Navegando por Autor "Silva, Aline Soares da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Didáticas de ensino: desafios na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Silva, Aline Soares da; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Cavalcante, Christianne Medeiros; Galvão , Cadê AlmeidaO presente trabalho objetivou identificar quais dificuldades detém os professores no tocante as didáticas para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e discutir o papel da didática no contexto escolar, assim como identificar as principais dificuldades encontradas pelos professores no tocante a construção didática da aula; e refletir sobre as possibilidades de superação e o papel da didática no contexto profissional do professor. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa. O procedimento metodológico utilizado foi a aplicação de questionário enviados por meio eletrônico e realizado com professores de Caicó-RN e municípios vizinhos. Os resultados apresentam que as dificuldades em dar uma aula mais didática não está relacionada a compreensão do que é a didática, pois os professores têm uma ótima compreensão do conceito de didática e os mesmos buscam outras estratégias de ensino, por meio da didática. Portanto, conclui-se, que as didáticas de ensino são fundamentais, desde os anos iniciais dos estudantes e os professores devem pôr em prática suas estratégias de ensino, por meio da didática. O uso do livro didático como um instrumento didático-pedagógico tem grande importância, mas ele se torna ainda mais eficaz se associado a novas práticas pedagógicas, usando novos métodos e técnicas que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.