Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Artur Nobre"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Utilização de ferramentas interativas na educação mediada por tecnologia: uma proposta para a formação docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-21) Silva, Artur Nobre; Araújo, Célia Maria de; ; ; http://lattes.cnpq.br/8566978397763990; Albergaria, Elisa Tuler de; ; Paiva, Maria Cristina Leandro de;
    Os recursos tecnológicos têm sido cada vez mais utilizados na educação a distância devido aos avanços das novas ferramentas e à propagação da banda larga no tocante à abrangência nacional do Brasil. Seu potencial de interatividade e de acesso às interações entre humano-humano e humano-máquina promete, de uma vez por todas, facilitar o processo de ensino mediado por tecnologias. Com a popularização dos Ambiente Virtuais de Aprendizagem, o uso desses sistemas passou a ser uma ferramenta necessária para a intermediação do processo e para otimização das informações/dados que transitam diariamente. Dentre os ambientes disponíveis no mercado, o estudo destaca o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), por ser um sistema livre e de código aberto, que permite a incorporação de novas ferramentas. Entretanto, aponta que esse ambiente, na sua atual conjuntura, ainda sofre com a ausência de ferramentas nativas que propiciem um aprendizado com um grau maior de interatividade e que contemple um poder maior de retroalimentação imediata por parte dos usuários. Dessa maneira, este trabalho compreende integrar o uso de dois softwares livres disponíveis na comunidade Moodle, os plug-ins RecordRTC e o H5P, que permitem uma maneira fácil de implementar módulos de e-Learning para o Moodle. A experimentação e validação das ferramentas utilizadas aconteceu por meio da criação de um curso autoinstrucional, ofertado para professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM