Navegando por Autor "Silva, Adrielle Renata Araújo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Kahoot e educação: inovações tecnológicas no ensino de língua espanhola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Silva, Adrielle Renata Araújo; Márcia Rejane de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Amarino Oliveira de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Rafahel Jean Parintins Lima; http://lattes.cnpq.br/7676055251109350O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o uso da plataforma Kahoot como ferramenta pedagógica no ensino de língua espanhola, com foco na aprendizagem, fixação de conteúdo e no aumento da participação e interesse dos alunos. Fundamenta-se teoricamente em autores que discutem a gamificação como estratégia de ensino, as metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais e a importância da inovação no processo educacional, como Lima (2023), Ramos (2021), Pullen et al (2023) e outros. A pesquisa foi desenvolvida com professores atuantes e alunos que fazem parte de bolsas de iniciação à docência, por meio da aplicação de um questionário online. Com abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, buscou compreender de que forma a gamificação pode contribuir para tornar o processo de ensino mais dinâmico e significativo. Os dados obtidos demonstram que a maioria dos participantes conhece e utiliza o Kahoot como recurso de fixação de conteúdo, se destacando como uma ferramenta eficiente para a fixação de vocabulário e envolvimento dos alunos. Conclui-se que a aplicação do Kahoot e outras metodologias ativas, mediadas por tecnologias digitais, favorece a inovação no ensino de línguas e atende às demandas do ensino atual de língua espanhola.