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Navegando por Autor "Silva, Ana Talita Pereira"

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    TCC
    Qualidade da alimentação escolar de crianças de 2 a 5 anos em escolas públicas e privadas de Santa Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Silva, Ana Talita Pereira; Lima, Marcos Felipe Silva de; https://orcid.org/0000-0002-2196-6985; http://lattes.cnpq.br/7014490761333004; Catarine Santos da Silva; https://orcid.org/0000-0002-2120-9730; http://lattes.cnpq.br/5420075210935645; Diogo Vale; https://orcid.org/0000-0003-2636-4956; http://lattes.cnpq.br/9829771702690843
    Introdução: A nutrição adequada na infância é essencial para o crescimento, desenvolvimento e formação de hábitos saudáveis, impactando a saúde ao longo da vida, sendo desaconselhado alimentos ultraprocessados até os dois anos. Escolas públicas, com o PNAE, têm papel fundamental na promoção da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), integrando ações para melhorar hábitos e saúde infantil. Escolas privadas também são responsáveis pela formação de hábitos saudáveis, controlando alimentos em cantinas e incluindo atividades educativas no currículo. Objetivo: Analisar a qualidade da alimentação ofertada e/ou consumida na merenda escolar para crianças de 2 a 5 anos matriculadas em escolas públicas e privadas do município de Santa Cruz/RN. Metodologia: Estudo transversal e observacional com 122 crianças (81 de escolas públicas e 41 de escolas privadas) em Santa Cruz/RN. Coletaram-se dados socioeconômicos e os padrões alimentares por meio de questionário e observação direta. Os alimentos foram classificados segundo o grau de processamento e grupos alimentares. A análise estatística utilizou o software SPSS e teste do qui- quadrado (p<0,05). Resultados: Nas escolas públicas, 89% das merendas eram compostas por alimentos in natura/minimamente processados. Em contraste, nas escolas privadas, apenas 20% dos alimentos consumidos eram in natura/minimamente processados, com predominância de ultraprocessados (75%). Doces (32,5%), frituras e salgadinhos (42,5%) também foram mais frequentes nas escolas privadas. Conclusão: Escolas públicas oferecem alimentação saudável, seguindo as diretrizes do PNAE. Por outro lado, estudantes de escolas privadas apresentam maior consumo de alimentos ultraprocessados, evidenciando a necessidade de fortalecer ações de alimentação escolar saudável para esse público.
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