Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Antônio Felipe Azevedo da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Percepções dos estudantes da graduação em enfermagem sobre ações de promoção em saúde às pessoas surdas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-02) Silva, Antônio Felipe Azevedo da; Távora, Rafaela Carolini de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-0644-668X; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071; https://orcid.org/0009-0004-3710-9541; http://lattes.cnpq.br/8112493387746768; Medeiros, Marília Rute de Souto; http://lattes.cnpq.br/6057475474828533; Borges, Bárbara Ebilizarda Coutinho; https://orcid.org/0000-0001-6922-1475; http://lattes.cnpq.br/8171345669519467
    Este estudo teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN) sobre sua formação e as implicações desta nas ações de promoção em saúde voltadas para as pessoas surdas. Optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia orientada pelo referencial do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com a população composta por estudantes entre o 4° e o 9° períodos que tenham cursado a optativa de Libras. A coleta de dados ocorreu entre outubro e dezembro de 2023, na FACISA/UFRN . A partir dos dados coletados, foram gerados quatro discursos, dos quais emergiram eixos fundamentais que permeiam a compreensão da surdez no contexto acadêmico e profissional. Os resultados indicaram que o contato direto dos alunos com as discussões sobre surdez, especialmente no contexto da disciplina optativa de Libras, possibilitou a formulação de concepções subjetivas sobre a surdez. Esses entendimentos impactam positivamente tanto na formação acadêmica dos estudantes de enfermagem quanto na futura assistência em enfermagem à comunidade surda, proporcionando um cuidado mais efetivo e sensível às necessidades dessa população. Constatou-se, portanto, que a inclusão do ensino sobre surdez na formação acadêmica de enfermagem contribui para uma abordagem mais qualificada e consciente na promoção da saúde das pessoas surdas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM