Navegando por Autor "Silva, Ana Gleicy Salustino da"
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TCC Correlação entre comportamento de gaping e coloração da mucosa oral em serpentes: análise de dependência do habitat, produção de veneno e coloração da pele(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Silva, Ana Gleicy Salustino da; Pessoa, Daniel Marques de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-2516-6766; http://lattes.cnpq.br/8413512010176898; Garda, Adrian Antônio; https://orcid.org/0000-0002-1178-1207; http://lattes.cnpq.br/2685356834735366; São Pedro, Vinícius de Avelar; http://lattes.cnpq.br/7404103190291423Em serpentes, o uso de cores, em sua maioria, está associado a comportamentos antipredatórios. Uma dessas características envolve a mucosa oral, que geralmente detêm coloração rosada, mas pode apresentar alterações. As serpentes possuem uma gama de comportamentos antipredatórios, entre eles o comportamento de gaping, onde o animal exibe o palato. O objetivo do trabalho é testar a dependência entre essas duas variáveis e a relação de ambos atributos com características morfológicas e comportamentais. Realizamos uma busca na bibliografia e testamos os dados através de um teste G. Observamos relações significativas entre comportamento de gaping e a alteração da mucosa oral; alteração na mucosa oral e a coloração da pele e ambas características com tipo de habitat. Os resultados sugerem uma relação evolutiva entre os caracteres mencionados, a mucosa oral pode ter surgido para intensificar o comportamento de gaping e atuar como sinal de alerta em espécies crípticas.Recurso Educacional Aberto Unidade didática: como a educação sexual deve ser feita nas escolas?(2024) Menezes, Lucas Calixto de; Silva, Ana Gleicy Salustino da; Medeiros, Leandro Lake Pereira de; Souza, Amanda Dantas de; Silva, Daniel Mendonça da; Firmino, Bianca Posterli; Costa, Ivaneide Alves Soares da; 0009-0009-2765-7890; 0009-0005-6689-2835; 0009-0009-0985-3572; 0009-0009-5888-9897A educação sexual tem como objeto de estudo a sexualidade humana. Trata-se de um tema transversal, essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, englobando aspectos biológicos, sociais e éticos. Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não a identifique como obrigatória nas escolas, a legislação brasileira e documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) oferecem suporte para sua abordagem. Contudo, ela enfrenta resistências ideológicas, carência de formação docente adequada e pânico moral. Portanto, este trabalho propõe uma Unidade Didática fundamentada em Questões Sociocientíficas (QSC), que fornece apoio didático para professores de ciências e biologia, e visa incentivar o debate crítico e interdisciplinar sobre o tema discutindo com educandos como a educação sexual deve ser realizada nas escolas, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e responsáveis. A proposta foi elaborada no contexto da disciplina Ensino de Ciências e Biologia III no contexto do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).