Navegando por Autor "Silva, Bruno Leonardo Bezerra da"
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TCC A educação em direitos humanos no enfrentamento à violência escolar: estratégias e possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Azevedo, Maria Ingridy Dantas; Silva, Bruno Leonardo Bezerra da; Silva, Bruno Leonardo Bezerra da; Lima, Juliana de Melo; Freitas, Bruna Shimabukuro deO presente artigo parte da necessidade de discutirmos acerca da violência nas escolas. Este trabalho tem como objetivo principal analisar as possibilidades e estratégias educativas fundamentadas nos princípios da Educação em Direitos Humanos, que podem ser implementadas no espaço escolar, com o propósito de prevenir, enfrentar e mitigar os fenômenos de violência, promovendo a cultura de paz e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, com foco na compreensão aprofundada das estratégias educativas e institucionais voltadas ao enfrentamento da violência escolar, bem como pesquisas documentais e bibliográficas, tendo como aporte teórico os seguintes autores: Candau (2008); Charlot (2002); Abramovay (2003, 2021); Libâneo (2004); Lück (2008), e outros. Além disso, algumas legislações e documentos curriculares, como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como as Diretrizes Curriculares Gerais Nacionais da Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular, entre outros. Nesse sentido, as discussões ensejadas neste artigo mostram que, apesar da presença dos diversos tipos de violências identificados e existentes no ambiente escolar, é possível realizar ações de prevenção e enfrentamento, fundamentadas na cultura de paz e direitos humanos, de forma articulada com a rede de cuidado e proteção de crianças e adolescentes.TCC Os desafios enfrentados pelos sujeitos da EJA para permanecer na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Nascimento, Karla Priscilla Silva do; Silva, Bruno Leonardo Bezerra da; Ribeiro, Wagner Leite; Cavalcanti, Adriana de VasconcelosO texto aborda a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando que a educação é um direito subjetivo que deve ser garantido a todos, independentemente da idade. A EJA é uma modalidade que visa atender aqueles que não puderam concluir seus estudos na idade apropriada. O estudo menciona as preocupações dos educadores e pesquisadores em relação ao atual cenário da EJA no Brasil, especialmente sobre o distanciamento dos alunos, que resulta em impactos negativos para o desenvolvimento social, cultural e profissional desses indivíduos. A pesquisa teve como objetivo, investigar e problematizar os fenômenos que implicam na permanência dos alunos da EJA na escola. A metodologia utilizada é de natureza exploratória e qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados da pesquisa realizada na cidade de Parnamirim/RN, destacaram os principais motivos que levam os alunos a ingressarem na EJA, como a necessidade de trabalhar desde cedo, a ausência de oportunidades educacionais na juventude, e o incentivo familiar tardio. No entanto, os desafios para permanecer na escola são igualmente significativos. Foram identificados fatores como a falta de tempo devido a responsabilidades familiares e profissionais, o cansaço físico, problemas de saúde, a falta de transporte e de apoio familiar, além da insegurança no ambiente escolar, especialmente à noite. Esses desafios refletem a estrutura opressiva e desigual da sociedade que limita o pleno acesso e permanência desses indivíduos na educação formal.Dissertação Design instrucional contextualizado no serviço público federal: um guia para o planejamento de ações de desenvolvimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-04) Silva, Micheli Gomes da; Gomes, Apuena Vieira; https://orcid.org/0000-0002-3497-655X; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; https://orcid.org/0009-0009-2214-3786; http://lattes.cnpq.br/5813185338171248; Granja, Brunna Carvalho Almeida; Silva, Bruno Leonardo Bezerra da; http://lattes.cnpq.br/9608136405260523; Maia, Dennys LeiteEsta pesquisa versa sobre o planejamento do Programa de capacitação e qualificação dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Considerando a necessidade crescente de aprendizagem contínua nas organizações, destacamos a importância de um planejamento eficiente para a oferta de ações de formação continuada de qualidade que atendam às demandas institucionais e aos interesses dos servidores. Desse modo, investigamos como questão de pesquisa: quais estratégias podem favorecer o planejamento de propostas formativas que atendam a complexidade da formação continuada no setor público e tornem esse processo mais eficiente e dinâmico? O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um modelo de planejamento, fundamentado no design instrucional contextualizado, para as ações de desenvolvimento no serviço público. Na fundamentação teórica deste estudo, debatemos a formação continuada no serviço público, o planejamento da formação continuada, a inovação no planejamento e o Design instrucional contextualizado. Para essa investigação será realizada uma pesquisa participante, tendo em vista a integração da pesquisadora com o ambiente social do objeto de estudo. No tocante aos objetivos, se constitui como exploratória por buscar aprofundar os conhecimentos relativos ao fenômeno analisado. Para tanto, realizamos um diagnóstico da realidade da DCEP, utilizando como instrumento a análise documental, a observação participante e a análise SWOT; elaboramos o modelo de planejamento, a partir do diagnóstico construído, da análise da literatura e fundamentado nas orientações do design instrucional contextualizado e, por fim, realizamos a avaliação do modelo de planejamento com a equipe DCEP, procedendo com uma análise colaborativa e a aplicação de um questionário por meio do Google Formulário. Adotamos a abordagem qualitativa, visando um estudo detalhado do objeto delimitado, e a natureza aplicada por buscar intervir em problemática vivenciada na realidade social em estudo. Assim, buscamos construir um modelo de planejamento que possa contribuir para a melhoria na qualidade das ações de desenvolvimento dos servidores da UFRN. Como resultados deste estudo, produzimos um modelo de planejamento fundamentado no design instrucional contextualizado, partindo do diagnóstico da realidade da DCEP. Na avaliação inicial deste modelo, observamos sua coerência com as necessidades da unidade e viabilidade para sua implementação. O modelo elaborado fomenta processos contínuos de avaliação e aperfeiçoamento das atividades formativas disponibilizadas aos servidores, bem como, propicia a revisão constante do próprio fluxo de planejamento. Entre as contribuições desse modelo ressaltamos as possibilidades para promover a eficácia no planejamento das ações formativas por possibilitar uma visão mais completa do todo e permitir analisar melhor quais etapas ou procedimentos podem ser aperfeiçoadas para gerar os resultados desejados. Somado a isso, produzimos um guia de orientação, no formato e-book, sobre o modelo de planejamento para subsidiar o gerenciamento das ações formativas e auxiliar na integração de novos servidores a equipe DCEP. Por fim, os elementos resultantes desta pesquisa são oportunidades importantes para refletirmos e investirmos na qualidade das ações de desenvolvimento ofertadas aos servidores. No entanto, indicamos a necessidade de mais estudos na área que foque, principalmente, na realidade prática das equipes que gerenciam esses projetos formativos e nas necessidades educacionais dos servidores.Tese O exercício da gestão universitária: as representações sociais de professores sobre suas práticas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-01) Silva, Bruno Leonardo Bezerra da; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; https://orcid.org/0000-0002-5296-8481; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; http://lattes.cnpq.br/9608136405260523; Melo, Elda Silva do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; Silva, Rosalia de Fátima e; Ferreira, Adir Luiz; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Lira, André Augusto Diniz; Pujol, AndreaA presente pesquisa tem por objeto as representações sociais do professor/gestor sobre o exercício de atividades de gestão universitária. Tal exercício não é atrativo e pode representar um fator que dificulta o desenvolvimento na carreira docente nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Existem fragilidade e escassez de diretrizes e problematizações no tocante ao perfil, a seleção, as condições e organização do trabalho, a formação e a sucessão dos docentes que exercem a gestão. Esse contexto vislumbrou as seguintes questões: O que motiva o professor a querer (ou não querer) ocupar uma função de gestão na universidade? O que é necessário saber para ser gestor universitário? Como aprendem e como exercem o trabalho na gestão? Como conciliam atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão? Como são as trajetórias profissionais desses professores/gestores? Tais problemáticas e contextos justificaram e mobilizaram a realização da investigação em tela que teve como objetivo identificar, analisar e problematizar essas representações sociais a partir da análise do trabalho docente, da interação entre prescrições formais e informais, identificando como são constituídos, apreendidos e socialmente partilhados esses elementos presentes no trabalho do professor/gestor no contexto das IFES. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com 06 chefes de departamento da UFRN no período de 2017 a 2019, fundamentada na Teoria das Representações Sociais com suporte da Clínica da Atividade e da Análise de Conteúdo, foram realizadas pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e aplicação da técnica da Instrução ao Sósia. Após análise dos dados recolhidos à luz da matriz teórica e conceitual adotada foram obtidos resultados que foram organizados em duas categorias: gestão precarizada e trabalho bem-feito. Na gestão precarizada ficou evidenciado que o trabalho do professor na gestão universitária é algo alheio, estranho, perturbador e, sobretudo, não-pertencente à docência; é exercido com lacunas formativas que causam insegurança profissional e, sobretudo, intensifica o processo de precarização do trabalho docente nas universidades federais. Por outro lado, na categoria trabalho bem-feito foram constadas a possibilidade de ampliação do poder de agir desses professores, a capacidade criativa e satisfação em construir e aprender coletivamente. Contudo, vislumbra-se a necessidade de aperfeiçoamentos dos Processos formativos e das condições laborais dos professores/gestores.TCC Literatura e matemática: reflexões e desafios no estágio de ensino fundamental anos iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Torres, Sabrina da Silva; Cavalcante, Adriana de Vasconcelos; Cavalcante, Adriana de Vasconcelos; Silva, Bruno Leonardo Bezerra da; Pontes, Mércia de OliveiraEste trabalho aborda a interdisciplinaridade entre literatura e matemática e seus efeitos no Ensino Fundamental I, sob o olhar de uma estudante do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na prática do Estágio Supervisionado para o Ensino Fundamental Anos Iniciais. O estudo traz reflexões da importância sobre os desafios e possibilidades de integrar essas disciplinas como ferramentas para o desenvolvimento cognitivo e crítico dos educandos. O referencial teórico se embasa nas obras de Marly Amarilho (2019) que destaca a literatura como uma prática essencial na formação crítica e autônoma do leitor, e Ester Calland de Souza Roza e Maria Helena Santos Dubeux(2018) destacando a importância de integrar diferentes formas de expressão literária na escola e na comunidade possibilitando o desenvolvimento cognitivo e emocional dos educandos, promovendo reflexões que conectam o imaginário e a realidade, e Giardinetto (1999), que enfatiza a importância de contextualizar o ensino da matemática no cotidiano dos alunos, Além disso, destaca-se Smole valorizando a ludicidade e a imaginação no ensino da matemática, contribuindo diretamente nas práticas pedagógicas mais inovadoras e humanizadas, convidando professores a repensar suas dinâmicas e enxergar a matemática como uma linguagem presente em várias dimensões do conhecimento de forma criativa em conjunto com as Diretrizes curriculares Nacionais(2013) e a Base Nacional Comum Curricular(2018) que reforçam a relevância de abordagens pedagógicas lúdicas e integrativas. A metodologia foi a experiência da prática educativa realizada a partir do estágio obrigatório do curso de Pedagogia/UFRN nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se deu por observações, anotações em diário de campo, além de pesquisa de cunho bibliográfico e aplicação de práticas pedagógicas durante a regência, incluindo a criação de recursos didáticos acessível para atender as necessidades específicas da turma aplicando os princípios de Desenho Universal, proporcionando um ambiente educacional que não só considera a diversidade dos alunos, mas também permite que todos participem do processo de aprendizagem. A conclusão nos mostrou que a abordagem interdisciplinar promove maior empenho dos alunos, permitindo-lhes conectar diferentes áreas do conhecimento de forma prática e significativa. Além disso, ressalta-se a importância do planejamento pedagógico cuidadoso e das reflexões sobre práticas docentes de uma educação inclusiva e eficaz.Dissertação A presença de homens docentes na educação infantil: lugares (des)ocupados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-28) Silva, Bruno Leonardo Bezerra da; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; ; http://lattes.cnpq.br/9608136405260523; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/1935167361851222; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/7082961004575723A partir da abordagem investigativa da multirreferencialidade, com base em Jacques Ardoíno, e tendo como lentes teóricas os conceitos de cultura e de gênero, discutidos respectivamente por Victor Hell, Stuart Hall, Alfredo Veiga-Neto, e Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Dagmar Meyer, este estudo tem como objetivo analisar as implicações da presença de homens docentes na Educação Infantil, problematizando as relações de gênero a partir de um amálgama de atravessamentos sociais, históricos e culturais. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dois homens que exercem a função de educador infantil na rede pública de ensino do Município de Natal/RN/Brasil. A análise das entrevistas possibilitou a organização dos dados em quatro focos de discussão. O primeiro deles refere-se às figuras masculinas (re)produzidas no cotidiano da Educação Infantil, cujas representações discursivas constroem o homem como “perigoso”, “poderoso” e “respeitado”, ajudando a perpetuar os vínculos histórica e culturalmente estabelecidos entre a figura masculina e as imagens de autoridade, liderança, comando, ao mesmo tempo em que reforça o suposto caráter natural das relações entre a figura feminina e o cuidado infantil. O segundo foco de discussão trata da polarização entre os elementos do binômio masculino/feminino, ativado constantemente nas relações que se estabelecem entre homens e mulheres no cotidiano da Educação Infantil, tornando as instituições desta etapa de ensino um local de concretização dos mais diversos significados de gênero. O terceiro foco de discussão problematiza a necessidade de afirmação da heterossexualidade dos educadores infantis entrevistados, destacando-se a associação (geralmente feita por gestores, por colegas de trabalho e pelas famílias das crianças) entre a heterossexualidade masculina e o adequado exercício da função docente. O quarto e último foco de discussão trata das lacunas da formação inicial e continuada de educadores infantis, enfatizando que, de modo geral, os cursos que formam professores para atuar em instituições de Educação Infantil tendem a desconsiderar a inserção profissional de homens nessa etapa de ensino. Assim, a Dissertação que ora apresentamos tem como escopo a desnaturalização de estereótipos de gênero no cotidiano da Educação Infantil, entendendo que este é também um contexto muito profícuo para o exercício de resistência às imagens cultural e historicamente associadas a homens e mulheres.TCC A relevância da língua portuguesa para uma educação socioemocional em alunos do ensino fundamental: uma experiência relevante nos estágios supervisionados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Trindade, Joyce Pereira Barbosa; Cavalcante, Adriana de Vasconcelos; Silva, Edson Moisés de Araújo; Silva, Bruno Leonardo Bezerra daO presente trabalho de conclusão de curso é composto pela experiência vivenciada durante o estágio e regência do Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Literaturas, tem como finalidade expor a importância de uma Educação Socioemocional nos anos finais do Ensino Fundamental. A experiência ocorreu na turma do 9° ano do Fundamental II, em uma escola pública do Município de São Gonçalo do Amarante. O trabalho está fundamentado nas discussões dos seguintes autores: Antunes (2003), Damásio (2020), Vygotsky e Wallon (2019). E utilizou a metodologia de pesquisa-ação. A experiência proporcionou o aprofundamento da relação vivida entre as competências socioemocionais e a disciplina de Língua Portuguesa; fato indispensável que gera consequência significativa no desenvolvimento cognitivo e intelectual dos alunos conclui-se que este trabalho é de extrema relevância para compreender como as interações no ambiente escolar podem fomentar o progresso intelectual dos estudantes e enfatizar a relevância do papel do professor nesse processo.