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Navegando por Autor "Sena, Rômulo Mágnus de Castro"

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    Artigo
    Ações educativas para promoção da saúde na escola: revisão integrativa
    (Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), 2019-08-23) Jacob, Lia Maristela da Silva; Melo, Márcio Cristiano de; Sena, Rômulo Mágnus de Castro; Silva, Isaac Jacob da; Mafetoni, Reginaldo Roque; Souza, Kellen Cristina Silva de
    Identificar e descrever as evidências científicas sobre ações educativas realizadas pelo Programa Saúde na Escola. Revisão integrativa, com levantamento bibliográfico entre os anos 2014 e 2018, em bases de dados eletrônicas com tradição em publicações na área da saúde. O levantamento resultou em 12 artigos que abordaram os seguintes eixos: estudo cartográfica na escola, uso de web rádio com escolares, conhecimento de escolares sobre poluição, percepções de educadores sobre educação inclusiva, ações de alimentação e nutrição na escola, enfermeiros no contexto escolar, promoção da saúde auditiva, saúde em disfonia infantil, atenção primária à saúde de escolares, práticas intersetoriais e acidentes de trabalho entre escolares. A educação em saúde é apontada como importante estratégia para alcance de indicadores positivos, no que diz respeito à promoção da saúde e prevenção de doenças entre escolares
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    Anais
    Autonomia na busca do conhecimento: o uso de metodologias ativas para a construção da enfermagem do futuro
    (Coren, 2019) Ruas, Matheus de Andrade; Gaeta, Mirian de Oliveira Neves; Menegocio, Alexandro Marcos; Barroca, Cândida Acácia Alameda Silva; Sena, Rômulo Mágnus de Castro; Jacob, Lia Maristela da Silva
    Objetivos: revisar na literatura nacional e internacional estudos que apontem a importância do uso de metodologias ativas para a integração e absorção dos saberes necessários ao enfermeiro, visando a valorização da autonomia na busca de conhecimento e relacionando o docente como instrumento de auxílio na formação profissional. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa realizada nos meses de fevereiro e março de 2019. A pergunta norteadora foi: Qual a percepção dos discentes e docentes de enfermagem sobre o uso de metodologias ativas de ensino para a construção da enfermagem do futuro? A busca de artigos efetuou-se nas bases de dados eletrônicas Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME) e na Literatura Latino americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Após a conclusão de todas as etapas da revisão integrativa foram encontrados 19 artigos que respondiam à questão norteadora. Durante a revisão bibliográfica encontramos estudos divididos nos seguintes eixos: relatos e experiências dos docentes, reflexões sobre as perspectivas atuais de ensino, autonomia do graduando na construção do conhecimento, teorias de aprendizagem significativa e metodologia ativa de ensono na formação do enfermeiro. Ambos os estudos contextualizados com as técnicas inovadoras de ensino dinâmico, voltado a construção do saber profissional através do uso de metodologias lúdicas e práticas que compõe o núcleo de atuação central da prática de ensino ativo. Resultados: constatamos que os discentes compreendem e colaboram com a nova tendência que valoriza a possibilidade de construção guiada do seu conhecimento, porém ao analisarmos o campo que envolve a maturidade e assimilação da responsabilidade individual para a construção dos saberes profissionais, identificamos que parte dos discentes ainda se inserem no comodismo, compreendendo que o maior responsável pela formação do seu conhecimento deve ser o docente, assim como alguns docentes ainda não conseguem em suma deixar que os discentes assumam as rédeas de sua formação profissional. Para que a metodologia ativa seja um método de ensino benéfico, é necessário que os docentes e discentes acreditem em seu potencial pedagógico para a construção do conhecimento. Conclusão: a metodologia ativa vem para romper com os modelos tradicionais de educação e ensino, proporcionando aos discentes o papel de formação de opinião e livre escolha para a projeção de qual perfil profissional apresentarão ao mercado do trabalho
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    Artigo
    A construção social do corpo: como a perseguição do ideal de belo influenciou as concepções de saúde na sociedade brasileira contemporânea
    (Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), 2019) Sena, Rômulo Mágnus de Castro; Nascimento, Ellany Gurgel Cosme do; Sena, Patrícia Rakel de Castro; Jacob, Lia Maristela da Silva; Maia, Eulália Maria Chaves
    O presente estudo teórico tem por objetivo resgatar a construção histórica do corpo, evidenciando nesse processo o ideal de beleza, perseguido ao longo dos anos por diversas culturas, e suas repercussões sobre a concepção de saúde produzida na sociedade brasileira contemporânea. Para tanto o corpus discursivo foi estruturado em quatro tópicos, a saber: Descobrindo a Beleza: a instituição de um padrão de imagem corporal na antiguidade clássica; Encobrindo a Beleza: o corpo como lugar de expiação e especulação científica; Reinventando a Beleza: como a mídia pauta novas exigências de construção da imagem corporal; e A satisfação com a imagem corporal como preditor de saúde. Percebe-se que embora a beleza tenha sido uma das grandes ocupações e preocupações do homem, não se constata esforços no intento de defini-la, aparecendo como um aspecto da imagem corporal, com relativos atributos divinais, já que os homens são incentivados a persegui-la e atingi-la
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    Dissertação
    Correlação entre imagem corporal e autoestima em pessoas com ostomias intestinais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-22) Sena, Rômulo Mágnus de Castro; Maia, Eulalia Maria Chaves; ; http://lattes.cnpq.br/2021670670663453; ; http://lattes.cnpq.br/9423949519222865; Turato, Egberto Ribeiro; ; http://lattes.cnpq.br/3829289019292523; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/5903265312273525
    Este estudo tem como objetivo geral investigar se existe relação entre imagem corporal e autoestima em ostomizados; e como objetivos específicos averiguar a satisfação desses indivíduos com a sua imagem corporal no tocante ao aspecto da aparência e avaliar o grau de autoestima relacionada a tal condição. Trata-se de uma pesquisa correlacional, de corte transversal, que foi realizada em uma instituição de apoio a esses usuários do estado do Rio Grande do Norte, com sede em Natal. Foram usados três instrumentos de coleta: um questionário geral estruturado, abrangendo dados sociodemográficos e clínicos; a Escala de Satisfação com a Aparência (ESA), e a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR). As informações obtidas foram analisadas com auxilio de um software de planilhamento eletrônico. O projeto está de acordo com a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFRN, sob o número 348.948 em agosto de 2013. A amostra foi constituída por 93 ostomizados, com uma média de idade de 50,4 anos (DP = 15,4), 62,4% dos sujeitos são do sexo masculino e o mesmo percentual está em um relacionamento afetivo, 34,8% dos participantes cursaram apenas o ensino fundamental incompleto; 62,4% são aposentados; 63,4% possuem renda familiar de até 2 salários mínimos, 75,3% residem na zona metropolitana de Natal; 91,4% têm alguma crença religiosa; 83,9% eram colostomizados, e em 60,2% a causa da estomização foi o câncer. A aplicação do Teste de Correlação de Spearman demonstrou uma correlação moderada, positiva e estatisticamente significativa entre as variáveis de satisfação com a imagem corporal, no tocante ao aspecto da aparência, e a autoestima; permitindo inferir que embora a satisfação com a aparência desses sujeitos fosse baixa, seus níveis de autoestima eram elevados. Os instrumentos se mostraram bastantes simples de serem operacionalizados, e eficazes em mensurar os aspectos em análise; desse modo, recomenda-se sua incorporação na prática dos profissionais que assistem aos ostomizados, para enriquecer as possibilidades de compreensão desses sujeitos, qualificando a escuta do profissional para que suas intervenções no sentido da reabilitação sejam mais eficientes e eficazes.
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