Navegando por Autor "Silva, André Magno Gomes da"
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Dissertação Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-21) Silva, André Magno Gomes da; Dias, Maria Aparecida; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; https://orcid.org/0009-0006-3188-447X; http://lattes.cnpq.br/2400242319613933; Batista, Alison Pereira; Araújo, Allyson Carvalho de; Mendes, Diego de SousaEsta pesquisa é um estudo colaborativo com professores de Educação Física em serviço. Trata-se de uma formação continuada com o objetivo de analisar as formas de apropriação dos professores de Educação Física da SEETC-PB sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir da mídia-educação, durante um curso de formação. A intervenção ocorreu entre setembro a dezembro de 2022. A estruturação e organização da formação foi dividida em três etapas: conceitual, prática e avaliativa. Os instrumentos e procedimentos para o levantamento das informações foram: (1) questionários para diagnóstico; (2) reflexão dos encontros formativos; (3) diário de campo; (4) registros fotográficos e (5) entrevista semiestruturada, os quais foram utilizados ao longo dessas etapas formativas. Os resultados e discussões, transcritos em falas/informações/dados/ foram narradas por meio da narrativa reflexiva. No geral, a mídia-educação se mostrou um possível caminho para incluir as TDIC nos contextos escolares, embora ainda precise de mais investimentos teórico/metodológico e até mesmo de políticas formativas de inclusão das TDIC no ambiente escolar. As TDIC foram vistas como ambivalentes, destacando a presença do artefato smartphone, o qual foi objeto de sistematização e problematização nas práticas pedagógicas dos professores. Também foram observadas possíveis mudanças ecológicas nas preferências dos alunos, tanto no que diz respeito à preferência por determinados locais da sala quanto pelas possibilidades de se movimentar. Destaca-se a imprevisibilidade das tecnologias como movimento formativo. Por fim, a formação continuada em serviço do tipo de investigação colaborativa com professores de Educação Física se destaca como uma possível estratégia para compactuar pesquisa e formação.