Navegando por Autor "Silva, Alessandra Nascimento"
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postGraduateThesis.type.badge Presença da mulher negra na docência do ensino superior: discutindo relações de gênero e relações raciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-14) Silva, Alessandra Nascimento; Andrade, João Maria Valença de; Costa, Vânia Aparecida; Victor, Analice Cordeiro dos SantosO presente trabalho teve como designío investigar as relações de gênero e as relações raciais na trajetória de mulheres negras professoras universitárias, de maneira a compreender seu percurso desde o espaço educativo inicial, a relação familiar, e a sua formação contínua até a ocupação do espaço de docência do ensino superior. Para esclarecer as ideias desse trabalho, a pesquisa é realizada, de início, com uma breve abordagem acerca da história das mulheres negras no Brasil, desde período colonial com a escravidão, e no pós-escravidão, elucidando as consequências sofridas por essa população através de práticas discriminatórias como o racismo, na sua maneira brasileira. Ainda, abordando incialmente, as relações raciais e de gênero vivenciadas por mulheres negras, além das políticas públicas voltadas a promoção e igualdade deste grupo, como as ações afirmativas, cotas, e políticas no âmbito do debate de gênero, como Lei Maria da Penha, entre outras. Na sequência, e finalização da pesquisa, uma breve discussão sobre a trajetória das professoras negras no ensino superior e a perspectiva de duas professoras da UFRN, com relatos de suas vidas profissionais e pessoais permeadas pelas relações de gênero e raça. O objetivo é compreender a trajetória dessas mulheres a partir das relações citadas, destacando o processo histórico, social, cultural e político em que essas mulheres estiveram e encontram-se no espaço e tempo atual. Para além do referido, espera-se também, com este projeto, a possibilidade de estimular a inclusão das mulheres negras, através da intensificação da reflexão acerca das desigualdades vivenciadas pelas professoras universitárias na sua trajetória e cotidiano. A metodologia aplicada baseia-se na pesquisa bibliográfica utilizando-se de aporte teórico como Gomes (1995), Oliveira (2006), Reis (2008), Brasil (2005). Metodologicamente a abordagem se amparou na pesquisa qualitativa, em que fizeram parte desta construção duas sujeitas interlocutoras, sendo ambas as professoras negras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a construção dos dados e informações da pesquisa, a técnica utilizada foi à entrevista aberta composta por perguntas relacionadas ao tema, sendo todas direcionas as professoras da UFRN. A pesquisa apresentou nas falas das entrevistadas um histórico das relações que afetam a trajetória das professoras negras em seu processo de formação que perpassam por racismo e sexismo.