Navegando por Autor "Silva, Alvina Nobre da"
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Dissertação Traços da história de Baía Formosa/RN pela voz dos antigos na escrita dos alunos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-02) Silva, Alvina Nobre da; Sá, Edna Maria Rangel; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; http://lattes.cnpq.br/5526554107993331; Santos, Cássia de Fátima Matos dos; Marcolino, Francisco Fábio VieiraMuitas reflexões sobre a escrita dos alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano tem inquietado de forma a questionar como o ensino dessa escrita vem sendo desenvolvido em sala de aula. Isso faz pensar sobre a importância dessa habilidade e sobre como os alunos a concebem no processo de aprendizagem. Para tanto, há a necessidade de priorizar um trabalho com a escrita como produtora de sentido para minimizar o fracasso que permeia a produção textual em sala de aula. Nessa perspectiva, este estudo visa a desenvolver um trabalho que avalie o desenvolvimento da produção textual dos alunos do 8º ano. O estudo analisou a aplicação de uma sequência didática. Os alunos estavam na faixa etária de 12 e 13 anos. A instituição escolhida como lócus da pesquisa foi a Escola Estadual Águida Sucupira, no município de Baía Formosa/RN. O objetivo do estudo é levar o aluno a refletir sobre aquilo que escreve; despertar o entusiasmo pela produção textual ao narrar as histórias de pessoas mais velhas que moram no lugar e estimular no aluno a produção textual sem o “peso” da produção escolar. Esta pesquisa tem como suporte teórico: Brandão (2008), Brasil (1998), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Os procedimentos metodológicos foram: entrevistas com pessoas da comunidade sobre a história do município de Baía Formosa/RN, e dos distritos de Sagi e Pituba. Como resultado, o estudo aponta, mediante a aplicação de uma sequência didática com proposta sobre a escrita consolidada pelo gênero textual relato, mudanças exitosas no texto final produzido pelos alunos. A pesquisa busca contribuir com o trabalho de desenvolvimento da escrita no contexto educacional, de modo que professores possam mediar ações para aprimorar a escrita dos alunos.