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    Dissertação
    Avaliação técnica da utilização do resíduo de uma usina de asfalto em misturas de concreto asfáltico usinado a quente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-18) Silva, Alex Armando da; Amorim, Enio Fernandes; França, Fagner Alexandre Nunes de; https://orcid.org/0000-0002-8113-622X; http://lattes.cnpq.br/6854485206744906; http://lattes.cnpq.br/3197581360914436; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; https://orcid.org/0000-0001-7552-6646; http://lattes.cnpq.br/1573496204231636; Souza, Marcondes Mendes de
    Atualmente o transporte rodoviário no Brasil é o principal meio de circulação de bens, serviços e pessoas. Diante desse cenário, com o crescimento populacional, se faz necessário a realização de manutenção e construção de rodovias no país, o que ocasiona a exploração de recursos naturais e a geração de resíduos que causam grandes problemas ambientais. Neste segmento, é oportuno destacar que no processo de produção do Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) é gerado um resíduo denominado Brita Graduada com Asfalto (BGA), material nobre, composto por agregados graúdos, miúdos e Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP). Desse modo, o presente estudo analisou a viabilidade técnica do uso da BGA em proporções de 0%, 2%, 4%, 6% e 8%, em massa, em relação às novas misturas asfálticas usinadas a quente para aplicação em fins de obras viárias. Para isso, foram realizadas análises de caracterização química por Fluorescência de Raio X (FRX), mineralógica por Difração de Raio X (DRX) e física da BGA e agregados naturais. As misturas asfálticas com a incorporação da BGA foram produzidas baseadas nos procedimentos de dosagem Marshall, consubstanciadas nas normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Ao término do trabalho, verificou-se que os traços de concreto com 2% e 8% de BGA apresentaram os melhores valores para os parâmetros volumétricos e estabilidade Marshall, de forma que os mesmos foram superiores aos recomendados pelas normas técnicas brasileiras. Além disso, os resultados da caracterização física, química e mineralógica revelaram valores compatíveis com os agregados naturais empregados nas obras de pavimentação no país. Dessa forma, conclui-se que o uso da BGA se apresenta como um material alternativo para ser utilizado na composição de CAUQ, satisfazendo os critérios técnicos exigidos pelos órgãos brasileiros, além de proporcionar vantagens do ponto de vista econômico e ambiental.
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    TCC
    Viabilidade da incorporação de resíduo proveniente de usina de asfalto em concreto asfáltico usinado a quente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Silva, Débora Marta Epaminondas Almeida da; França, Fagner Alexandre Nunes de; Amorim, Enio Fernandes; Silva, Moacir Guilhermino da; Silva, Alex Armando da
    Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade da incorporação de um resíduo proveniente de usina de asfáltica volumétrica, localizada em Macaíba, Rio Grande do Norte, Brasil, na fabricação de concreto asfáltico usinado a quente para uso em camadas de rolamento de pavimentos. O estudo visa atender às normativas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a execução de pavimentos de concreto asfáltico usinado a quente. A hipótese da pesquisa é que a incorporação do resíduo não interfere nas propriedades volumétricas e mecânicas do concreto asfáltico, além de favorecer a reciclagem dos agregados. Para isso, foram realizados ensaios mecânicos em cinco traços diferentes, cada um com uma porcentagem de resíduo distinto. Os parâmetros volumétricos e de estabilidade do concreto asfáltico são analisados e comparados com os traços utilizados no estado do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Os resultados permitiram definir uma mistura asfáltica adequada para a execução da camada de capa de rolamento em pavimentos, considerando a incorporação do resíduo proveniente da produção do concreto asfáltico. Os traços com adições de 2% de BGA com teor de ligante ótimo de 5,65%% e 8% com teor de ligante ótimo de 5,20% apresentaram valores satisfatórios e, também, similares a de empresas que atuam no ramo da pavimentação na região do Rio Grande do Norte e Paraíba. O estudo demonstrou a viabilidade técnica, econômica e sustentável, de forma que seja reduzido o impacto ambiental causado pelo acúmulo de resíduos.
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