Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Antônio Jansen Fernandes da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Classificação dos esportes e o uso das mídias: desenvolvendo uma unidade didática nas aulas de Educação Física no Ensino Médio noturno
    (2019-12-13) Silva, Antônio Jansen Fernandes da; Santos, Antonio de Pádua dos; Melo, José Pereira de; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Silva, Maria Eleni Henrique da
    A Educação Física vem sofrendo várias mudanças no decorrer de sua história e frente a essas transformações inovadoras elegeu-se como objetivo geral deste estudo a construção coletiva, a implementação e a avaliação de uma unidade didática com a utilização das mídias como ferramenta pedagógica no ensino da classificação dos esportes para o Ensino Médio Noturno. Foi realizado um estudo de campo do tipo pesquisa-ação, utilizando o método qualitativo descritivo em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Ceará, localizada em Fortaleza, com 34 alunos de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio Noturno. Os instrumentos utilizados foram: a) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo; b) 03 questionários, 01 sobre o entendimento dos alunos a respeito da lógica interna da classificação dos esportes; 01 para a avaliação diagnóstica sobre a classificação dos esportes e 01 para avaliação final do desenvolvimento de uma unidade temática sobre esporte. A pesquisa foi aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 3.305.816. Os resultados foram divididos em planejamento participativo, descrições da intervenção pedagógica, análise dos questionários, análise das possibilidades e limites de uma unidade didática sobre a classificação dos esportes. O planejamento participativo tem muito a ajudar no processo de ensino-aprendizagem, assim como, na intervenção pedagógica é possível notar a participação dos alunos no processo de construção dos saberes, seja na relação dialógica, nas vivências das modalidades esportivas ou no uso das mídias. Os resultados dos questionários apresentam elementos que comprovam um aumento na aprendizagem dos alunos, na maioria, dos conceitos avaliados, demonstrando que a relação práxis pedagógica facilita na aprendizagem, tanto do aluno como do professor. Os limites são a mola propulsora para atingir novas possibilidades.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM