Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, André Magno Gomes da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Formação continuada de professores de Educação Física: um estudo colaborativo na apropriação de tecnologias digitais de informação e comunicação a partir da mídia-educação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-21) Silva, André Magno Gomes da; Dias, Maria Aparecida; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; https://orcid.org/0009-0006-3188-447X; http://lattes.cnpq.br/2400242319613933; Batista, Alison Pereira; Araújo, Allyson Carvalho de; Mendes, Diego de Sousa
    Esta pesquisa é um estudo colaborativo com professores de Educação Física em serviço. Trata-se de uma formação continuada com o objetivo de analisar as formas de apropriação dos professores de Educação Física da SEETC-PB sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir da mídia-educação, durante um curso de formação. A intervenção ocorreu entre setembro a dezembro de 2022. A estruturação e organização da formação foi dividida em três etapas: conceitual, prática e avaliativa. Os instrumentos e procedimentos para o levantamento das informações foram: (1) questionários para diagnóstico; (2) reflexão dos encontros formativos; (3) diário de campo; (4) registros fotográficos e (5) entrevista semiestruturada, os quais foram utilizados ao longo dessas etapas formativas. Os resultados e discussões, transcritos em falas/informações/dados/ foram narradas por meio da narrativa reflexiva. No geral, a mídia-educação se mostrou um possível caminho para incluir as TDIC nos contextos escolares, embora ainda precise de mais investimentos teórico/metodológico e até mesmo de políticas formativas de inclusão das TDIC no ambiente escolar. As TDIC foram vistas como ambivalentes, destacando a presença do artefato smartphone, o qual foi objeto de sistematização e problematização nas práticas pedagógicas dos professores. Também foram observadas possíveis mudanças ecológicas nas preferências dos alunos, tanto no que diz respeito à preferência por determinados locais da sala quanto pelas possibilidades de se movimentar. Destaca-se a imprevisibilidade das tecnologias como movimento formativo. Por fim, a formação continuada em serviço do tipo de investigação colaborativa com professores de Educação Física se destaca como uma possível estratégia para compactuar pesquisa e formação.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM