Navegando por Autor "Silva, Antônio Felipe Azevedo da"
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TCC Percepções dos estudantes da graduação em enfermagem sobre ações de promoção em saúde às pessoas surdas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-02) Silva, Antônio Felipe Azevedo da; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-0644-668X; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; https://orcid.org/0009-0004-3710-9541; http://lattes.cnpq.br/8112493387746768; Medeiros, Marília Rute de Souto; http://lattes.cnpq.br/6057475474828533; Borges, Bárbara Ebilizarda Coutinho; https://orcid.org/0000-0001-6922-1475; http://lattes.cnpq.br/8171345669519467Este estudo teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN) sobre sua formação e as implicações desta nas ações de promoção em saúde voltadas para as pessoas surdas. Optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia orientada pelo referencial do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com a população composta por estudantes entre o 4° e o 9° períodos que tenham cursado a optativa de Libras. A coleta de dados ocorreu entre outubro e dezembro de 2023, na FACISA/UFRN . A partir dos dados coletados, foram gerados quatro discursos, dos quais emergiram eixos fundamentais que permeiam a compreensão da surdez no contexto acadêmico e profissional. Os resultados indicaram que o contato direto dos alunos com as discussões sobre surdez, especialmente no contexto da disciplina optativa de Libras, possibilitou a formulação de concepções subjetivas sobre a surdez. Esses entendimentos impactam positivamente tanto na formação acadêmica dos estudantes de enfermagem quanto na futura assistência em enfermagem à comunidade surda, proporcionando um cuidado mais efetivo e sensível às necessidades dessa população. Constatou-se, portanto, que a inclusão do ensino sobre surdez na formação acadêmica de enfermagem contribui para uma abordagem mais qualificada e consciente na promoção da saúde das pessoas surdas.