Navegando por Autor "Silva, Adriane Teixeira da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Silva, Adriane Teixeira da; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; http://lattes.cnpq.br/4312534101875187; Santos, Magno Francisco de Jesus; https://orcid.org/0000-0002-2218-7772; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194; Gomes Neto, João MauricioA presente pesquisa tem como questionamento gerador como desenvolver a aprendizagem histórica, a capacidade de leitura do mundo e da realidade por parte dos discentes no ensino básico, utilizando a instrumentalização da disciplina história e ferramentas do espaço maker escolar que possam ser utilizadas no ensino híbrido. Para tanto, objetiva desenvolver aprendizagem histórica através da problematização da realidade e do cotidiano discente de forma autônoma no espaço maker, no ensino híbrido, com estudantes do 6º ano, dos anos finais, do Ensino Fundamental do Complexo Educacional Contemporâneo. A estratégia metodológica utilizada foi uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e o procedimento adotado foi a análise documental comparativa. Por se tratar de um espaço novo e pouco explorado principalmente nas ciências humanas, foi necessário desenvolver estratégias de utilização do espaço maker com o apoio das metodologias ativas e as TDIC’s. Através dessa junção de ferramentas, buscou-se desenvolver o conhecimento histórico e a leitura do mundo e da realidade, com uma proposta de abordagem por meio de um roteiro investigativo. Esse roteiro considerou principalmente a sala maker que cada espaço escolar possui, seus projetos, objetos, conhecimentos desenvolvidos e contextos para pensar o mundo circundante, promovendo a problematização, o estranhamento do cotidiano naturalizado por parte do estudante. Partindo desta abordagem provocativa e com o auxílio das TDIC’s e do ensino híbrido, desenvolveu-se um roteiro investigativo no qual o discente possa aprender procedimentos de pesquisa que o auxilie na construção do conhecimento histórico e, por fim, ao retornar para sala maker, desenvolver a construção de narrativa por meio de diferentes linguagens, utilizando os recursos disponíveis da sala. Em conclusão, esta pesquisa indicou que o ensino de história desenvolvido na sala maker, utilizando de metodologias ativas e TDIC’s, pode auxiliar no desenvolvimento da interdisciplinaridade, da autonomia, da capacidade de leitura do mundo e da realidade por parte dos discentes.