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TCC Aprendendo com cantigas folclóricas: uma proposta para educação através da composição musical(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-23) Barbosa, Pedro José Gomes; Silva, Alexandre Reche e; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; http://lattes.cnpq.br/7419300812230200; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; Camargo, Fernando Emboaba de; https://orcid.org/0000-0003-4491-3197; http://lattes.cnpq.br/9263257736346586Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta para educação musical através da composição, extraindo estruturas frasais e materiais compositivos que pudessem ser ressignificados a partir das cantigas folclóricas. O interesse pelo tema surgiu a partir da dificuldade que alguns estudantes de música apresentam para se expressar musicalmente através dos conteúdos da música. Quanto à metodologia, escolhemos a pesquisa de levantamento pois facilita a extração e catalogação de dados a serem agrupados em tabelas, quadros e gráficos. Ao final do trabalho, apresentamos a síntese e os resultados encontrados na pesquisa, que foram promissores visto que obtivemos êxito em encontrar duas estruturas frasais e uma estrutura motívica comuns às cantigas e que podem ser utilizadas para direcionar a composição musical, além de estabelecermos quais tons, modos e graus da escala são mais utilizados. Por último, sugerimos possibilidades de implementação dessa proposta relacionando com o Modelo Compreensivo da Experiência Musical - C(L)A(S)P.TCC C-Syncker - Desenvolvimento de um assistente computacional para geração de resultados pré-composicionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06) Pessoa, Matheus Estevam de Carvalho; Silva, Alexandre Reche e; Vidal, Francisco José Targino; Morais Júnior, Agamenon Clemente deSegundo Silva (2016), o Sistema Schillinger de Composição Musical (SSCM) (2004) aborda a composição musical através de qualidades musicais que apresentam quantidades, i.e., valores numéricos que podem ser combinados para gerar novos resultados. Essa forma de representação possibilita a criação de procedimentos computacionais que automatizam a tarefa de criar as combinações através de operações específicas, permitindo aos músicos uma maior agilidade e flexibilidade na tarefa de composição. O objetivo deste trabalho foi desenvolver o C-Syncker, uma aplicação baseada em uma arquitetura extensível, boas práticas de programação e padrões de projeto, que auxilia na composição musical, através das técnicas propostas no SSCM, gerando resultados visuais no formato de partitura ou audíveis como arquivos de áudio sintetizados. Realizou-se então um estudo sobre engenharia de software baseado em Bezerra (2015), para entender as etapas de desenvolvimento, de Buschmann (et al, 1996), para uso do MVC, e Gamma (et al, 2000), para aplicação dos padrões de projeto. Diante disso, obteve-se uma aplicação que gera resultados pré-composicionais. Foi possível constatar que usar o MVC junto com padrões de projeto aumenta a reutilização de código, melhora sua legibilidade e permite criar um sistema que pode ser mantido e legado à outros programadores para melhorá-lo.TCC Da nota ao som: um memorial de formação na construção do pensamento composicional e processo criativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Pereira, Leonardo Meneses; Varela, Marcus André; http://lattes.cnpq.br/3684172929733707; https://orcid.org/0000-0003-0483-3010; http://lattes.cnpq.br/3447622787841171; Silva, Alexandre Reche e; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; Facó, Caio; http://lattes.cnpq.br/1886451064463727O presente trabalho se propõe a descrever e refletir sobre as descobertas e aprendizados no percurso formativo do curso de graduação em composição, a respeito do processo criativo na geração de materiais pré-composicionais, bem como a formação e construção estética da linguagem do compositor no processo composicional. Nesse sentido, movido por inquietações que surgiram durante as aulas, no exercício de compor e produzir as obras para as finalidades propostas no curso, esta pesquisa tem como objetivo discorrer a construção do pensamento composicional ao passo que vamos adotando em nosso aprendizado conceitos e respostas para as problemáticas expressas no momento de criar e compor. Destacam-se assim, a formação de uma voz composicional pelo conceito de música enquanto arte sônica, guiando o processo criativo a uma emancipação do som de diferentes fontes sonoras em função de uma percepção-sonora-criativa que expressa a construção estética pela sonoridade. Para além, os resultados obtidos tendem a contribuir no estudo e compreensão do fazer criativo e compositivo, especialmente se visto sob a ótica da contemporaneidade, em que sons e ruídos geram novos significados.TCC O desenvolvimento do sistema de escalas matrizes e sua utilização na obra Sopro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Almeida, Thiago Alves de; Vasconcelos, Marcus André Varela; http://lattes.cnpq.br/3684172929733707; Silva, Alexandre Reche e; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; Gras, Germán Enrique; http://lattes.cnpq.br/5480341306625175O objetivo deste memorial foi demonstrar como desenvolvemos o Sistema de Escalas Matrizes (SEM) ao longo da graduação em música, no curso de composição, na Escola de Música da UFRN - EMUFRN. Para isso, nossa metodologia se baseou na revisão de literatura, acompanhando os escritos de autores que possuem reconhecida importância nos círculos acadêmicos da música. A pesquisa na literatura demonstrará como as escalas foram e são amplamente utilizadas na história da música. Como resultado, afirmamos a atualidade do uso de escalas na música contemporânea sob um sistema por nós desenvolvido que permite a conjugação de diversas escalas, acordes e sistemas harmônicos importantes na história da música: o SEM. Vamos abordar as duas premissas para a criação do SEM (uma histórica e outra teórica) e demonstrar as duas hipóteses baseadas no intervalo de trítono que fundamentam o SEM. A primeira hipótese é a de que as notas que formam o trítono disputam a polarização das demais notas da oitava. A segunda hipótese é a de que um trítono disputa com os demais trítonos, igualmente, a polarização das demais notas da oitava. Por fim, demonstraremos que essas duas disputas podem ser geradoras de escalas, que serão agrupadas em famílias, de acordo com a quantidade de trítonos em sua estrutura.Dissertação Elaboração de material pré-composicional através de expansão de procedimentos do sistema Schillinger de composição musical(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-09) Morais Júnior, Agamenon Clemente de; Silva, Alexandre Reche e; ; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; ; http://lattes.cnpq.br/2185650207076182; Maia Júnior, Adolfo; ; http://lattes.cnpq.br/1726075817413396; Mello Filho, Silvio Ferraz; ; http://lattes.cnpq.br/1628781810782139O objetivo deste trabalho é investigar possibilidades de extensões de procedimentos composicionais, tendo por base os recursos disponibilizados pelo Sistema Schillinger de Composição Musical (SSCM). Localiza historicamente e realiza uma revisão de literatura sobre o assunto. Apresenta o estado da arte do trabalho realizado pela equipe da qual o autor deste trabalho faz parte e apresenta os resultados obtidos, com vistas tanto à aprendizagem quanto à revisão do processo composicional. Sugere a extensão do conceito de local de ataque para local de instrumentação e desenvolve o procedimento de instrumentação binária. Apresenta o memorial composicional da obra Suíte Grega, para Oboé, Saxofone e 3 Violoncelos. Comenta os resultados obtidos e apresenta possibilidades para a continuação da pesquisa.Dissertação Elaboração de três obras autorais com base em princípios de composição musical(2018-12-18) Porto, Edson Luís Carvalho; Silva, Alexandre Reche e; ; ; Barros, Alfredo Jacinto; ; Vasconcelos, Marcus André Varela;Este trabalho apresenta o resultado da reflexão pessoal do autor sobre a sua prática composicional. Apresenta o Modelo de acompanhamento do processo composicional de Silva (2007, 2010). Propõe a composição de obras musicais a partir da definição da instância princípios desse Modelo. Apresenta o mote composicional utilizado nas obras elaboradas: princípio da analogia, princípio da parcimônia e o princípio da ressignificação. O objetivo geral desse trabalho foi compor e depois relatar o observado dos processos composicionais. Apresenta os memoriais das obras Zabumleiromático, Sereno e Imos, respectivamente, para violão solo e quarteto de sopros (clarinete Bb, sax alto Eb, sax tenor Bb e tuba Eb), elaborados através do Modelo, que por meio de suas instâncias nos conduziu de forma eficaz para as análises, reflexões e os relatos que culminaram na confecção efetiva dos memoriais.Dissertação O emprego do imalt como solução interpretativo-composicional em 3 obras autorais para violão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-05) Góes, Alexandre Magno Abreu de; Silva, Alexandre Reche e; ; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; ; http://lattes.cnpq.br/4092915352353317; Figueiró, Cristiano Severo; ; http://lattes.cnpq.br/0290575455869096; Souza, Zilmar Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/7399572379443219O trabalho de expressão empreendido pelo intérprete recai, em grande parte, sobre a mão direita do violonista. Conscientes deste fato, mestres do presente e do passado têm deixado suas contribuições para o desenvolvimento da técnica de mão direita. Percebe-se, com exceções, que as propostas pedagógicas e interpretativas, até o momento, têm abordado o ataque às cordas a partir do movimento de flexão dos dedos. Apresenta-se, entretanto, um recurso técnico denominado imalt, que inclui na ação de ataque, o movimento de extensão. Algumas técnicas empregadas em circunstâncias específicas, como o dedillo, a alzapúa, o trêmulo e o rasgueado também utilizam movimentos de extensão no ataque. Elas são postas em perspectiva, junto ao imalt, proporcionando uma visão panorâmica de suas características individuais. O emprego do imalt no repertório tradicional do violão é exemplificado em Villa-Lobos, Ponce e Brower. Três peças autorais foram compostas para esse trabalho: Shravana, Alegoria e Vandana. Técnicas composicionais como a aplicação de contorno melódico e ostinato, foram revisadas e empregadas na elaboração destas composições. Um registro detalhado da trajetória composicional é apresentado. Para tanto, empregou-se o viés analítico do Modelo de acompanhamento do processo Composicional (SILVA 2007). Alguns eventos que têm deixado o imalt em evidência são comunicados, como o lançamento e distribuição do CD Imalt, publicação de partituras e entrevistas. Finalmente são apresentados comentários conclusivos, apontando perspectivas abertas pelo trabalho.TCC Filigrama: o processo de composição de uma canção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-22) Lohss, Oswin; Pessoa, Anderson de Oliveira; Colabardini, Júlio César de Melo; http://lattes.cnpq.br/5855267359776889; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4302298T2; Vasconcelos, Marcus André Varela; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772250T2; Silva, Alexandre Reche e; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340O presente trabalho consiste em um memorial descritivo e analítico sobre o processo de composição da canção Filigrama, com letra de Osmir Camilo Gomes e música de Oswin Lohss, autor desse trabalho. O objetivo central é relatar o percurso de criação da composição musical destacando conhecimentos construídos ou atualizados durante o curso de bacharelado em composição na Escola de Música da UFRN. Os procedimentos metodológicos incluíram recortes autobiográficos e uma pesquisa bibliográfica sobre assuntos de natureza técnica. Pelo dispositivo metodológico do memorial foi possível entrelaçar as experiências com música, com o curso de bacharelado em composição musical e trazer reflexões sobre como se dá o processo de composição de uma canção, a partir da investigação da própria prática.Dissertação A jornada de um compositor: do bottom-up ao top-down(2019-12-03) Castro, José Welligton Sousa de; Silva, Alexandre Reche e; ; ; Moura, Eli Eri Luiz de; ; Vasconcelos, Marcus André Varela;Apresenta o desenvolvimento da prática compositiva do autor na forma de memoriais de composição. O objetivo principal é relatar o deslocamento do fazer criativo do autor, que era mais voltado à manipulação de materiais por meio de técnicas, para uma abordagem com foco em metas e princípios compositivos. Apresenta uma fundamentação teórica organizada segundo as instâncias do modelo de acompanhamento do processo composicional proposto por Silva (2010a), listando Metas, Princípios, Materiais e Técnicas que congregam elementos gerais utilizados nas composições aqui apresentadas. Apresenta os memoriais das obras Uirapuru, para quinteto de flautas-doce, Algoritmico, para quinteto de metais, Hircus, para quinteto de cellos, Tapioca, para quinteto de metais, Momentos Eternos, para grupo misto, Mandioca, para trio de sopros e Autóctones, para saxofone solo. Os memoriais das obras foram confeccionados com base no Modelo de Silva (2010a), listando as instâncias do modelo como seções que descrevem o percurso criativo de cada obra e, por fim, comentário conclusivos sobre cada composição.Artigo LAUDMUS: rumo à implantação e gerenciamento de uma lista de audição musical online(Encontro Regional da ABEM Nordeste (Associação Brasileira de Educação Musical), 2010-06-19) Silva, Alexandre Reche eDissertação Lindembergue Cardoso: identificando e ressignificando procedimentos composicionais a partir de seis obras da década de 80(2002-08) Silva, Alexandre Reche e; Lima, Paulo Costa; http://lattes.cnpq.br/3556626073563379; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; Lima, Paulo Costa; Tacuchian, Ricardo; Silva, Wellington GomesEste trabalho identifica e compara procedimentos composicionais em seis obras da década de 80 e Lindembergue Cardoso, ressignificando esses procedimentos em uma composição para orquestra intitulada Visões do Verbo. O trabalho analítico sobre sua obra permitiu apresentar de forma sistemática lógicas de conduta e o cultivo de problematizações, fornecendo uma argumentação em prol da imagem de um compositor preocupado com o nível do planejamento e do detalhe, envolvendo diálogos entre práticas seriais, referências tonais e planejamento rítmico. Ao mesmo tempo, buscou-se fundamentar a consistência desses procedimentos como um leque de recursos estratégicos para a prática composicional, dando prosseguimento a minha linha de pesquisa dedicada ao estudo da produção do Grupo de Compositores da Bahia (GCB).TCC Open softwares: aplicações musicais multiplataforma(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-16) Nascimento, Felipe Lopes do; Silva, Alexandre Reche e; D'amore, Ticiano Maciel; Alberto, Gabriel Gagliano PintoExistem centenas de aplicações musicais livres à nossa disposição hoje em dia. Muitos não as utilizam porque as desconhecem ou ainda porque não acreditam que alcançarão os seus objetivos musicais. Entretanto, tentei mostrar nesse trabalho de conclusão de curso possíveis caminhos a serem trilhados exitosamente na utilização de aplicações musicais multiplataforma. Assim como a tecnologia se mantém em contínuo crescimento, também podemos ver os sinais de sua contribuição, em termos de softwares livres, à área de Música.Dissertação Origami: memórias de um processo composicional assistido por soluções computacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-05) Dantas, Victor Vitoriano; Silva, Alexandre Reche e; ; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; ; http://lattes.cnpq.br/3250234498578497; Figueiró, Cristiano Severo; ; Oliveira, Danilo César Guanais de; ; http://lattes.cnpq.br/9084672203282894Este trabalho demonstra a utilização do Sistema Schillinger de Composição Musical (doravante SSCM) em um processo composicional. Iremos utilizar o Sistema no mapeamento entre os domínios de origami e a música. Embora as pesquisas sobre o SSCM estejam estabelecidas, no Brasil o assunto ainda é novo. O principal objetivo desse trabalho é relatar o fazer composicional, demonstrando soluções e ferramentas que foram utilizadas e criadas para elaborar a composição Origami, para contrabaixo, tuba e piano. O processo composicional descrito aqui utilizou o modelo de acompanhamento composicional (SILVA, 2007). Demonstraremos o freeware Pd- Syncker (desenvolvido neste trabalho) e o utilizaremos junto com o J-Syncker como ferramentas no auxílio do uso do SSCM e do fazer composicional. Temos, entre os resultados principais, uma composição autoral para contrabaixo, tuba e piano e o freeware Pd- Syncker.Dissertação Processo colaborativo na obra Arengarôa (2017): uma performance para tororó, percussão e live eletronics(2017-12-12) Freire, Pedro Henrique Machado; Campos, Cleber da Silveira; ; ; Silva, Alexandre Reche e; ; Traldi, Cesar;O presente artigo discute aspectos práticos-interpretativos durante o processo de colaboração entre o autor (intérprete-compositor) e o compositor Caio Pierangeli, que resultou na obra Arengarôa (2017). A obra foi inspirada pela construção da performance de Microplástic PET (2012) do americano Matthew Burtner, cujo processo também é descrito neste trabalho. Em ambas as obras, a matéria prima composicional parte da utilização de objetos plásticos como fonte sonora que são executados junto a instrumentos convencionais de percussão. As sonoridades plásticas ainda são processadas eletronicamente via suporte computacional. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever as técnicas desenvolvidas pelo intérprete e aplicadas em materiais plásticos na performance percussiva com a utilização de aparatos tecnológicos em tempo real. A metodologia desta pesquisa consistiu na seleção de objetos plásticos e na realização de oficinas de experimentação compreendidas em três momentos: a) a construção com plásticos (utilizando os objetos selecionados); b) o desenvolvimento das ações performáticas aplicadas aos plásticos; c) e a criação da programação computacional utilizada para a expansão das sonoridades. Como resultado destas etapas, foi criado o Tororó, instrumento desenvolvido exclusivamente para a interpretação da obra Arengarôa (2017). Como resultado preliminar dessa pesquisa, destacamos: a criação do Tororó; o desenvolvimento das técnicas aplicadas aos plásticos; a escolha das sonoridades resultantes; as estratégias de amplificação dos plásticos; a criação do processamento sonoro e a interação eletrônica em tempo real.TCC Processo de composição da obra Metamorfose para piano solo.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-23) Silva, Renam Valcácio da.; Silva, Alexandre Reche e; Jennings, Heather DeaEste trabalho apresenta o memorial do processo composicional da obra Metamorfose, escrita para piano solo, cujo ponto de partida foi a gravura Metamorfose 3, de M. C. Escher. A composição foi conduzida com base em elementos extramusicais, especialmente a técnica da ekphrasis — prática que consiste em transpor, para outra linguagem, as características de uma obra artística visual. Para organizar e registrar o percurso criativo, utilizou-se o modelo de acompanhamento do processo composicional proposto por Silva (2010), que estrutura o processo em cinco instâncias: Princípios, Ideias, Metas, Materiais e Técnicas, conectadas à instância central: Resultados. O trabalho envolveu o uso de ferramentas como gravações de áudio, mapas mentais e transcrições, permitindo o registro contínuo e atualizado da obra em diferentes versões. A composição apresenta uma forma A-B-A, refletindo musicalmente as transformações visuais da gravura de Escher, com destaque para o uso de motivos, timbres e texturas que se desenvolvem por meio de analogias visuais. Como resultado, além da peça finalizada e performada, o trabalho propõe um modelo aplicável à criação de outras obras musicais inspiradas em diferentes mídias artísticas.Livro Produção de pesquisa em composição musical(Editora da UFRN, 2018-06-11) Silva, Alexandre Reche e; M. Júnior, Agamenon Clemente de; Porto, Edson Luís Carvalho; Dantas, Victor VitorianoEste livro vem divulgar um trabalho colaborativo de pesquisa, que é ligada à linha 2 do PPGMUS –UFRN, “Processos e dimensões da produção artística”, aprovado pela Resolução No069/2012 –CONSEPE, de 05 de junho de 2012. O presente esforço remonta ao início da área de Composição e Música & Tecnologia, inaugurada com a posse do professor Dr. Alexandre Reche e Silva, com dedicação exclusiva, em 2009, à Escola de Música da UFRN. Os elementos unificadores desta publicação são: (1) composições musicais que utilizam técnicas do Sistema Schillinger de Composição Musical (SSCM); (2) produção de estudantes de Composição Musical da Escola de Música da UFRN; (3) resultados composicionais que empregaram recursos algorítmicos e (4) procedimentos composicionais que se inserem na categoria de composição assistida por computador. Quanto a isso, duas soluções são desenvolvidas pela equipe de pesquisa: o J-Syncker e o Pd-Syncker. Elas são interpretações computacionais do SSCM.Artigo Propondo um modelo para acompanhamento do processo Composicional(PPGMUS/UFBA, 2010) Silva, Alexandre Reche eTCC Recital de Conclusão de Curso: Bacharelado em Composição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-12) Almeida, Thiago Alves de; Vasconcelos, Marcus André Varela; http://lattes.cnpq.br/3684172929733707; Silva, Alexandre Reche e; http://lattes.cnpq.br/1396403981317340; Gras, Germán Enrique; http://lattes.cnpq.br/5480341306625175Recital de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Bacharelado em Música, ênfase em Composição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como requisito parcial para a obtenção do Grau de Bacharel em Música. O recital contou com obras de diversos gêneros musicais (serialismo, choro, música de cinema, música de câmara e miniatura para violino), enfatizando a versatilidade do compositorTCC Recital de Conclusão de Curso: Bacharelado em Composição/Concerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Silva, Renam Valcácio da; Silva, Alexandre Reche e; CUNHA, Germanna França da; Camargo, Fernando Emboaba deRecital de Graduação Como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Música – Habilitação em Composição Musical Este recital apresenta obras autorais no campo da música de concerto, escritas e organizadas no decorrer do curso de graduação em Música – Composição Musical. Constitui-se como etapa obrigatória e integradora do processo formativo, evidenciando competências técnicas, estéticas e criativas desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica. As composições selecionadas para este recital refletem diferentes abordagens da escrita musical contemporânea, buscando diálogo com tradições da música de concerto, bem como com linguagens experimentais, eletroacústicas ou instrumentais, conforme o projeto artístico do(a) compositor(a). Este recital é apresentado como parte dos requisitos para a conclusão do curso e a obtenção do título de Bacharel em Música com habilitação em Composição Musical, conforme regulamentado pela instituição de ensino. PROGRAMA 1. Estudo No 1 em Lá menor - para clarinete em Bb (Toinho do clarinete) 2. Cantá - Canção para Mezzo-soprano e piano (Franz Ribeiro - Mezzo-soprano e Paulo César Vitor - piano) 3. Dança de Côco - para quarteto de cordas • 1o Violino - Patrick Santos • 2o Violino - André Albiergio • Viola - Kainan Firmino • Violoncelo - Paulo Daniel 4. Estudo para Violoncelo - Paulo Daniel 5. Metamorfose - para piano solo - João Marcelo MÚSICOS 1. Toinho do clarinete 2. 1o Violino: Patrick Santos 3. 2o Violino: André Albiergio 4. Viola: Kainan Firmino 5. Violoncelo: Paulo Daniel 6. Piano - Paulo Cesar Vitor 7. Piano - João Marcelo 8. Canto - Franz RibeiroDissertação Reflexões para fagote solo de Agamenon de Morais: um estudo técnico dos multifônicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-11) Santos, Isaac de Souza; Araújo, Amandy Bandeira de; Silva, Alexandre Reche e; http://lattes.cnpq.br/9613214603580512; http://lattes.cnpq.br/2370192173881910; Cardassi, Luciane Aparecida; Souza, Valdir Caires deEsta pesquisa trata do uso dos multifônicos na obra Reflexões para fagote solo do compositor Agamenon de Morais, tendo como base uma abordagem da preparação para a performance, considerando que existem poucas peças que contemplam as técnicas estendidas para fagote durante uma composição colaborativa e o desejo de mudar essa realidade. Assim, o objetivo da pesquisa foi registrar o processo de escolha dos multifônicos, bem como os procedimentos de aprendizagem e execução no fagote. Os preceitos que envolvem o emprego dos multifônicos estão fundamentados em Bartolozzi (1967), Souza (2016), Gallois (2008), Oliveira (2013) e Penazzi (1971). Obteve-se como resultado deste trabalho uma composição para fagote solo explorando as técnicas estendidas, uma sugestão de categorização de multifônicos, uma proposta de estudos para domínio de multifônicos e, por fim, o registro audiovisual do estudo da obra e estreia da peça.