Navegando por Autor "Severo, José Simião"
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TCC A música como agente transformador de crianças, jovens e adultos no Projeto Banda Escola de Taipu(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-01) Severo, Ivonaldo Simião; Bezerra, Edibergon Varela; Severo, José Simião; Oliveira, José Estevam deEnfoca o Projeto Banda Escola do município de Taipu/RN. Tem como objetivo procura demonstrar como se dá o processo de ensino e aprendizagem de música em um projeto social que trabalha com o ensino de instrumento de banda e qual a influência que esse processo exerce na vida dos envolvidos. Como metodologia utiliza o estudo de caso, tendo como ferramenta de investigação a pesquisa exploratória com utilização de questionários, entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Dessa forma, foi possível analisar e evidenciar que o Projeto Banda Escola, apesar de pouco tempo de funcionamento, tem demonstrado influência positiva na educação musical e na vida da maioria dos educandos envolvidos. A partir deste trabalho foi possível perceber a relevância do projeto Banda Escola na vida das pessoas envolvidas, bem como para o desenvolvimento sociocultural e musical.TCC Atuação do professor substituto no ensino-aprendizagem de música na educação básica: reflexões, relatos e experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-03) Souza, Migdael Fernandes de; Gaulke, Tamar Genz; Carvalho, Valéria Lázaro de; Severo, José SimiãoEste trabalho apresenta um relato de experiência de um professor substituto de música em duas escolas da Educação Básica, em Natal – RN e Parnamirim – RN. A aula de música apresentava uma proposta voltada para o ensino coletivo do instrumento (violão), em turmas com alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. O estudo relatado tem como objetivo refletir sobre a atuação do professor substituto na prática do ensino-aprendizagem de Música em sala de aula na Educação Básica. Especificamente, refletir sobre suas impressões na condição de docente substituto na escola, resoluções de situações em momentos delicados durante a atuação docente, relatar as contribuições por sua experiência como professor substituto de Música em escolas da Educação Básica. Também são descritas as reações e indagações dos alunos ao receberem um professor substituto na sala de aula, o ensino-aprendizagem de Música por meio do ensino de violão, e a busca por adaptações e resoluções para proporcionar aulas agradáveis e produtivas. É apresentada uma avaliação das práticas em decorrência do trabalho desenvolvido na escola, os impactos proporcionados através das aulas na sala das mais diferentes turmas. Conclui-se este trabalho, passando através do “olhar” e entendimento do docente substituto na educação básica, as relações construídas em decorrência da experiência desenvolvida durante a atuação nas escolas.Dissertação Características do choro e do jazz em três obras de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto(2017-12-15) Severo, José Simião; Lira, Ezequias Oliveira; ; ; Lima, Agostinho Jorge de; ; Lima, Luciano Chagas;O presente Trabalho discorre sobre as características do choro e do jazz nas obras Lamentos do Morro, Duas Contas e Benny Goodman no Choro, do compositor Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955). O objetivo principal foi buscar características dos aspectos rítmicos, harmônicos, de articulação e interpretativos das obras citadas. Apresenta também uma síntese sobre Garoto e o violão brasileiro bem como ressalta as influências deixadas por ele a partir de sua particularidade interpretativa e composicional no contexto do violão instrumental brasileiro. O aporte teórico baseia-se em entrevistas, estudos das Obras e referenciais teóricos, tais como: Antônio; Pereira (1982), Delneri (2009), Junqueira (2010), Mello (2012), Albanese (2013) e Mello; Gomide; Teixeira (2017). Os resultados confirmam a aproximação da obra de Garoto com o choro e o jazz, destacando-se a influência dos aspectos rítmicos e harmônicos. Conclui-se que as informações apresentadas corroboram o entendimento da obra do compositor bem como para sua interpretação.TCC De aluno a professor de música: um relato de experiência na igreja adventista do sétimo dia do conjunto Santa Catarina Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-31) Basilio, Faelton Batista; D`Amore, Ticiano Maciel; Xavier, Juliano Antônio Ferreira; Severo, José SimiãoO presente trabalho tem como objetivo relatar o ensino da guitarra elétrica em um contexto não formal na igreja, onde por meio das experiências vividas entre um grupo percebi a importância do papel da igreja em relação a junção e socialização entre membros e visitantes contribuindo assim para uma educação voltada as práticas de instrumento. Tendo como objetivo geral, de que forma uma formação acadêmica de um professor pode contribuir para o desenvolvimento no ensino musical na igreja. Na parte teórica são discutidos, Importância da formação acadêmica para o docente de música, o ensino de música nas igrejas. Se configura como uma pesquisa qualitativa, através de um relato de experiência que retrata as vivencias, aprendizados e resultados diários, retratando assim uma experiência pessoal. Essa pesquisa conclui que, a importância de uma formação acadêmica docente para um músico no ambiente não formal, é extremamente necessária. Pois, a soma das experiências vividas, tendo erros e acertos, contribuíram para uma auto avaliação e pela busca do conhecimento. Utilizando dos mesmos para organizar uma metodologia capaz de suprir as necessidades essenciais para atuação musical do indivíduo, construindo assim um ser crítico que busque cada dia pesquisar e aprimorar seus conhecimentos musicais.TCC Educação musical na igreja: um olhar sobre a formação em música na IEQ - sede Natal - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-27) Oliveira, Edivanildo Evandro Faustino de; Santos, Gleison Costa dos; Carvalho, Valéria Lázaro de; Carvalho, Valéria Lázaro de; Severo, José SimiãoTem como objetivo investigar a Música e a Educação Musical na Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) na cidade do Natal – RN. Serão abordados aspectos da fundação e trajetória histórica nos EUA / BRASIL / NATAL – RN até os dias atuais, relacionando a história do autor deste Trabalho com a Música, tentando o reconstruir da história através de entrevistas realizadas com 3 pastores que conhecem a história da Quadrangular Sede, sua fundação e como era feita a Música neste período. Busca-se, ainda, compreender as práticas musicais e o processo de ensino e aprendizagem musical na IEQ Sede. Serão apresentados comentários sobre o período em que o autor chegou à Quadrangular Sede, quanto à implantação da Coordenadoria dos Ministérios de Música e Artes Quadrangular (COMMEQ) Nacional e Estadual. Ainda será dissertado sobre a Escola COMMEQ - RN em um contexto não escolar além da formação do autor como professor e da sua experiência enquanto docente. Como metodologia utilizou-se diversos relatos de experiência visando remontar o cenário da fundação da IEQ até os dias atuais. Alguns autores serviram de base como referenciais teóricos, como Andrade (1962, 1993), Abrahão e Frison (2010, v. 1), Arroyo (2002), Almeida (2014a), Brasil ([19--?], 1998), Braga (1961), Del Ben (2003), Dubar (2005), Esperidião (2002), França (2010), Favaro (2007), Ghedin (2005), Gomes; Souza (2017), Gohn (2006), Glaser; Fonterrada (2007), Lispector ([20--?]), Josso (2010), Kraemer (2000), Oliveira (2003), Silva (2008), Pimenta (1997), Queiroz (2004, 2005, 2013) e Souza (2007). Através destes, mostra-se como é possível perceber os grandes desafios que passam os professores de Música, sobretudo, nas Escolas de contexto não escolar. Enfim, um licenciando em Música, dificilmente, terá a ideia do quanto é desafiador desenvolver práticas docentes de Música, sem primeiro vivenciar à sala de aula, pois o que a docência exige está muito longe do que as universidades podem ensinar e/ou colocar nos currículos, pois tudo está muito além dos saberes da área musical. Por fim, considera-se que este trabalho pôde fundamentar-se e trazer a outros que, assim como o seu autor, irão ingressar na labuta desta honrada profissão, provocando assim, um despertar, para cada vez mais, buscar-se a excelência do que é a construção do saber.TCC Ensino coletivo de violão: relato de experiência no projeto Escola de Música Severino Cordeiro - EMUSCO(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Roque Júnior, Sévio Fernandes; Severo, José Simião; Nascimento, Catarina Aracely Porto do; Barros, Álvaro Alberto de PaivaO ensino coletivo de violão é uma prática que vem sendo adotada cada vez mais no Brasil. Este trabalho tem como objetivo relatar minha experiência como docente na Escola de Música Severino Cordeiro (EMUSCO), que fica situado na cidade do Natal – RN Este é um projeto vinculado à rede municipal de ensino que atende gratuitamente e é disponível para qualquer pessoa, porém tem enfoque nas crianças da escola onde o projeto é realizado. Está inserido na Escola Municipal Ferreira Itajubá. Procuro mostrar os conteúdos que foram trabalhados em sala de aula bem como, repertório e métodos que foram utilizados. Discorro ainda sobre minha formação, experiências e de como iniciei os estudos ao violão, primeiros professores, forma com que os mesmos trabalhavam, assim como as influências que trago comigo até hoje. Apresento aspectos sobre o ensino coletivo de violão e busco mostrar o cenário desta modalidade de ensino musical em nosso país a partir de uma revisão bibliográfica dos trabalhos publicados nos (ENECIM's) que trata do Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumentos Musical. Trago ainda minhas contribuições através da minha experiência com esta modalidade de ensino demonstrando como acontecem as aulas procurando descrever e mostrar como lidar com as dificuldades enfrentadas.TCC O ensino de contrabaixo elétrico baseado em levadas de forró(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-06) Oliveira, Jefferson Alan Soares de; Bezerra, Edibergon Varela; Severo, José Simião; Cavalcante Junior, Mario Lucio BarbosaEste trabalho tem por objetivo apresentar e discutir o ensino do contrabaixo elétrico através da utilização dos ritmos de forró. Como metodologia, foi realizado um levantamento dos materiais didáticos que abordam essa temática, a realização de uma entrevista com um aluno de contrabaixo elétrico, bem como por meio do conhecimento empírico procurou-se responder os questionamentos da pesquisa. Portanto, como resultado podemos concluir que o método utilizado no ensino do baixo elétrico contribuiu para a aprendizagem do aluno, bem como no desenvolvimento das levadas de forró e nas técnicas baixisticas necessárias para a sua formação inicial. Sendo assim, esse trabalho pretende contribuir de maneira significativa no ensino do baixo elétrico, assim como para a área da Educação Musical como um todo.TCC Ensino de música (violão) em projetos sociais: um relato de experiência na Ong Ilha da Música(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-20) Silva, Erinaldo Edson da; D'Amore, Ticiano Maciel; Lira, Ezequias Oliveira; Severo, José SimiãoO presente trabalho trata de um relato de experiência vivenciado nas aulas de violão na ONG Ilha da Música, localizada na comunidade da África no bairro da Redinha, na Zona Norte de Natal – RN., Por meio de autores que buscam compreender a educação musical com esses contextos e assim ajudar a construir um diálogo que fosse capaz de entender como essas instituições utilizam a música como meio para socializar crianças e adolescentes que na maioria das vezes essas ONGs estão localizadas em comunidades carentes. Então esse trabalho tem uma abordagem qualitativa que aconteceu por meio de estudo de caso para ajudar a compreender além das práticas musicais que acontecem dentro da ONG as suas contribuições sociais para os alunos que moram na comunidade, os resultados apresentados mostram que além da sincronia entre as respostas dos perguntados mostra que além de ter a oportunidade de aprender um instrumento ter a chance de ver um caminho melhor que é oportunizado pela ONG.TCC Ensino de violão no Projeto Escola de Música Severino Cordeiro: reflexões sobre experiências músico-educacionais na escola municipal Ferreira Itajubá em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) Oliveira, Sidcley Gama de; Oliveira, Mario André Wanderley; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Filho, Tarcísio Gomes; http://lattes.cnpq.br/7328311987666205; Severo, José Simião; https://lattes.cnpq.br/7373404511401097O ensino de instrumentos musicais no Brasil, tem sido discutido por profissionais da área, embora sua inserção, tanto em escolas de ensino básico da rede pública, quanto, na grade curricular de cursos de artes, quer seja em atividades curriculares ou extracurriculares, não tem sido contemplada de forma adequada. Com base na escassez de informações e na necessidade de viabilizar propostas que direcionem o ensino de música, esse trabalho objetivou discutir o uso de instrumentos musicais em escolas de ensino básico da rede pública, através de um relato de experiências com alunos de 13 a 15 anos de idade, da Escola Municipal Ferreira Itajubá, localizada no município de Natal. O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo a primeira constituída de um estudo qualitativo, com base em uma revisão narrativa para o embasamento teórico da pesquisa, num segundo momento, optou-se pela exposição de um relato de vivências obtido durante a realização de um estágio, pelo autor do trabalho, onde foram desenvolvidas atividades na Escola Municipal Ferreira Itajubá, onde há o Projeto EMUSCO. Os principais resultados, foram que: a música por estar intimamente inserida no cotidiano das pessoas, a música, pode ser utilizada como aliada no aprendizado de música pelos alunos; o uso de músicas que fazem parte do cotidiano dos alunos torna as aulas de música mais participativa e permite maior engajamento dos alunos para o aprendizado; o ensino de música deve ser adaptado as suas realidades políticas, econômicas e sociais, fato constatado pela empolgação dos alunos que compunham as turmas em aprender a tocar o violão, sempre motivados pelo desejo de poderem tocar de forma autônoma as músicas que fazem parte de seus estilos musicais próprios.TCC A importância da prática de conjunto na escola especializada em música: metodologia, processo de composição e arranjo de base(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-18) Silva, Johnny Jonas do Nascimento; Rocha, João Gomes da; Rocha, João Gomes da; Júnior, Valdier Ribeiro Santos; Severo, José SimiãoA pesquisa proposta trata de uma investigação sobre a importância da disciplina prática de conjunto na escola especializada em música, dando ênfase ao processo metodológico direcionado as práticas de composição e arranjo de base com alunos da escola de música Casa Talento localizada na cidade de Natal/RN. Este trabalho visa investigar se as práticas coletivas relacionadas à composição e arranjo de base podem oferecer avanços significativos no aprendizado musical, estimulando o desenvolvimento dos participantes, e tem como objetivo apresentar atividades relacionadas às práticas de composição e arranjo musical, com vistas a fomentar o desenvolvimento e a emancipação musical dos alunos pesquisados, tendo como fundamentação teórica a reflexão e problematização de autores que tratam das práticas musicais coletivas como: Grossi (2009), Pinto (2005), Passos (2005) e da composição como: Howard (1991). A pesquisa foi pautada em um método qualitativo e caracterizada como uma pesquisa-ação. Foi usada como coleta de dados entrevistas semi-estruturadas e atividades em processos graduais que permitissem aos alunos a aquisição de experiências práticas baseadas na elaboração de duas composições. Os resultados obtidos apresentaram experiências vivenciadas através de atividades relacionadas à elaboração de composição e arranjo mostrando um desempenho considerável na independência e domínio de conteúdos teóricos que foram usados na prática. Conclui-se que as atividades musicais relacionadas ao processo empírico podem oferecer meios de desenvolvimento musical proporcionando aos alunos aumento na capacidade criativa.TCC Memórias e reflexões acerca da experiência discente e docente em contextos não escolares e acadêmicos de música(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Lima Filho, Edilton Costa de; Severo, José Simião; Morais, Pollyanna Guimarães da Silva de; Bezerra, Edibergon VarelaO presente estudo diz respeito à atuação docente em contextos não escolares e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem de música. Nele, serão expostas experiências vivenciadas por mim, tanto enquanto professor particular de música, instrumento e harmonia, como músico prático e, também, como discente dentro dessa perspectiva de ensino e na universidade. Desse modo, analisei como tais vivências permitiram-me pensar a prática docente fora de sala de aula de ensino regular como sendo um lugar que propicia as mais diversas formas de aprender. É importante ressaltar que o ensino-aprendizagem não se dissocia da vida e que isso traz consigo todas as implicações das relações interpessoais: as divergências de interesses, os conflitos culturais e econômicos, dentre outros aspectos que serão apontados. Tendo em vista o exposto, utilizei, como fundamentação teórica e de minha prática, os postulados do educador Paulo Freire (1996), pensando no ensino de música não como uma prática mecanicista de passar conteúdos, que formam alunos sem uma capacidade crítica de refletir acerca do aprendido e incapazes de exercer o que é mais imprescindível na música, que é o desenvolvimento artístico da criatividade. Assim, o ensino, aqui, é visto como um modo de desenvolver seres autônomos e capazes de fazer fluir o conhecimento juntamente com a musicalidade, dialogando, nesse sentido, com o exposto pelo saxofonista de jazz e educador musical Jamey Aebersold (1992) quando nos apresenta a sua visão sobre a improvisação musical. Sinto que é necessário fazer uma relação interdisciplinar da música com áreas afins, utilizando teóricos dessas áreas, como por exemplo, a filosofia contemporânea e a sociologia, pois, é imprescindível que se use teorias atuais para tratar de problemas atuais.TCC O músico Profissional e a docência: desafios e contribuições(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-19) Souza, Erick Firmino Rodrigues de; Fontes Júnior, José da Silva; Carvalho, Valéria Lázaro de; Severo, José SimiãoEste trabalho tem a intenção de relatar um processo de experiência docente vivenciado por mim no Projeto Social Ilha de Música como professor da disciplina de baixo elétrico. O processo metodológico se configurou em duas fases distintas: Período pré-universitário e universitário. O trabalho visa problematizar o conhecimento da minha formação como músico profissional conectado ao mercado comercial de música à condição de aluno universitário, como também os conhecimentos pedagógicos que foram agregados à minha formação como professor no curso de graduação da licenciatura em música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o objetivo de levar o leitor a uma reflexão sobre essa condição particular de formação docente, suas contribuições e seus desafios.Foram utilizados como aporte teórico textos de Marie Christine Josso, Jason Desidério Bezerra, Cíntia Thais Morato, Ana Carolina Nunes do Couto, José da Silva Fontes Júnior, Vanessa Weber, Delmary Vasconcelos de Abreu e Luciano Luan Gomes Paiva. Ao final, conclui-se que as carreiras de músico profissional e docente se conectam e se retroalimentam de modo positivo.TCC O ensino de guitarra elétrica no Curso Técnico de Música da EMUFRN: aspectos históricos e metodológicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-09) Gomes, Moises Cardoso; Severo, José Simião; Xavier, Juliano Antônio Ferreira; Bezerra, Edbergon VarelaEste trabalho apresenta o ensino de guitarra elétrica no curso técnico da EMUFRN: aspectos históricos, desafios encontrados e evidenciar sua proposta metodológica. Para isso foram realizadas entrevistas com alguns professores do curso e com a esposa do Prof. Ms. João Barreto de Medeiros Filho – “Manoca Barreto” (in memorian). Atualmente, sua proposta metodológica é seguida pelos professores que ministram as aulas do referido curso. Como resultado do trabalho realizado, comprova-se que a metodologia utilizada no curso técnico de guitarra elétrica é eficaz no aprendizado do instrumento bem como prepara com qualidade o profissional para o mercado de trabalho.TCC O papel do rock na educação musical de adolescentes: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Almeida, Daniel Pereira de; D´Amore, Ticiano Maciel; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Severo, José SimiãoEste trabalho, que possui como tema Rock na Educação Musical no Ensino Médio é um relato de experiência e possui um caráter de pesquisa qualitativa. O objetivo central deste trabalho é motivar os professores, sejam eles iniciantes ou veteranos, a buscarem novas propostas de ensino musical para jovens e adolescentes. Baseado nas atividades musicais de Rubens Guiaquinto, que desenvolve um projeto com o gênero Rock para escolas da periferia de Minas Gerais, pude elaborar um programa de educação musical através da história do Rock na Escola Estadual Santos Dumont em Parnamirim-RN. Nesse cenário, trabalhou-se diversos temas importantes do cotidiano dos alunos como, por exemplo, o racismo e o preconceito. Os participantes aprenderam sobre como o Rock influenciou as gerações passadas de forma a estabelecer uma ligação entre a sociedade e o mencionado gênero musical. O resultado obtido foi à vivência musical dos discentes que executarem o Rock utilizando percussão corporal, canto coral e prática de conjunto. Ao direcionar a educação musical para jovens e adolescentes, pode-se constatar a influência positiva na construção da maturidade dos alunos que aprenderam a observar novas linguagens musicais encontradas dentro do gênero musical mencionado.TCC Um relato de experiência nos cursos de música da Escola de Música Praise Up(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-06) Silva, Gerciano Estevão da; Bezerra, Edibergon Varela; Damore, Ticiano Maciel; Severo, José SimiãoEste trabalho é um relato de experiência sobre o ensino realizado na Escola de Música Especializada Praise Up, localizada no bairro Rosa dos Ventos na cidade de Parnamirim/RN. O objetivo é mostrar como é realizado o ensino de música nas turmas de instrumento, tais como guitarra elétrica, violão e bateria. Para esta pesquisa foi adotado como metodologia o relato de experiência, a pesquisa bibliográfica e o conhecimento empírico. E como ferramenta de pesquisa foi utilizado a entrevista semiestruturada, realizada com os alunos da Escola de Música. O desenvolvimento se deu através da análise e discussão das amostras das entrevistas, mostrando algumas questões em particular dos alunos nas aulas, e também a importância de uma escola de música para eles. Como resultado, concluiu-se que as metodologias utilizadas nas aulas foram satisfatórias para o desenvolvimento musical de cada aluno. Este trabalho poderá trazer uma importância no contexto da educação Musical, bem como poderá ser útil para os próximos estudantes e/ou pesquisadores que desejarem realizar pesquisas sobre o contexto de escolas de música especializada de ensino de instrumento.