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Navegando por Autor "Severino, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa"

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    Tese
    Avaliação do processo de implementação do Programa Incluir na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012-2014)
    (2017-05-22) Severino, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa; http://lattes.cnpq.br/4895655240817284; Arcoverde, Ana Cristina Brito; http://lattes.cnpq.br/2259642295478225; Góis, Gilcélia Batista de; https://orcid.org/0000-0002-6535-6089; http://lattes.cnpq.br/6092450606090821; Fortes, Lore; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487; Silva, Luzia Guacira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160
    Esta Tese inscreve-se na temática da avaliação de políticas públicas. Demarcou como objeto de estudo o Programa Incluir: acessibilidade na educação superior, orientando-se pela seguinte pergunta de pesquisa: Como o Programa Incluir está sendo implementado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)? Estabeleceu como objetivo (geral) avaliar o processo de implementação do Programa Incluir na UFRN, e como objetivos específicos: identificar os fatores que facilitam e os fatores que obstacularizam a implementação do Programa Incluir e que condicionam o alcance dos objetivos do mesmo na UFRN; conhecer os serviços, recursos e apoios técnicos existentes e disponibilizados pela Programa Incluir na perspectiva de viabilizar a inclusão educacional dos acadêmicos com deficiência nessa IFES; detectar as barreiras (arquitetônica, pedagógica, de comunicação e informação e atitudinal) que dificultam o processo de implementação do Programa Incluir na UFRN; identificar as estratégias de implementação do Programa Incluir nessa IFES. A hipótese enunciada para nortear o estudo afirmou que O Programa Incluir implementa recursos, serviços, apoios técnicos que minimizam as barreiras arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação e informação, viabilizando parcialmente a inclusão educacional de acadêmicos com deficiência na UFRN. Os procedimentos metodológicos utilizados para o alcance do objetivo proposto consistiram em revisão da literatura, pesquisa documental, observação sistemática e pesquisa de campo. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou para a coleta de dados entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos constituintes do quadro amostral, quais sejam: discentes com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e múltipla, professores, presidente e técnicos da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Especiais (CAENE), bolsistas e monitor. A tese conclui que o processo de implementação do Programa Incluir na UFRN efetiva apoios técnicos, serviço de intérprete de LIBRAS, recursos pedagógicos em formato acessível, recursos financeiros sistemáticos, os quais, associados a um conjunto de estratégias institucionais, como criação de normatizações relativas à inclusão educacional, instalação de laboratórios de acessibilidade, disponibilização de tecnologias assistivas, materialização de parcerias intrainstitucionais, apoio da Reitoria, constituem fatores facilitadores do processo de implementação do programa avaliado. Por outro lado, constatamos desproporcionalidade na produção, adaptação e disponibilidade de recursos didáticos pedagógicos em formato acessível em relação aos tipos de deficiência, certo desconhecimento/invisibilidade do Programa Incluir, multiplicidade de objetivos, público-alvo distinto do preconizado no documento oficial, subestimação da participação dos professores na condição de implementadores (in)diretos do Programa, o que, associado ao formalismo do parecer técnico emitido pela CAENE, sem a devida mediação entre técnicos da CAENE, professores e coordenadores de cursos, evidencia o que cunhamos como barreira burocrática. Essa coexiste com as remanescentes barreiras atitudinal, de infraestrutura, pedagógica e de comunicação e informação. Esses fatores inscrevem-se como obstáculos à implementação do Programa Incluir na UFRN. A despeito dos mesmos, podemos inferir que o Programa Incluir contribui com o percurso de formação profissional e a participação parcial dos acadêmicos com deficiência na UFRN.
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    Tese
    Avaliação institucional da UFRN: viabilidade e utilização
    (2018-08-30) Pinheiro, Any Kadidja de Melo Tavares; Souza, Lincoln Moraes de; ; ; Vitullo, Gabriel Eduardo; ; Paiva, Irene Alves de; ; Silva, Dayane Gomes da; ; Severino, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa;
    O objetivo desta tese é desenvolver um estudo meta-avaliativo da Avaliação Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em especial, para observar as possibilidades que perpassam a sua Avaliabilidade (WHOLEY, 1987). A avaliação da Avaliabilidade é, portanto, entendida, enquanto um instrumento de apreensão da Viabilidade e da Utilidade da avaliação institucional da UFRN, nossas principais categorias avaliativas. Nosso intuito é que, a partir delas, possamos apreender até que ponto esta avaliação é viável e útil para o atendimento às demandas específicas da comunidade acadêmica. As aproximações sucessivas com o tema foram efetuadas a partir de procedimentos teórico-metodológicos fundamentados na pesquisa qualitativa, tais como: revisão da literatura (reportagens, Fóruns, sites oficiais de pesquisa, etc) e documental (leis, regimentos, etc) e de técnicas como a análise de conteúdo; análise do discurso; a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Com estas podemos compreender as percepções dos segmentos da comunidade acadêmica: Reitora, Docentes, Técnicos Administrativos e Discentes, além dos integrantes da Comissão Própria de Avaliação e da Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação acerca da temática. Salientamos que por não serem contemplados na avaliação institucional da UFRN, os terceirizados não foram incluídos enquanto sujeito desta pesquisa. Estes dados foram utilizados à busca de responder à questão central deste trabalho: Como a avaliação institucional é desenvolvida na UFRN e o que facilita ou dificulta a sua viabilidade e utilização? Sua relevância consiste em abordar uma temática pouco explorada no âmbito da avaliação de políticas públicas, tanto por adentrar o universo da meta-avaliação (SCRIVEN, 2015), aqui aplicada à avaliação de instituições, quanto por efetuar uma releitura do checklist, elaborado por Scriven, mediando-a com as proposições de Wholey (1987) a respeito do aparato normativo, do acesso aos recursos materiais, humanos e financeiros e da viabilidade política, compreendidos por este como elementos necessários quando nos propomos a verificar a avaliabilidade de uma avaliação. Nossa hipótese, considerada muito mais como uma diretriz geral para esta pesquisa, é que: Na viabilidade e utilidade da avaliação institucional da UFRN, a facilidade varia de acordo com a estrutura e a organização institucional e as dificuldades decorrem do pouco atendimento às demandas específicas de seus segmentos. Para desvelar esta realidade, adotamos como Objetivos Específicos: apreender o tipo de avaliação desenvolvido da UFRN e sua relação com os diferentes setores; conhecer as abordagens de avaliação Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES que fundamentam a avaliação da UFRN; saber se os resultados da avaliação institucional da UFRN contemplam as demandas específicas da comunidade universitária. Este trabalho apresenta os seguintes resultados: a avaliação institucional da UFRN é uma prática consolidada. É importante, por representar, em alguns momentos, um espaço de possibilidades para o desenvolvimento de avaliações mais democráticas e participativas, contudo, suas bases normativas, materiais e ideológicas indicam que esta apresenta maior potencial de viabilidade e utilidade para o atendimento às demandas avaliativas dos gestores da UFRN e do MEC. Quanto à Comunidade Acadêmica, de acordo com os segmentos entrevistados, esta demonstra ter pouco conhecimento a respeito da avaliação institucional da UFRN e muitas vezes a confunde com as avaliações específicas, de desempenho dos docentes e dos técnicos. A participação dos professores e alunos, neste processo, se limita aos momentos em que acontecem a autoavaliação dos cursos, ao preenchimento semestral dos questionários de avaliação da docência e de autoavaliação do aluno/professor, além do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, para o aluno. Para o segmento dos técnicos administrativos, a participação se limita ao preenchimento de um formulário específico de avaliação de desempenho. Os servidores terceirizados não são contemplados por esta atividade avaliativa. Diante disto, podemos aferir, que o pouco conhecimento destes segmentos acerca da avaliação institucional desenvolvida pela UFRN e a pequena participação em seus processos, indicam que os resultados alcançados por esta prática apresentam uma menor viabilidade e utilidade para o atendimento às demandas específicas desses segmentos. Diante disso vemos confirmada a hipótese deste trabalho.
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    Dissertação
    As pessoas com deficiência no mercado de trabalho: expressão das desigualdades sociais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-06-15) Severino, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Sousa; Carvalho, Denise Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788663D6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/4895655240817284; Fernandes, Ana Elizabete Simões da Mota; ; http://lattes.cnpq.br/5899928488950741; Araújo, Severina Garcia de; ; http://lattes.cnpq.br/2015842123266866
    Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata do processo de inclusão de pessoas com deficiência no Mercado de Trabalho em Mossoró-RN, trazendo para o debate acadêmico temática relevante para a sociedade brasileira, para a profissão de Serviço Social e áreas afins e para as pessoa com deficiência. Objetiva apreender os determinantes que viabilizam o processo de inclusão das pessoas com deficiência no Mercado de Trabalho em Mossoró, tendo como parâmetro a Política Nacional para a Integração de Pessoas Portadoras de Deficiência. A perspectiva teórica crítica que perpassa este trabalho respalda-se nas idéias de Marx para a compreensão acerca do trabalho, bem como em Pochmann, Antunes acerca do mercado de trabalho, a respeito da categoria exclusão/inclusão fundamenta-se em Martins, Yasbek e Sposati e sobre deficiência na Política Nacional para a Integração das Pessoas Portadoras de Deficiência. A pesquisa é de natureza qualitativa e tomou como sujeitos investigativos 26 (vinte e seis) pessoas, sendo 09 (nove) pessoas com deficiência, inseridas no mercado de trabalho formal e regulamentado, e 17 (dezessete) gestores de empresas privadas e instituições públicas da cidade de Mossoró-RN. Para a coleta de dados utilizamos técnicas de observação assistemática, entrevista semi-estruturada e análise documental. Os resultados da pesquisa assinalam que sejam quais forem as modalidades de utilização da força de trabalho humano no atual contexto, elas são preponderantemente funcionais ao capitalismo e avançam em direção a exploração, alienação e subordinação do trabalho ao capital; a Política Nacional para a Integração das Pessoas com Deficiência expressa e reproduz a dinâmica contraditória da sociedade de classe, reflete os matizes neoliberais através da seletividade e da articulação entre os entes federados e organizações da sociedade civil para a sua operacionalização; há uma desproporcionalidade entre os percentuais das cotas e a quantidade de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho, correspondendo apenas a uma ínfima magnitude numérica; as atividades desenvolvidas são de baixo status social e é expressiva a quantidade de trabalhadores que recebe entre um a dois salários mínimos. Estes dados conduzem-nos a inferir que a citada política viabiliza, em parte, a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, uma vez que, tal inclusão efetiva-se nas dimensões seletiva ou focalizada, marginal, precária e instável
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