Navegando por Autor "Silva, Atália Rose de Lima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Aprendendo a linguagem escrita na educação infantil: as cantigas de rodas como possibilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-04) Silva, Atália Rose de Lima; Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano; Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano; Oliveira, Elaine Santana de; Eleutério, Paula FrancimarAs cantigas de roda são percebidas como elementos de nossa cultura, como arte, movimento e expressão. No contexto da Educação Infantil, são utilizados como um recurso pedagógico para o trabalho nas instituições infantis, e através destes proporcionam valores e atitudes sociais que favorecem os modos de ser e estar em um determinado grupo. Considerando a relevância desse artefato cultural, artístico e expressivo para o desenvolvimento e aprendizagem da criança da Educação Infantil. De que forma, a cantiga de roda possibilita o reconhecimento da escrita e leitura e seus usos sociais no contexto da Educação Infantil? Então, a cantiga de roda como atividade, por meio da brincadeira que permeia o mundo infantil, deve ter um repertorio musical variado e ser realizada dentro do contexto da criança tornando-se significativa, respeitando a sua cultura, pois, através da cultura oral pode-se trabalhar a cultura escrita e de leitura, de forma lúdica, espontânea e interdisciplinar. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar possibilidades de reconhecimento dos usos sociais da leitura e da escrita na Educação Infantil, compreendendo as cantigas de roda como possibilidade.