Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Adrielle Renata Araújo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Kahoot e educação: inovações tecnológicas no ensino de língua espanhola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Silva, Adrielle Renata Araújo; Márcia Rejane de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Amarino Oliveira de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Rafahel Jean Parintins Lima; http://lattes.cnpq.br/7676055251109350
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o uso da plataforma Kahoot como ferramenta pedagógica no ensino de língua espanhola, com foco na aprendizagem, fixação de conteúdo e no aumento da participação e interesse dos alunos. Fundamenta-se teoricamente em autores que discutem a gamificação como estratégia de ensino, as metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais e a importância da inovação no processo educacional, como Lima (2023), Ramos (2021), Pullen et al (2023) e outros. A pesquisa foi desenvolvida com professores atuantes e alunos que fazem parte de bolsas de iniciação à docência, por meio da aplicação de um questionário online. Com abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, buscou compreender de que forma a gamificação pode contribuir para tornar o processo de ensino mais dinâmico e significativo. Os dados obtidos demonstram que a maioria dos participantes conhece e utiliza o Kahoot como recurso de fixação de conteúdo, se destacando como uma ferramenta eficiente para a fixação de vocabulário e envolvimento dos alunos. Conclui-se que a aplicação do Kahoot e outras metodologias ativas, mediadas por tecnologias digitais, favorece a inovação no ensino de línguas e atende às demandas do ensino atual de língua espanhola.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM