Navegando por Autor "Silva, Alberto de Sousa e"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Indução matemática na prova de fórmulas combinatórias: dos livros didáticos à sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Silva, Alberto de Sousa e; Guimarães, Alan de Araújo; Guimarães, Alan de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6286902372305694; http://lattes.cnpq.br/7118367063954402; Ferreira, Debora Borges; Cunha, Enai Taveira daA indução matemática é uma técnica de demonstração extremamente importante e útil na prova de resultados em várias áreas da matemática, como teoria dos números, combinatória, geometria, entre outras. No entanto, atualmente, essa técnica não é amplamente ensinada ou explorada no contexto do ensino médio. Diante disso, o objetivo central deste trabalho é propor a utilização da indução matemática nesse nível de ensino, especificamente no estudo de análise combinatória (binômio de Newton e triângulo de Pascal). Para alcançar esse objetivo, inicialmente selecionamos quatro coleções de livros didáticos do ensino médio e realizamos uma análise crítica de como esses livros abordam os conceitos mencionados. Escolhemos propositalmente coleções de décadas distintas, evidenciando a mudança de abordagem ao longo de um período de trinta anos. Concluímos o trabalho apresentando uma sequência didática que permite ao docente utilizar a indução matemática em sala de aula para a prova de fórmulas combinatórias (teorema do binômio de Newton e teoremas do triângulo de Pascal), com o objetivo de facilitar a compreensão dos conteúdos de combinatória mencionados para estudantes do segundo ano do ensino médio. A abordagem adotada em nossa sequência didática contrasta com as abordagens tradicionalmente encontradas nos livros analisados do ensino médio. Nosso trabalho destina-se a professores do ensino básico e demais interessados no assunto.