Navegando por Autor "Silva, Alda Karoline Lima da"
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Dissertação Atividade do professor na educação a distância: interações com o gênero profissional docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-18) Silva, Alda Karoline Lima da; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; ; http://lattes.cnpq.br/9672136905014553; Silva, Claudia Osorio da; ; http://lattes.cnpq.br/9433900740589087; Bendassolli, Pedro Fernando; ; http://lattes.cnpq.br/1107978417272282Estudos apontaram que uma das discussões centrais na Educação a distância (EAD) refere-se ao papel que o professor é convocado a desempenhar. A pesquisa, pautada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Clínica da Atividade, objetivou analisar a dinâmica que se estabelece entre a atividade do professor na EAD e o gênero profissional docente ao qual ele reporta-se em sua atividade profissional. As etapas do estudo dividiram-se em: 1) mapear o perfil socioprofissional dos professores que atuam na EAD em duas universidades da cidade do Natal (RN); 2) analisar a atividade de trabalho dos professores na EAD, em abordagem clínica norteada pelos contextos de desenvolvimento da atividade: pessoal, interpessoal, transpessoal e impessoal; e 3) compreender a influência da prática pedagógica na EAD sobre o gênero profissional docente, enfatizando o contexto transpessoal. Para consecução dos objetivos, os instrumentos e procedimentos propostos foram: pesquisa documental, registros audiográficos (representados pela técnica da instrução ao sósia), e um questionário socioprofissional. As análises estatísticas descritivas e inferenciais do mapeamento contemplou uma amostra de 70 participantes, sendo 28 homens e 41 mulheres. 65,7% vinculavam-se à instituição pública, 30% à instituição privada e 4,3% às instituições pública e privada. 31,4% era mestre, seguido de 28,6% de doutores e 26,3% especialistas. 54,3% exerciam a função de tutor à distância e 44,3% eram professores regentes. Após clusterização, apontou-se a existência de dois grupos (tutor a distância e professor regente), e as variáveis mais importantes de distinção foram: função, titulação, renda, atividades desenvolvidas e forma de ingresso na EAD. Da etapa clínica participaram dois professores representantes de cada grupo. A análise da atividade de trabalho apontou a existência de modelos de EAD distintos, que produziam formatos de trabalhos cuja conformidade com o gênero profissional docente era reflexo das diferentes formas de vivenciar os espaços de docência. Quanto ao alargamento das atividades, destaca-se a necessidade do desenvolvimento tanto de competências técnicas para utilizar as tecnologias de informação, quanto das pedagógicas para pensar as concepções e os modos de concretização do processo de ensino-aprendizagem na EAD. Aponta-se que as mudanças que a EAD produziu na atividade dos professores os convocaram a um acesso mais profundo das orientações genéricas da profissão, de modo a contribuir para (re)vitalizações do gênero profissional docente, não necessariamente atrelado ao uso do modelo presencial como um guia, pois replicar o modelo presencial para a distância não seria garantia do sucesso da atividade do professor na EAD. Destaca-se, ainda, que o insucesso da atividade também permite o aceso e a transmissão do gênero profissional. Por fim, alerta-se que certos formatos de trabalho, como nos casos da EAD, preveem intensificação e individualização da atividade de trabalho, e, até mesmo, precarização das relações, em detrimento de trocas e compartilhamentos entre os coletivos de trabalho. Assim, a revitalização do gênero fica comprometida, e a amputação da história do coletivo pode materializar-se, de modo a contribuir para atrofiar o raio de ação do sujeito-trabalhador em seu cenário laboralDissertação Atividade laboral dos oficiais de justiça no Poder Judiciário do Rio Grande do Norte: riscos e precarização(2019-09-03) Santos, Katiuscia de Azevedo Barbosa; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha; ; ; Silva, Alda Karoline Lima da; ; Bendassolli, Pedro Fernando;O presente estudo buscou contribuir para o aprofundamento da percepção dos oficiais de justiça quanto às suas condições de trabalho, possíveis riscos ocupacionais e impedimentos à atividade laboral, e suas relações com processos de sofrimento e adoecimento. O oficial de justiça é aquele servidor público encarregado de garantir o cumprimento de determinações dos magistrados, em atividades eminentemente externas e em contexto de risco e precarização presumidos. A presente pesquisa foi realizada com oficiais de justiça que atuavam no âmbito do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, tendo abarcado fase inicial de levantamento, através de adaptação brasileira do instrumento Job Content Questionnaire (JCQ). Tal questionário buscou medir a magnitude de demanda psicológica da atividade e a latitude de controle por parte do trabalhador, considerados fatores psicossociais de risco no trabalho. Foi igualmente realizada pesquisa documental acerca dos motivos que levavam esses servidores ao afastamento do trabalho para tratamento da própria saúde nos anos de 2016 e 2017. A pesquisa abarcou ainda dados oriundos de roda de conversa, objetivando aprofundar conhecimentos sobre a profissão. Os resultados obtidos confirmaram a suposição inicial de precarização da atividade profissional do oficial de justiça no estado do Rio Grande do Norte, tendo em vista que tal atividade vem sendo desempenhada em circunstâncias de fragilidade, vulnerabilidade e perigo que colocam esses servidores em situação de impedimento do poder de ação profissional, além de contribuir para enfraquecimento dos coletivos de trabalhadores e outras formas de organização dos mesmos. Constatouse que, devido às variáveis aludidas, os oficiais de justiça têm adoecido mais frequentemente por motivos emocionais que as demais categorias profissionais do TJRN. Os resultados ratificam a importância da reorganização do trabalho a partir das perspectivas dos próprios oficiais de justiça e endossam a necessidade do planejamento de estratégias concretas voltadas para a atenuação dos riscos psicossociais a que têm estado submetidos.Tese Coletivos de trabalho como um dispositivo de saúde dos ofícios(2017-12-22) Silva, Alda Karoline Lima da; Bendassolli, Pedro Fernando; ; ; Silva, Cláudia Osório da; ; Oliveira, Isabel Maria Farias Fernandes de; ; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha; ; Araújo, José Newton Gonçalves de;Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa-intervenção realizada em um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, localizado no município de Natal-RN, com trabalhadores-usuários do serviço. Objetivei analisar o papel dos coletivos de trabalho como dispositivo de saúde em trabalhadores em situação de adoecimento profissional. As clínicas do trabalho apropriam-se da categoria coletivos de trabalho como operador fundamental na relação saúde-trabalho-desenvolvimento. Essas têm estudado e advogado os coletivos de trabalho como dispositivo-chave para a compreensão, manutenção e afirmação da saúde dos ofícios. Após apresentar brevemente o modo como cada uma dessas clínicas define coletivo, ofereço uma síntese provisória que emerge a partir da observação de pontos gerais de convergência entre elas no tocante ao sentido dos coletivos. A partir dessa análise, via clínicas do trabalho, apresento um modelo como via de entendimento dos elementos-base de constituição dos coletivos (relações com o ofício, afeto, reconhecimento e dialogicidade). Conduzi as atividades em duas etapas: uma de aproximação do campo com as atividades em grupo na sala de espera do serviço e entrevistas semiestruturadas; e outra com entrevistas clínicas. Na primeira etapa do estudo identifiquei três dispositivos: o coletivo provisório, a relação do sujeito com sua atividade, e o assédio ao ofício. Também ilustrei o modelo por meio de casos clínicos reais, que permitem destacar de que modo o funcionamento dos coletivos pode os fazer mantenedor ou não da sobrevivência do trabalhador e fazê-lo desenvolver um ofício sadio. Por fim, alerto para a necessidade de os indivíduos estarem como organizadores do seu próprio trabalho, para que o coletivo de trabalho possa dar seus sinais de expressividade, colocando em ação ele mesmo (o coletivo de trabalho) e o ofício no processo de produção de saúde, sinalizando, mais uma vez, a necessidade de cuidar dos ofícios tanto quanto cuidar do trabalhador, numa perspectiva de reparação do bem-estar pelos próprios coletivos de trabalho, sobre os critérios e as tensões da atividade de trabalho.Artigo Concepções do conceito de competência no contexto da psicologia do trabalho: da perspectiva individualista à perspectiva histórico-cultural(2016) Dantas, Etienne Andrade de Medeiros; Silva, Alda Karoline Lima da; Fontes, Flávio Fernandes; Falcão, Jorge Tarcísio da RochaO presente artigo discute como as mudanças no mundo do trabalho têm influenciado no desenvolvimento do conceito de competências para psicologia do trabalho. Parte-se de uma visão individualista sobre competência, onde o indivíduo é exclusivamente responsável pelo desenvolvimento da mesma, para uma visão amparada na perspectiva histórico-cultural. Nesta última, a competência é desenvolvida e avaliada quando utilizada em contexto real de trabalho, na maneira como o indivíduo a enfrenta e como mobiliza a rede de atores sociais para resolver as situações. Dessa forma, apresenta-se possíveis consequências que a perspectiva histórico-cultural traz tanto para a abordagem do desempenho quanto para o desenvolvimento da qualificação profissional, principalmente no que se refere à transmissão escolar e extra-escolar das competências.Dissertação Condições de trabalho e distúrbios osteomusculares em profissionais de enfermagem da UTI neonatal de um hospital universitário(2018-10-25) Silva, Andressa Azevedo de Souto da; Rego, Denise Pereira do; ; ; Caricio, Marcelo Rique; ; Silva, Alda Karoline Lima da;A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) agrega uma complexidade de ações assistenciais, que são desenvolvidas para a prestação de cuidados a pacientes com sérios agravos à saúde. Nesse contexto, a equipe de enfermagem tem um importante papel, mas, por outro lado, seus integrantes são submetidos a constantes riscos ocupacionais, que se originam das condições insalubres e perigosas, causando sérios danos à saúde do profissional de enfermagem. Diante desse quadro, o presente estudo teve como objetivo analisar as condições de trabalho e a presença de distúrbios musculoesqueléticos entre os profissionais de enfermagem lotados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de um estudo descritivo, que congregou técnicas quantitativas e qualitativas, tais como observações, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários (Questionário de Condições de Trabalho, Questionário Nórdico e um questionário contendo informações sociodemográficas e funcionais). A amostra foi composta por 42 servidoras técnicas de enfermagem e enfermeiras lotadas na UTI Neonatal da Maternidade Escola Januário Cicco, hospital universitário vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados indicam que as participantes deste estudo tem idade entre 25 a 55 anos, em sua maioria, são casadas ou encontra-se em união estável, metade têm filhos e trabalham cerca de 30 a 40 horas semanais. Com relação às condições de trabalho, os Aspectos Psicobiológicos foram o fator mais crítico, o qual carece de providências para eliminá-los e/ou atenuá-los. Os sintomas de distúrbios osteomusculares foram relatados por 95,2% dos participantes, sendo que 50% da população apresentaram dois ou mais sintomas com um índice de severidade moderado. Quase um terço da amostra relatou sintomas nos 12 meses e nos sete dias precedentes ao afastamento das atividades, dado preocupante, que carece de intervenção. As queixas mais recorrentes nos discursos das entrevistadas apontam para problemas relacionados às más condições de trabalho, número insuficiente de funcionários e sobrecarga de trabalho. O estudo possibilitou sistematizar informações que servirão como subsídios para a proposição de medidas visando à melhoria do ambiente de trabalho, o que refletirá de forma positiva no bem-estar dos profissionais de enfermagem e consequentemente na redução de afastamentos, licenças ou desvio de função.Dissertação Contexto de trabalho e acidentes em serviço no âmbito de uma maternidade escola(2019-07-25) Silva, Walker Alves da Costa e; Rego, Denise Pereira do; ; ; Silva, Alda Karoline Lima da; ; Alencar, Anuska Irene de; ; Guimarães, Patricia Borba Vilar;O Contexto de Trabalho, enquanto local material, organizacional e social no qual se operam as atividades e as estratégias individuais e coletivas de mediação utilizadas na interação com a realidade de trabalho, exerce grande influencia sobre os trabalhadores. O ambiente hospitalar configura-se como espaço consensualmente de risco à saúde e a segurança, principalmente em decorrência de aspectos contextuais, tais como a forma de organização, as condições de trabalho e as relações socioprofissionais que nele se estabelecem. O presente estudo teve como objetivo investigar os acidentes em serviço a partir de uma analise do contexto em que se dão as atividades laborais dos funcionários da Maternidade Escola Januário Cicco - MEJC, hospital escola vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa descritiva utilizou como estratégia metodológica o estudo de caso e como instrumentos de coleta de dados a análise documental e a utilização da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho – EACT, sendo os dados analisados utilizando-se estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicaram que os acidentes em serviço envolvendo servidores sob o Regime Jurídico Único RJU são mais frequentes entre aqueles funcionários com mais tempo de experiência profissional (15 anos ou mais na instituição). Em relação à distribuição por categoria profissional, cargo ou função, os técnicos e os auxiliares em enfermagem se mostraram três vezes mais propensos a se acidentar que os enfermeiros, médicos e demais profissionais de saúde. Observou-se haver maior incidência de Acidentes Típicos (89%), seguido de Acidentes de Trajeto (8%) e Doenças do Trabalho (3%). As causas mais frequentes dos acidentes foram quedas e contato com material possivelmente infectado. De modo geral, quanto aos aspectos inerentes ao contexto de trabalho, os resultados indicam que este pode ser classificado como crítico. Quando se analisa por dimensão, o fator “Organização do Trabalho” apresentou o score médio mais preocupante, muito próximo do limite de classificação grave. Todos os itens dessa dimensão são classificados como críticos, exceto os itens “O ritmo de trabalho é acelerado” e “As tarefas são repetitivas”, que apresentaram resultados ainda piores, classificados como graves. Comprovou-se, assim, uma correlação estatisticamente significativa entre a incidência de acidentes de trabalho e a forma como o trabalho se organiza. Neste sentido, a principal contribuição deste estudo foi apontar a importância de se investir na prevenção e promoção da saúde e bem-estar, pois, no momento, para uma amostra considerável de indivíduos, trabalhar na MEJC/UFRN coloca os servidores em uma situação crítica, requerendo providências a curto e médio prazo. Como proposta, detalhou-se em um plano de ação com medidas para a minimização dos acidentes e melhoria do contexto de trabalho da MEJC/UFRN.Dissertação Contexto de trabalho e bem-estar dos profissionais de saúde no setor público em tempos de pandemia da Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-30) França, Sérgio Augusto Nascimento de; Rego, Denise Pereira do; Abreu, Cynara Carvalho de; 85285536472; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; http://lattes.cnpq.br/2311444725593534; Silva, Alda Karoline Lima da; http://lattes.cnpq.br/9672136905014553Não é de hoje que o desmantelamento do mundo do trabalho vem ocorrendo no planeta. Na atualidade, o mundo do trabalho produz consideráveis repercussões na saúde física e mental dos trabalhadores. As inúmeras transformações promovidas pela globalização monetária, pelas modernizações tecnológicas e pela inovação da gestão, produzem interferências diretas no bem-estar dos trabalhadores, considerando suas formas de trabalho nas práticas laborais e sua organização coletiva. Nesse contexto, destaca-se a pandemia da COVID-19 que demanda uma reorganização dos processos de trabalho e dos fluxos assistenciais nas instituições de saúde, o que pode ter aumentado os impactos físicos, psicológicos e sociais entre os profissionais e afetado a saúde e o bem-estar desses trabalhadores. Diante disso, este estudo teve por objetivo geral analisar a influência dos aspectos relacionados ao contexto de trabalho sobre a saúde e o bem-estar de parte dos profissionais de saúde atuantes na Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em tempos de pandemia da COVID-19. Tratou-se de um estudo diagnóstico, de delineamento transversal e com uma abordagem mista. Os dados quantitativos foram coletados por meio de dois instrumentos (questionário sociodemográfico e funcional e a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho) e para os dados qualitativos, com o objetivo de investigar a influência do contexto de trabalho da DAS na saúde e bem-estar dos profissionais de saúde, considerando as possíveis mudanças ocorridas em função da pandemia da COVID-19, foi proposto um questionário com dez questões abertas, organizadas em 13 categorias, que foram encaminhados aos participantes da pesquisa com o auxílio da ferramenta online Google Forms. A pesquisa foi realizada na DAS-UFRN, localizada no município de Natal-RN. O público alvo foram os profissionais de saúde atuantes (de forma total ou parcialmente presencial), na referida diretoria. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e os dados qualitativos, sob a perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados obtidos antes da pandemia, na percepção dos profissionais de saúde, indicaram que os aspectos inerentes ao contexto de trabalho da DAS (condições, organização do trabalho e relações socioprofissionais) propiciam um ambiente acolhedor, motivador e que favorece a saúde e bem-estar dos profissionais. No entanto, observou-se que a pandemia da Covid 19 teve um impacto negativo na saúde dos trabalhadores. As sugestões de melhorias, no contexto da pandemia, em sua maioria, foram relacionadas a reestruturação do ambiente e do processo e fluxo de trabalho, retorno da equipe, apoio psicológico e de gestão, alem de treinamento de pessoal quanto às novas ferramentas de trabalho. Espera-se que o estudo contribua com a gestão pública, fornecendo informações relativas ao trabalho e bem-estar dos servidores visando possíveis melhorias no gerenciamento de processos institucionais.Dissertação Contexto de trabalho e estresse ocupacional entre os profissionais de Enfermagem de um hospital universitário(2018-09-28) Silva Júnior, Elias de Jesus; Rego, Denise Pereira do; ; ; Caricio, Marcelo Rique; ; Silva, Alda Karoline Lima da;O trabalho, um dos aspectos centrais da vida adulta, vem passando por transformações ao longo dos anos. Estas transformações podem ter consequências negativas para os trabalhadores, tais como o estresse, a fadiga mental, a depressão, a irritabilidade, a desmotivação, o baixo desempenho, a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e os problemas posturais. Destas, especialmente o estresse relacionado ao trabalho, bem como as doenças que dele derivam, são cada vez mais frequentes, notadamente em decorrência da natureza e/ou do contexto de trabalho. No âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, em pesquisa realizada no ano de 2016 junto ao Sistema de Informação em Saúde e Segurança do Serviço Público Federal (SIAPE Saúde), verificou-se que os profissionais de enfermagem figuram como a categoria com o maior quantitativo de afastamentos para tratamento de saúde referente a transtornos mentais e comportamentais. Este dado corrobora as inúmeras pesquisas que apontam para o progressivo aumento de casos de adoecimento entre tal grupo de trabalhadores. Esta pesquisa objetivou analisar o contexto de trabalho e os níveis de estresse dos profissionais de enfermagem lotados no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), de modo a verificar em que medida tais aspectos estariam relacionados ao desenvolvimento de transtornos psíquicos e outras doenças potencializadas pelo contexto laboral, causando afastamentos do trabalho. Pretendeu-se, assim, identificar a percepção destes quanto ao seu trabalho, identificando os níveis de estresse e os principais estressores aos quais estão submetidos, discutindo os aspectos que impactam sobre a saúde e o bem-estar destes profissionais. Os dados foram coletados através de pesquisa literária e documental e utilização de questionários (Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho - EACT e Escala de Estresse no Trabalho - EET). Os resultados obtidos indicam que, no contexto estudado, o estresse pode ser considerado moderado em decorrência de aspectos tais como pouca autonomia e controle, tipo de tarefa e ambiente, relações de trabalho e pouco crescimento e valorização, sendo este último o elemento mais preocupante.. Quanto ao contexto de trabalho, a dimensão “organização do trabalho”, composta por itens como “número de pessoas insuficiente, tarefas repetitivas e ritmo de trabalho excessivo”, revelou-se como a mais crítica em relação à influência sobre o estresse percebido. Ao comparar os afastamentos do trabalho com a forma com que os trabalhadores da enfermagem avaliam o próprio contexto, evidencia-se uma estreita relação, um nexo causal, entre a organização do contexto de trabalho e o impacto no estresse dos indivíduos. Conclui-se, portanto, que as condições laborais, aliadas à organização do trabalho e às relações socioprofissionais, agem de forma determinante sobre o contexto de trabalho e, consequentemente sobre os níveis de estresse dos profissionais de enfermagem do HUOL. Sugere-se a revisão do modelo de gestão, voltando-se a atenção para os quesitos relevantes apontados pelos trabalhadores e evidenciados nos resultados, a fim de encontrar o equilíbrio necessário à promoção do bem-estar e consequente diminuição dos afastamentos por doenças psíquicas.Dissertação Os desafios do acolhimento à perda perinatal: experiências de residentes médicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-10) Ferreira, Caroline Araújo Lemos; Moreira, Simone da Nobrega Tomaz; ; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; ; http://lattes.cnpq.br/7135062523475103; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Silva, Maria de Lourdes Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/4062479983995258; Silva, Alda Karoline Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/9672136905014553O desenvolvimento de pesquisas envolvendo a formação e atuação de profissionais de saúde no atendimento a situações de morte e luto tem crescido nos últimos anos. Na obstetrícia, perdas perinatais são eventos bastante comum, levando pais e profissionais a vivenciarem situações de angústias e frustração. Torna-se relevante conhecer a experiência dos médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia que atuam diariamente no acolhimento de mulheres com perda perinatal de modo a contribuir para o cuidado em saúde. Trata-se de um estudo, de abordagem qualitativa, descritivo e exploratório, de recorte transversal. Os participantes da pesquisa foram 10 residentes do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que atendem no acolhimento a mulheres e famílias em situação de perda perinatal. A construção dos dados ocorreu por meio da realização de entrevistas individuais, orientadas por roteiro semiestruturado. O conteúdo das entrevistas foi transcrito, organizado e codificado, e analisado por meio da técnica de análise temática. Emergiram quatro temáticas, a saber: A formação para o cuidado de mulheres com perda perinatal: um olhar do residente; Percepções do residente sobre o papel do profissional obstetra frente a situações de perda perinatal; Estratégias de intervenções; Dificuldades no ensinoserviço. Os residentes reconhecem não ter formação específica para o acolhimento de mulheres com perda perinatal necessitando do apoio de diretrizes atualizadas, preceptores treinados e da instituição. Os entrevistados compreendem que o papel do obstetra consiste em comunicar o óbito à família, orientar em relação a gestações futuras e oferecer apoio emocional. Buscou-se trazer para a pauta da formação do obstetra reflexões sobre o tema da morte e do luto, tecendo reflexões sobre a responsabilidade desses profissionais no cuidado aos pais enlutados. Elaborou-se cinco produtos: artigo para a comunicação científica da pesquisa; proposta de intervenção de ensino-aprendizagem (oficina) para residentes médicos; fornecimento de espaço para apoio emocional dos discentes; diálogo com instituição de ensino-serviço.Dissertação Diagnóstico do enfrentamento ao assédio moral em uma instituição federal de ensino superior(2018-09-28) Souza, Cláudio David de; Rego, Denise Pereira do; ; ; Silva, Alda Karoline Lima da; ; Alencar, Anuska Irene de;O objeto deste estudo é o enfrentamento ao assédio moral realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A relevância do tema justifica a investigação que buscou analisar documentos e dados estatísticos, estudar as políticas e os programas institucionais, discutir o impacto das ações realizadas e identificar os desafios na prevenção e solução dos conflitos. A pesquisa configurou-se como bibliográfica e documental, qualitativa e quantitativa, com viés exploratório e descritivo, tendo como principal instrumento de coleta de dados, além da documentação disponível, audiências com os gestores responsáveis pelos canais de acolhimento. Conceitua-se assédio moral como qualquer conduta abusiva que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho. Comum na esfera privada onde imperam a competitividade e o lucro, esse tipo de assédio ocorre também no âmbito da administração pública, que se organiza de forma hierarquizada, devido em parte à precarização das relações laborais. Entre 2012 e 2017, a Ouvidoria da UFRN registrou 120 denúncias de assédio moral, associadas ou não a outros tipos de violência no trabalho, feitas por discentes, docentes, técnicos administrativos e comunidade externa. A instituição trata o assunto com atenção, dispõe de equipes multidisciplinares para acolher os demandantes e atua na sensibilização por meio de produtos e eventos informativos. Contudo, os resultados obtidos na pesquisa indicam a necessidade de fortalecer a rede de acolhimento e sistematizar os registros. Pensando nisso, optou-se pela elaboração de um protocolo com a finalidade de padronizar o recebimento das demandas e contribuir para a melhoria dos processos. Considerando que esse tipo de violência traz prejuízo tanto à vítima quanto à organização na qual está inserida, e à sociedade como um todo, sugere-se a criação de um programa institucional de combate permanente ao assédio moral no trabalho.Dissertação Os dilemas do vendedor: compreendendo as flutuações entre o prazer e sofrimento a partir da análise clínica da atividade(2019-08-27) Lino, Marília Alanna Bezerra; Bendassolli, Pedro Fernando; ; ; Silva, Alda Karoline Lima da; ; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha;Diante dos impactos ao longo das transformações no mundo do trabalho, decorrentes de um cenário político, econômico e sociocultural em constante transformação e, em particular, da atividade do vendedor de automóveis, peças e serviços - um dos segmentos mais afetados pós crise político-econômica iniciada em 2015 - estabelece-se enquanto objetivo deste estudo compreender a atividade desse vendedor, investigando sua relação com a mesma e com o seu gênero profissional. Para compreender os dilemas e paradoxos incluídos na atividade, este projeto tomará como referência os operadores teóricos da Clínica da Atividade, levando-se em conta a concepção de sujeito presente na abordagem histórico-cultural. A pesquisa de característica qualitativa, contou com a participação de oito vendedores da área especificada. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com itens que investigam a atividade de trabalho, a trajetória profissional, a percepção de trabalho bem-feito para os próprios vendedores e a forma de lidar com os impedimentos e contradições dessa atividade. Posteriormente, aplicou-se a técnica da Instrução ao Sósia, que consiste em um método de auto confrontação para promover a reflexão do vendedor sobre sua atividade. Por fim, cada participante capturou imagens de sua atividade que representassem momentos cruciais da mesma a partir de sua perspectiva. A análise se deu a partir das transcrições integrais das entrevistas; das anotações de percepções da pesquisadora diante das fases e objetivos do estudo; da coanálise desenvolvida entre participante-pesquisadora, promovida pela Instrução ao Sósia e discussão sobre as fotos capturadas pelos participantes; além do diálogo com a perspectiva teórica base desse estudo. De modo geral, pode se afirmar que, embora esses vendedores procurem ajustar-se ao que a organização espera deles, o que traz sofrimento comumente, conseguem encontrar prazer em sua atividade, o que alimenta seus afetos com relação a ela e pode promover a renovação de seu gênero profissional, revitalizando-o.Tese O enfrentamento às tarefas alheias ao ofício à luz da Clínica da Atividade: posicionamentos inconformados, ambíguos e conformados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-23) Messias, Joeder da Silva; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha; Pérez-Caraballo, Gimena; https://orcid.org/0000-0002-2798-3727; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; http://orcid.org/0000-0001-6065-2930; http://lattes.cnpq.br/6657072808036127; Leite, Jader Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-6045-531X; http://lattes.cnpq.br/0115447283248209; Bendassolli, Pedro Fernando; Silva, Alda Karoline Lima da; Torres, Camila CostaO presente estudo teve origem a partir de pesquisa anterior, de perspectiva clínico-qualitativa, com embasamento teórico na Clínica da Atividade, desenvolvida com técnicos em necropsia que atuavam em um Serviço de Verificação de Óbito (SVO). O processo de construção dos dados analisados na referida pesquisa foi mediado pelos seguintes recursos metodológicos: diário de campo; entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente; e entrevistas de Instrução ao Sósia, realizadas em dupla. Dentre os resultados encontrados percebemos que os técnicos em necropsia eram convocados a realizar tarefas alheias ao ofício e que eles se relacionavam de modos distintos com as atribuições em questão, fato que nos mobilizou a desenvolver os 3 (três) estudos aqui apresentados. Nesse sentido, o objetivo geral dessa tese foi desenvolver e ampliar análises de situações caracterizadoras de acúmulo de tarefas alheias ao ofício no fazer-profissional dos técnicos em necropsia, à luz do arcabouço teórico-conceitual da Clínica da Atividade. No estudo 01 o nosso objetivo foi caracterizar e discutir os diferentes posicionamentos dos trabalhadores com relação aos distintos acúmulos de tarefas alheias ao ofício. Conforme mencionado, identificamos 3 (três) categorias de enfrentamento às referidas tarefas: os posicionamentos inconformados, quando os trabalhadores demonstravam nítido incômodo; os posicionamentos ambíguos, quando demonstravam tanto o sentimento de incômodo quanto o de reconhecimento; e os posicionamentos conformados, quando se apropriavam das referidas tarefas de tal modo que as percebiam como pertencentes ao próprio ofício. O estudo 02 teve como objetivo estabelecer o diálogo entre o acúmulo de tarefas alheias ao ofício e uma possível interferência do gênero profissional, em termos da produção de um gênero profissional aqui denominado invasivo. Este estudo 02 abordou o referido fenômeno a partir de operadores teóricos como: instâncias do ofício, estilo, gênero profissional, poder de agir e trabalho bem feito. As análises decorrentes deste estudo nos apontaram para o entendimento de que a submissão dos trabalhadores às tarefas alheias ao ofício fazia com que eles se apropriassem do gênero profissional de outros cargos, originando o que denominamos de gênero profissional invasivo. Quanto ao estudo 03, trata-se de uma discussão teórica sobre o acúmulo de tarefas alheias ao ofício, pautada nas contribuições da abordagem supracitada, aliadas a estudos que versam sobre modelos de gestão do trabalho que emergiram a partir das demandas do sistema neoliberal, em especial o toyotismo, que ampliou o processo de precarização do trabalho. Teve como objetivo estabelecer a relação do acúmulo de tarefas alheias ao ofício com o processo de precarização das relações de trabalho, traçando conexões com operadores teóricos como: atividade, trabalho prescrito, trabalho realizado e real da atividade. A análise do contexto histórico-social realizada possibilitou perceber a relação do processo de superexploração do trabalho com ampliação e naturalização do acúmulo de tarefas alheias ao ofício. Percebemos através desses estudos que o acúmulo de tarefas alheias ao ofício se revela cada vez mais frequente nos contextos de trabalho e que tem potencial nocivo à saúde do trabalhador, o que sinaliza para a necessidade de desenvolver ações efetivas no combate à superexploração deste trabalhador.Dissertação Mudanças no contexto de trabalho e adoecimento do enfermeiro estatutário em um Hospital Universitário(2019-09-30) Tavares, Jussara Maria Correia Aquino; Rego, Denise Pereira do; ; ; Lima, Fellipe Coelho; ; Silva, Alda Karoline Lima da;A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH emergiu como uma alternativa jurídico-institucional na prestação de serviços administrativos e médicohospitalares oferecidos pelos hospitais universitários da administração pública federal, visando solucionar problemas prementes que comprometiam a qualidade da assistência. A partir de sua implantação, progressivamente, a mudança no modelo de gestão estabeleceu uma nova dinâmica institucional, que alterou os processos, a organização e condições de trabalho, bem como as relações socioprofissionais, impactando diretamente na atuação e na subjetividade do trabalhador. Considerando que extensas jornadas laborais, sobrecarga de tarefas, exposição a riscos e ao adoecimento integram o cotidiano da maioria dos trabalhadores da saúde que exercem suas atividades nos hospitais e, ainda, que a mudança organizacional pode se configurar como um fator gerador de tensão e malestar, este estudo buscou discutir a relação entre contexto de trabalho e adoecimento em um cenário de recente mudança do modelo de gestão a partir da implantação da EBSERH, na perspectiva dos enfermeiros estatutários do Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL. Os dados foram coletados por meio de análise documental, entrevistas e utilização de questionário estruturado, sendo posteriormente analisados a partir de estatística descritiva e análise de conteúdo. A população foi composta por 41 enfermeiros estatutários lotados no HUOL no período de 2011 a 2015, ou seja, dois anos antes e dois anos após a implantação da EBSERH. Os resultados obtidos indicam que, no contexto investigado, há uma crescente insatisfação com a atual gestão em função das condições e formas de organização, e, principalmente, devido aos aspectos relativos à dimensão social do trabalho. Assim, as relações socioprofissionais se configuram como um elemento importante a impactar negativamente sobre a saúde e bem-estar do servidor enfermeiro estatutário do HUOL. Esperou-se, com esse estudo, produzir conhecimentos que possam subsidiar ações voltadas à promoção da saúde dos servidores que integram as equipes de enfermagem do HUOL e sugere-se uma revisão no atual modelo de gestão, com atenção aos problemas apontados pelos participantes, visando à melhoria nos contextos de trabalho entre a população investigada.Tese Poder de agir e ideal de trabalho bem-feito entre gestores públicos de um instituto federal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-12) Alcântara, Cintia Gouveia Costa de; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha; Silva, Alda Karoline Lima da; http://lattes.cnpq.br/9672136905014553; https://orcid.org/0000-0002-2798-3727; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; http://lattes.cnpq.br/4773659511576190; Torres, Camila Costa; Aquino, Cássio Adriano Braz de; Fernandes, Francisco das Chagas de Mariz; Torres, Tatiana de LucenaO gestor público atua nas esferas técnica, estratégica e política; além de lidar com a burocracia e diversas normas que pautam o seu fazer; tornando esse trabalho desafiante e complexo. Esse estudo dedicou-se a analisar a atividade de trabalho de diretores gerais de campi de um Instituto Federal do nordeste brasileiro, a partir das noções de trabalho bem-feito, atividades impedidas, processos de precarização da atividade de trabalho, e os processos de gestão institucional. As lentes teóricas utilizadas para essa pesquisa advêm da Psicologia do Trabalho no viés organizacional e clínico. E neste, em específico, a Clínica da Atividade. Assim, a partir do objetivo principal realizou-se, através da aplicação de um questionário eletrônico, a descrição do perfil socioprofissional dos diretores. Posteriormente constatou-se, através de uma entrevista semiestruturada, o significado de trabalho bem-feito para os participantes. Para análise do trabalho foi formado um grupo e, através de dispositivos Clínicos (Oficina de Fotos, Levantamento de Atividades e Instrução ao Sósia), identificou-se a qualidade do trabalho, os impedimentos e a articulação do coletivo dos gestores. Após validação consensual sobre os principais desafios da gestão, os participantes elaboraram estratégias para fortalecimento do ofício. Verificou-se que a perspectiva de trabalho bem-feito está relacionada ao planejamento e ao alcance de metas, mas ao analisar o trabalho real, identificou-se inúmeros atravessamentos que impedem a sensação dele. Alguns impedimentos deste trabalho estão relacionados a questões orçamentárias e de composição de equipes e à dificuldade de nomear servidores para assumir funções de gestão. Detectou-se a existência do sentimento de solidão no ato de gerir e conflitos entre a gestão central (gestores sistêmicos) e a gestão das unidades de ensino (diretor geral); tendo estes relação com o modelo organizacional multicampi. A análise da atividade foi elencada como uma das estratégias para fortalecimento dos diversos ofícios que compõe a instituição pesquisada.Dissertação As redes de apoio ao trabalhador adoecido(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-27) Rocha, Larissa Saionara Fernandes; Lima, Fellipe Coelho; http://lattes.cnpq.br/5116689205242979; http://lattes.cnpq.br/3628593751767229; Amorim, Ana Karenina de Melo Arraes; http://lattes.cnpq.br/9847082748841264; Silva, Alda Karoline Lima da; http://lattes.cnpq.br/9672136905014553Os trabalhadores adoecidos recorrem as redes de apoio, como forma de enfrentamento no processo de produção de saúde, representadas por instâncias como: família, amigos(as), comunidade, grupos, profissionais e serviços de saúde, coletivos de trabalho e organizações sindicais e religiosas. O objetivo da pesquisa foi analisar o papel das redes de apoio no processo de produção de saúde e os modos de interações, ações e efeitos promovidos por estas. Com isso, buscamos compreender como se estabelece essa interação no processo de produção de saúde, principalmente em um cenário de grandes fragilidades afetivas, produzidas pela condição de adoecimento vinculada ao trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes do estudo foram dez trabalhadores adoecidos(as) pelo trabalho. O critério de inclusão adotado foi a própria afirmação do trabalhador frente ao adoecimento e disponibilidade para o momento da entrevista, via videoconferência, utilizando-se de uma plataforma on-line. Durante a coleta, utilizamos da estratégia “bola de neve”, num período de julho a dezembro de 2020, incluindo algumas categorias de trabalho (engenheiro, bancário, professor, psicólogo, operador de telemarketing, técnico de TI). As entrevistas contemplaram os seguintes eixos temáticos: a) História de vida e processo de adoecimento do trabalhador; b) Análise, por parte do trabalhador, da importância e efeitos de cada ponto da rede de apoio sob a relação trabalho-saúde. Paralelo à entrevista houve a confecção de um diagrama das redes mobilizadas por cada trabalhador nesse processo de adoecimento, no qual as redes foram mensuradas através de setas de intensidade – ligação forte; distante ou conflituosa. As análises das entrevistas foram realizadas via núcleos de significação, os pré indicadores e indicadores foram articulados e sistematizados, constituindo os núcleos de significação: 1) O que há de deletério nas relações de trabalho; 2) as redes de apoio como linhas de cuidado à saúde; 3) a fragilidade da organização do trabalho: fios que não compõem as redes. Concluiu-se que, o que temos é um contexto de trabalho violento e adoecedor, conjugado a uma rede de apoio centrada nos laços sociais do sujeito. Sinaliza-se a importância da coletividade na recuperação da saúde, sobretudo, nas redes que compõem a esfera primária, como família e amigos(as), mediante a ausência de suporte do Estado e das empresas, configurando redes deficitárias. Os recursos do autocuidado mostraramse como práticas de cuidado prioritárias de atenção a si mesmo, mobilizadas pela maioria dos trabalhadores como forma autônoma da busca de sua recuperação aplicada em sua rotina.Dissertação Satisfação no trabalho e adoecimento psíquico entre os profissionais de enfermagem de um hospital universitário(2018-10-25) Nóbrega, Ane Cele de Melo; Rego, Denise Pereira do; Abreu, Cynara Carvalho de; ; ; ; Silva, Alda Karoline Lima da; ; Alencar, Anuska Irene de;O trabalho tem passado por mudanças devido às inúmeras transformações socioeconômicas, inovações tecnológicas, globalização e desenvolvimento das organizações. O bom desempenho dos trabalhadores pode ser influenciado por diversos fatores, entre eles, a satisfação no trabalho, entendida como um vínculo afetivo do trabalhador com o seu trabalho. Estar satisfeito com o trabalho pode ter consequências positivas não só no âmbito profissional, mas também influenciar na vida social, na saúde física e psíquica do trabalhador. A insatisfação, por sua vez, pode ser associada ao adoecimento e mal-estar nos contextos laborais. A presente investigação teve por objetivo realizar um diagnóstico sobre a satisfação no trabalho, considerando seus fatores determinantes e efeitos sobre a saúde mental dos profissionais de enfermagem lotados no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O estudo do tipo transversal e descritivo utilizou uma abordagem quantitativa, com a participação de 94 profissionais, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários visando à identificação do perfil sócio demográfico e funcional, bem como a averiguação da satisfação no trabalho e da incidência de transtornos mentais comuns (TMC), sendo os dados analisados utilizando-se estatística descritiva e inferencial. Constatou-se haver no grupo estudado níveis moderados de satisfação com o trabalho, sendo o fator “Satisfação com o Ambiente Físico de Trabalho” o aspecto menos propenso a trazer insatisfação, enquanto a “Satisfação com as Relações Hierárquicas” configurouse como determinante para a insatisfação dos trabalhadores. Os resultados evidenciaram, também, a ocorrência de TMC em 92,47% dos profissionais. Ao relacionar os fenômenos satisfação e adoecimento, observa-se haver uma correlação baixo-moderada, indicando que os profissionais de enfermagem que estão pouco satisfeitos, provavelmente têm 6,52 chances de manifestar algum transtorno. Sugerese ampliar a discussão sobre a organização do processo de trabalho visando melhorias no gerenciamento e maior participação e valorização dos profissionais da enfermagem, de modo a promover maior satisfação e bem-estar do trabalhador e, consequentemente, melhor atendimento aos usuários do serviço.Dissertação A vivência da escolha profissional para universitários de Natal-RN que desistiram de seus cursos(2018-06-28) Ferreira, Ana Paula de Araújo; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha; Fontes, Flávio Fernandes; ; ; ; Silva, Alda Karoline Lima da; ; Abreu, Cynara Carvalho de; ; Torres, Tatiana de Lucena;A evasão universitária toma dimensões, cada vez maiores, no decorrer dos anos e afeta toda a sociedade. A literatura aponta que universitários atribuem tal fenômeno a fatores como a qualidade do ensino, às próprias condições socioeconômicas e à qualidade da escolha profissional. Este estudo se trata de uma pesquisa clínico-interpretativa e, nessa perspectiva, objetivando compreender os processos singulares de escolhas acadêmicoprofissionais, de evasão das graduações e perceber se essas vivências repercutiram em desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, nos participantes, nos utilizamos das lentes teóricas da psicologia histórico-cultural de Vigotski. Mais especificamente dos conceitos de vivência (do russo perezhivanie) e colisões dramáticas, os quais podem levar a mudanças qualitativas e desenvolvimento de Funções Psicológicas Superiores. Ademais, recorremos ao conceito teórico de “poder de agir”, da Clínica da Atividade. Esse foi transposto para o contexto da escolha profissional. No tocante aos aspectos metodológicos, foram realizadas sete entrevistas individuais, com o estabelecimento de postura clínica acolhedora por parte da pesquisadora em relação aos participantes, conduta consoante à metodologia clínico-qualitativa. Os participantes deste estudo foram universitários com idades a partir de 18 anos, residentes em Natal/RN e com histórico de desistência de um ou mais cursos de graduação. A quantidade de entrevistas foi definida com base na demanda espontânea dos universitários que, após divulgação da pesquisa, em redes sociais, demonstraram interesse em participar, bem como na estratégia conhecida como “bola de neve” – indicações dos próprios participantes. Essas foram gravadas, transcritas e passaram pela análise de natureza clínico-interpretativa, conforme o quadro teórico e epistemológico do estudo. Os resultados apontam para escolhas de cursos acadêmico-profissionais motivadas, especialmente, pelo ingresso no ensino superior, facilitado pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU. O que acarretou, em alguns participantes, ausência de identificação com as formações escolhidas. Culminando, portanto, em vivências dramáticas; reavaliações e desistências justificadas pela falta de identificação, por deficiência no processo de ensino-aprendizagem, incipiente construção da escolha profissional e impossibilidade de conciliação entre estudo e trabalho. O diferencial deste estudo foi vislumbrar o fenômeno da evasão universitária sob a ótica do desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores. Assim, percebeu-se a contribuição de tais vivências, no desenvolvimento da personalidade dos participantes, por meio da construção de novos aprendizados e ampliação da consciência e visão de mundo desses.