Navegando por Autor "Silva, Anderson Ferreira da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Análise de viabilidade técnica e econômica da geração de vapor utilizando energia solar para injeção em poços petrolíferos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11) Silva, Anderson Ferreira da; Rodrigues, Marcos Allyson Felipe; Galvão, Edney Rafael Viana Pinheiro; Maitelli, Carla Wilza Souza de PaulaA maior parcela da produção de petróleo on-shore brasileira, é realizada em campos maduros. Para essa produção acontecer, é necessária a aplicação de métodos térmicos de recuperação que promovem a redução da viscosidade do óleo. A injeção de vapor é um dos métodos térmicos mais utilizados e, por isso, faz-se necessário o estudo do processo de geração de vapor. Foram estudadas situações em que se aplica a energia heliotérmica, empregando coletores lineares do tipo Fresnel com diferentes configurações, buscando uma economia quantitativa e consequentemente financeira do combustível consumido pela caldeira de modelo aquatubular. Foram realizadas análises em seis sistemas diferentes, cada sistema apresentando um gradiente de temperatura distinto. A temperatura de entrada na caldeira variou de 40 °C a 90 °C, enquanto que a temperatura de saída foi mantida em 288 °C. Os estudos financeiros foram baseados nos dados de consumo de combustível da caldeira de cada uma das situações, nos custos relacionados à aquisição da planta solar, assim como, nos custos da sua manutenção. Ao analisar os resultados de cada caso, foi possível perceber que, independentemente do dimensionamento da planta solar e dos custos que ela gera, os resultados econômicos mostraram uma excelente rentabilidade para esse projeto.Artigo O ensino de anatomia humana no contexto da educação médica: uma retrospectiva histórica(Research, Society and Development, 2020-06-16) Araújo Júnior, José Sebastião de; Cardoso, Leonardo Mello; Silva, Anderson Ferreira da; Morais, Marianna Gil de Farias; Araújo, Anna Santana Pereira Rolim de; Oliveira, Thaliny Batista Sarmento de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Lucena, Eudes Euler de SouzaEste trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de evolução do ensino da anatomia humana e a inserção das novas tecnologias no contexto do ensino e aprendizagem na formação médica. Trata-se de um estudo teórico reflexivo. A busca e análise do arcabouço bibliográfico utilizado ocorreu por meio de uma revisão narrativa da literatura. A organização dos resultados foi feita por meio da Análise de Contexto. Os contextos utilizados foram: Novas tecnologias no ensino da anatomia como contexto imediato; Perspectivas atuais no ensino médico como contexto específico; Legislação e ética no uso de cadáveres como contexto geral; e Evolução histórica do estudo da anatomia como metacontexto. As competências esperadas pelo aluno de medicina perpassam por uma formação sólida em anatomia humana com o uso de diferentes metodologias. Ainda assim, ressalta-se a importância bem como os aspectoséticos envolvidos no uso de cadáveres