
    Esta pesquisa-intervenção dialoga com o híbrido professor-performer no processo de criação de uma prática denominada roteiro performativo. Realizada com turmas do ensino básico fundamental e médio da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (Natal – RN), as intervenções no corpo escolar foram apresentadas na jornada Nuvem de Partilhas – O Chão no Qual Pisamos (2019), realizada na escola pelo LABPerformance (Laboratório de Performance e Teatro Performativo - UFRN). Estruturada em formato de material educativo, apresenta quatro cadernos dissertativos compostos pelos roteiros performativos das ações pedagógicas presentes no catálogo do evento; colagens e fotografias; mídias e textos escritos durante a sua realização. No caderno Lousas: o pensamento em arte na prática do professor-performer, há um diálogo sobre o trajeto de composição dos projetos de performance e como eles partiram do conteúdo em arte ensinado em sala de aula para o conjunto de roteiros performativos criados nesta pesquisa. Em um segundo momento, o caderno Cartografias: configurações para os elementos corporais da performance, expõe as intervenções que surgiram nessas vivências entre o professorperformer e o corpo discente por meio de visualizações de mapas, linguagens e afetos. O terceiro caderno, Roteiro Performativo: laboratórios pedagógicos em práticas work in process, tem a finalidade de perceber como o professor-performer opera a criação coletiva de um roteiro performativo, ele consiste em uma reflexão dos acionadores performativos do corpo imerso em laboratórios work in process e quais elementos compõem a sua escrita. Há o Roteiro Performativo: circuito de ações pedagógicas em performance, onde são publicadas as 30 práticas criadas nesta pesquisa. Ele pode ser consultado em qualquer momento da leitura e é um convite ao leitor para ativá-las por meio da experiência. Portanto, ao fomentar no espaço da escola pública poéticas particulares conectadas intimamente ao seu trajeto pessoal fora dela, o roteiro performativo se constitui como expressão dos questionamentos que professores e alunos trazem para a sua formação. As diferentes formas de ancoragem do desejo nos processos subjetivos das diferentes identidades do corpo escolar produziram o exercício da linguagem artística para dar corpo aos impulsos gerados, de acordo com os valores expressos nos direitos humanos.
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    TCC
    SOL, PEDRAS E PUNHAIS: O ESPAÇO IMAGÉTICO DO CANGAÇO NA DRAMATURGIA POTIGUAR
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Chacon, Emily Rebeca Silvestre; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; https://lattes.cnpq.br/1471312055928019; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; Vieira, Elisa Martins Belém; http://lattes.cnpq.br/8090089849645275; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o espaço imagético do cangaço na dramaturgia potiguar. Para tal feito, exploraremos a antologia De Sol, de Pedras e Punhais (2007), do célebre dramaturgo, poeta e jornalista potiguar Racine Santos (1948). Assim, em três peças, investigaremos o espaço que perpassa o imaginário nordestino, especialmente o potiguar, no que diz respeito às estruturas que compõem o cangaço. Tais temáticas evocam discussões espinhosas sobre identidade nordestina e o banditismo social. Para tanto, as obras de Durval Muniz, A Invenção do Nordeste (2011), e de Luiz Bernardo Pericás, Os Cangaceiros: Ensaio de Interpretação Histórica (2010), nos nortearão para um estudo mais objetivo, sem deixar de considerar o caráter subjetivo dessas temáticas.
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    Dissertação
    O Teatro de Augusto Boal e suas contribuições para uma educação crítica: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Siqueira, Marluce Silva Soares; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626; http://lattes.cnpq.br/7159970429574168; Carrico, André; Araújo, Rummenigge Medeiros de
    O presente artigo visa relatar uma experiência com o Ensino de teatro, a partir dos jogos teatrais de Augusto Boal, no Ensino Fundamental, Anos Iniciais, da Escola Municipal Reginaldo Ferreira Neto, localizada na Zona Norte de Natal/RN. O objetivo da pesquisa é analisar as contribuições do ensino do teatro no processo de aprendizagem e formação do sujeito, por meio do teatro do oprimido, estimulando-os a identificar os temas de situações opressoras e suas possíveis soluções, promovendo reflexões para uma Educação Crítica. O caminho metodológico foi a Pesquisa Ação que proporciona melhor preparação aos estudantes para ações reais, na sua existência cotidiana e social, e a Revisão de literatura em artigos estudados durante as disciplinas do Mestrado de ProfArtes da UFRN, e documentos oficiais da Educação. Nesse contexto, dialogamos com a pedagogia do oprimido, que propõe uma educação dialógica emancipatória do oprimido, por meio da reflexão, com os Jogos para atores e não atores, e do teatro do oprimido, que possibilitaram aos alunos ter voz, reconhecendo as situações que os oprimiam, e construindo, de forma coletiva, possíveis mudanças para essas opressões. Durante esse processo da prática pedagógica, identificamos algumas situações opressoras, dentre elas, uma que provocou maior inquietação, o racismo. Logo, as leituras das obras do Racismo Estrutural, Pequeno manual Antirracista, e O que é lugar de fala? contribuíram para o exercício dialógico sobre as questões de: identidade, memória, ancestralidade, preconceito, discriminação e racismo. Por fim, realizamos a construção coletiva durante o processo de criação da apresentação teatral: Será que sou racista? Possibilitando aos alunos um lugar de fala, formando sujeitos críticos, autônomos e transformadores de sua realidade, ou seja, protagonistas de sua própria história.
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    TCC
    Teatros, noites e quintais: a espetacular ação poético-cultural do Grupo de Teatro Quintal, de Areia Branca (RN), nos anos 1990
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Mendonça, Abner Aniel de Souza; Barbosa, Makarios Maia; Barbosa, Makarios Maia; Araújo, José Sávio Oliveira de; Seixas, Rebeka Caroça
    O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa que se destinou a dar visibilidade à prática teatral (e cultural) do Grupo de Teatro Quintal, que aconteceu nos anos de 1990, e que é de muita relevância para a cidade de Areia Branca, no interior do Rio Grande do Norte. Para isso, buscou-se um caminho metodológico da escuta sensível da voz de seus membros participantes, do contexto em que essa prática aconteceu e de alguns de seus espectadores. Assim, o presente texto busca refletir essa escuta sensível abordando temas que fundamentaram a prática do Grupo Quintal, querendo entender o que fizeram em sua jornada espetacular, como trataram a aprendizagem do teatro e que legado deixaram naquela sociedade. A pesquisa ainda aponta questões acerca da necessidade de uma revisão da historiografia do teatro potiguar, que considere em sua malha cartográfica um teatro que foi, é e sempre será feito para além da área metropolitana da Grande Natal. Partindo do percurso discente da graduação no Curso de Licenciatura em Teatro na UFRN, o olhar investigador dessa pesquisa perpassa o Grupo de Teatro Quintal, nas marcas dos poucos registros de sua trajetória, abordando sua condição de grupo de teatro amador, as pedagogias que usou e aspectos estéticos e cênicos de sua produção. A partir de uma gama variada de referências, utilizo as autoras GERHARDT e SILVEIRA (2009) para definir a linha da pesquisa, com caráter qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, fundamentada na análise de dados bibliográficos, historiográficos e da análise de entrevistas. Seguindo os estudos de SPINELLI (2016), apresento uma aproximação no entendimento de teatro amador. E, ainda, a partir dos estudos de ARAÚJO (2005), reflito acerca do conceito de encenação, espaço e lugar.
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    TCC
    Transforme-se: a temática trans no contexto do teatro épico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-06) Albuquerque, Carla Melo de; Figueiredo, Laura Maria de; Figueiredo, Laura Maria de; Ciotti, Naira Neide; Seixas, Rebeka Caroça
    O presente trabalho se propõe a descrever o percurso de produção do espetáculo Transforme-se, cuja linguagem de encenação foi embasada em pesquisa sobre o Teatro Épico proposto nas práticas e teorias de Bertold Brecht, por suas características de provocar a reflexão e de despertar uma visão crítica para temas sociais. Este espetáculo é uma base para expor, discutir e apresentar a questão do gênero, especificamente a transexualidade, apoiado nas possibilidades do teatro como forma de ativismo político e social. Diante das atuais demandas da comunidade LGBT, e especificadamente o tenebroso noticiário que revela a violência e discriminação com os/as transexuais, fruto da ignorância e da ausência de políticas públicas de proteção e promoção de direitos LGBTs, surge Transforme-se, um espetáculo que pretende expor essa realidade para promover a reflexão, o questionamento, o debate, sem fazer juízos pré definidos, como propõe o teatro brechtiano, mas para trazer luz e revelar vários aspectos desta realidade. Para a construção do texto cênico, optamos, primeiramente, começar pela pesquisa teórica da realidade social de pessoas trans. Livros, sites, revistas, foram as principais fontes para que colhêssemos tais informações. No momento posterior entramos em campo e desenvolvemos um questionário, onde perguntas norteadoras, que tratavam de assuntos relevantes, como: sexualidade, preconceito, violência, família, nos levaram à construção do espetáculo em sua totalidade. É através do teatro épico que são expostos, no espetáculo Transforme-se, um pouco do que essas pessoas vivem diariamente. O efeito do distanciamento é utilizado para entender a exposição de uma realidade, como também para expressar os resultados obtidos nas pesquisas teórica/ de campo , para a fundamentação das histórias em cena.
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    Tese
    Velhos crimes, novas histórias: electras reconfiguradas
    (2018-08-01) Campelo, Janeide Maia; Barbosa, Marcio Venicio; ; ; Chacon, Alyanne de Freitas; ; Venâncio, Karina Chianca; ; Seixas, Rebeka Caroça; ; Araújo, Rosanne Bezerra de;
    Os mitos gregos têm sido constantemente retomados na literatura moderna. Nomes como os de Ulisses, Orfeu e Electra têm figurado em obras que, mesmo ambientadas em contextos sócio-históricos diferentes daqueles nos quais esses mitos aparecem em sua forma clássica, interagem com eles para, a partir disso, criar novas narrativas, mais próximas das comunidades discursivas às quais os novos autores pertencem. A reescritura, por parte de cada autor, de uma personagem clássica, inserindo-a em novo contexto, propicia também um novo viés de análise para os estudos comparativos em literatura, pois possibilita uma reflexão que considera não só a narrativa mas também as características sociodiscursivas presentes nesses textos, que devem igualmente ser compreendidos como novos. Neste trabalho, a perspectiva é analisar o mito de Electra, desde sua aparição na trilogia Oresteia (458 a.C.), de Ésquilo até sua retomada brasileira na peça Senhora dos Afogados (2012), de Nelson Rodrigues. O objetivo deste estudo é mostrar como o dramaturgo brasileiro dialoga com o mito clássico e, ao fazê-lo, reconfigura toda a sua fábula. Assim, o dramaturgo brasileiro conta uma nova história, mais pertinente ao Rio de Janeiro dos anos 1950. Ocorre que, entre Ésquilo e Rodrigues, toda uma gama de autores estabeleceu diálogos com esse mito grego, apresentando, em cada época em que ele se reconfigura, diferenças fundamentais para que se entendam não só a reescritura ela mesma mas também uma série de elementos contextuais e cotextuais que testemunha a configuração genérica de cada obra, configuração esta que pode ser promovida pelo autor, pelo editor, pelo tradutor, em alguns casos, e até mesmo pelo leitor. Para mostrar essas relações, procura percorrer o caminho que leva de Ésquilo a Nelson Rodrigues, principalmente Eugene O’Neill (1970), autor com o qual Nelson Rodrigues interage explicitamente ao reescrever o mito grego para falar de sua época e de sua sociedade. Como fundamentos teóricos de análise, toma como base a Comparação diferencial e discursiva dos mitos gregos proposta por Ute Heidmann (2003, 2010, 2012), que compreende cada obra que retomou o mito clássico como uma resposta ao texto precedente, recusando assim a noção de influência que um texto pode manter em relação àqueles que o sucedem; e os estudos acerca da Análise do Discurso desenvolvidos por Dominique Maingueneau (2001, 2006). Como resultado, apresenta uma Senhora dos Afogados que reconfigura não só o mito clássico mas também o gênero tragédia, na medida em que o subverte, criando um novo gênero, situado social e historicamente: a tragédia rodriguiana. Rodrigues se apresenta como o único dos dramaturgos analisados nesta pesquisa que reconfigura o mito de Electra de maneira mais efetiva, ou mesmo radical, operando verdadeiras inversões.
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    Dissertação
    Visualidades Afro-Brasileiras: a construção de portfólio didático
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-09) Morais, Naide Lopes de; Thomé, Renata Viana de Barros; https://orcid.org/0009-0008-1503-2853; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; http://lattes.cnpq.br/8648301281033139; Seixas, Rebeka Caroça; Andrade Júnior, Lourival; Paiva, Diego Souza de
    Na linha de pesquisa da abordagem teórico-metodológica das práticas docentes, apresenta-se esta proposta que se intitula como “Visualidades afro-brasileiras: a construção de portfólio didático” em uma perspectiva de Pesquisa Educacional Baseada em Arte – PEBA, a a/r/tografia (Dias; Irwin, 2023). Nesse caso, trata-se do objetivo geral, analisar a intervenção do ensino das visualidades afro-brasileiras a partir da construção de portfólio didático, aplicada aos estudantes do 8º e 9º anos finais do Ensino Fundamental, nas aulas de Artes Visuais da Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros no município de Ipueira/RN. A problemática surgiu da necessidade de elaborar estratégias significativas para os alunos no ensino sobre arte afro-brasileira. Para conseguir fundamentar os desafios encontrados neste processo, fundamentando de forma adequada, recorri a autores como: Morin (1999); Vianna (2006); Azevedo Júnior (2007); Barbosa (2000); Duarte Júnior (1991); Salum (2000); Bispo (2012); Conduru (2007) e outros pesquisadores que contribuíram para o estudo da arte e, também, referenciais da Lei 10.639/03 (Brasil, 2003). Assim, uma proposta pedagógica foi elaborada buscando oportunizar os estudantes a vivenciar experiências concretas e significativas sobre a arte afro-brasileira, apoiada nos elementos da linguagem visual e estruturada a partir do tripé: sentir, pensar e agir. Uma ação própria da dinâmica de pesquisa-ação em que a abordagem é “realizada em um espaço de interlocução onde os atores implicados participam na resolução dos problemas, com conhecimentos diferenciados, propondo soluções e aprendendo na ação.” (Thiollent, 2002, p.4). Um processo dinâmico a culminar com a organização de uma publicação final, um produto didático baseado nas experiências vivenciadas a disposição para outros educadores. Acredita-se que essa abordagem é uma verdadeira jornada pedagogicamente visual, que integra os estudantes de maneira criativa, fomentando a exploração, o pensamento crítico e a expressão artística sob as nuances da africanidade.
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