Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Bruno Lopes da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinho
    (2015-05-15) Silva, Bruno Lopes da; ; ; Ramos, Paulo Cesar Formiga; ; Soares, Weber;
    A análise de redes pessoais se constitui em uma forma de abordagem bastante utilizadas para estudar o relacionamento entre atores, em seu processo de interação. Baseada em uma perspectiva paradigmática estruturalista-interacionista, a utilização das redes envolve níveis de análise de diversas naturezas como por exemplo, empresas, organizações, cidades, países regiões, bem como pessoas. Nesse sentido, ao se adotar como nível de análise o indivíduo, as redes podem ser utilizadas para entender diversos aspectos do contidiano das pessoas, uma vez que, diariamente os indivíduos desenvolvem atividades de forma reacionada com outras pessoas com as quais trocam influências e informações. O processo educativo, por sua vez, é uma das atividades nas quais há essa comunicação interpessoal, seja no âmbito da família, da escola, ou até mesmo da comunidade onde a pessoa esteja inserida. Considerando o processo de escolarização dos alunos de Ensino Básico, pressupõe-se que estes discentes desenvolvem a sua atividade educativa em meio as influências que são exercidas através da rede pessoal formada pelos diferentes atores que fazem parte da sua estrutura relacioanal. Vale lembrar que as redes pessoais podem apresentam estruturas topológicas diferentes dependendo do espaço ou contexto onde estejam localizados os indivíduos, partindo do princípio de que em cada porção do espaço se desenvolvem relações sociais distintas. Nesse sentido, se as redes se diferenciam no espaço, é de se esperar que a influência que elas exercem sobre o desempenho escolar de alunos de localizações distintas tambpem apresentem diferenciação. Para testar essa hipóteses foram escolhidas duas escolas localizadas em contextos espaciais distintos: a Escola Estadual Santos Dumont, situada em Parnamirim; e a Escola Estadual Ana Julia de Carvalho Mousinho, localizada em Natal. Diante disso, estabeleceu-se como objetivo analisar a relação entre redes pessoais e desempenho escolar, em contextos espaciais distintos. Os indivíduos analisados foram os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, os quais foram submetidos a um questionário de cunho relacional, a partir do qual seriam coletados os nomes de 45 pessoas que compunham a sua estrutura relacional. Os dados foram sistematizados em uma e processados nos softwares Ucinet e NetDraw, os quais permitiram o cáclculo de três indicadores de redes (Densidade, Número de Cliques e Distância Geodésica) e a representação sociométrica da estrutura relacional de cada aluno observado. As informações de desempenho escolar foram obtidas nas duas escolas, consultando a ficha de rendimento de cada um dos alunos. Nesas fichas, coletou-se as notas finas de Português e de Matemática desses alunos, as quais posteriormente foram associadas aos indicadores de rede por meio de uma regressão logística. Os resultados obtidos demosntraram que as redes pessoais dos alunos dessas duas escolas apresentam estruturas distintas. Na Escola Estadual Santos Dumont, as redes tem um maior número de cliques, enquanto que, na Escola Estadual Ana Julia de Carvalho Mousinho, as redes são mais densas. A associação entre redes pessoais e desempenho nesses dois contextos tambem apresentou diferenciação, pois na Escola Estadual Santos Dumont, a densidade exerce efeito negativo sobre as notas de Português, e os cliques exercem efeito negativo sobre as notas de Matemática. Na Escola Estadual Ana Julia, a associaçaõ entre redes pessoais e desemepenho não apresentou significância estatísitica suficiente, sendo necessário a inclussão de outras variáveis explicativas no modelo de análise dessa escola. Dessa forma, conclui-se que os resultados por si só, já demonstraram a existência de diferenças na relação entre redes pessoais e desempenho escolar, nos contextos espaciais analisados.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    As precipitações extremas na microbacia do Rio Potengi (área urbana de Riachuelo): uma análise das causas e consequências do processo de inundação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-18) Belchior, Ana Clara Celestino; Troleis, Adriano Lima; https://orcid.org/0000-0002-7281-2433; http://lattes.cnpq.br/7196648582809687; Nobrega Junior, Orgival Bezerra da; Silva, Bruno Lopes da
    As inundações urbanas, decorrentes de precipitações intensas, em áreas bastante antropizadas tem se tornado cada vez mais frequentes e na microbacia do Potengi, que abrange a sede municipal de Riachuelo/RN, observou-se uma precipitação no dia 03 de janeiro de 2022, a qual notou-se um comportamento destinto do rio que corta a sede municipal neste momento. Mediante uma análise sistêmica dos elementos componentes da microbacia, considerou-se a seguinte questão para o encaminhamento desta pesquisa: O evento de inundação identificado na sede municipal de Riachuelo é oriundo da maneira como ocorreu o uso e ocupação do solo na microbacia que abrange a sede, associado com características físico-ambientais da área? A partir deste questionamento o objetivo geral versou em compreender o evento de inundação da microbacia hidrográfica do Potengi na sede municipal de Riachuelo, do dia 03 de janeiro de 2022, a partir de aspectos socioambientais. A fundamentação teórica apoiou-se em uma discussão acerca da análise (geo)sistêmica dos elementos de precipitação e da morfometria de bacias e a influência destes em episódios de inundações. Nos procedimentos metodológicos, recorreu-se a pesquisa bibliográfica para amparar os conceitos citados, assim como, o conhecimento de métodos e técnicas de análise em bacias e levantamento de dados e do material cartográfico; posteriormente foi realizado a caracterização da precipitação do evento do dia 03 de janeiro e avaliação da morfometria na microbacia; na sequência contou-se com a análise do uso e ocupação das Área de Preservação Permanente; e o trabalho de campo com entrevistas e identificação da condições ambientais do canais in loco. Como resultado verificou-se que foi uma precipitação extrema para o local, com tempo de retorno de 5 anos, e tal fato correlacionado com atual ordenamento territorial da cidade que não considerou as características naturais da área, foram elementos substanciais para ocorrência da inundação. Desta forma, a pesquisa concluiu que, principalmente no que refere-se ao uso e ocupação do solo, não respeitou as condições ambientais, e a infraestrutura de drenagem não comporta volumes expressivo, logo encontrando-se a sede municipal expostas a novos eventos de inundação.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    O sistema de abastecimento de água de Natal: uma análise territorial dos riscos de colapso hídrico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-18) Silva, Bruno Lopes da; Troleis, Adriano Lima; http://lattes.cnpq.br/8830982074139789; http://lattes.cnpq.br/2226751279118131; Farias, Juliana Felipe; Almeida, Lutiane Queiroz de; https://orcid.org/0000-0002-6604-5987; http://lattes.cnpq.br/7311955924979180; Peixoto, Filipe da Silva; Macedo, Yuri Marques
    O abastecimento humano é uma das atividades essenciais para o desenvolvimento da sociedade, uma vez que, ações de cunho comercial, industrial, residencial, dentre outras, exigem o consumo de água em larga escala. Nos centros urbanos, onde a demanda de consumo tende a ser maior, há a necessidade de que os sistemas de abastecimento de água sejam tecnicamente bem estruturados, para que possam atender a população com eficácia e minimizar os riscos de colapso hídrico. Várias cidades brasileiras nos últimos anos passaram por situações de desabastecimento ou de colapso hídrico, como é caso de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, que tem enfrentado uma série de problemas em seu sistema de abastecimento de água. A análise desse contexto levou em consideração dois conjuntos de categorias: as categorias de uso do território de Santos (1985; 1994); e as categorias de risco propostas por Thywissen (2006). Partindo dessa perspectiva, definiu-se como objetivo analisar a relação entre o uso do território e o risco de colapso hídrico do sistema de abastecimento de água de Natal. Para alcançar esse objetivo, uma série de procedimentos metodológicos foram adotados, tais como a articulação das categorias de uso do território e de análise de risco; a definição dos níveis de análise, variáveis de estudo e escalas de ponderação; o gerenciamento da base de dados numa perspectiva matricial (linhas x colunas); a formulação matemático-estatística do Índice de Risco de Colapso do Sistema de Abastecimento de Água (IRCSAA) de Natal; bem como a aplicação do Sistema de Informações Geográficas no contexto do IRCSAA, para geração dos mapas de risco. Dos 26 setores de abastecimento, 18 apresentaram risco médio de colapso hídrico; e 8, risco alto. A maioria dos setores que estão com alto risco de colapso estão no subsistema Norte (áreas de abrangência do reservatório R8; da Captação Redinha (P 45); da Captação Brasil Novo (P 31); da Captação Brasil Novo (P23); da Captação jardim Brasil; e da Captação Alvorada); enquanto que apenas 02 setores do subsistema Sul apresentaram alto risco de colapso (áreas dos reservatórios R9 e R13). Para redução desses riscos, torna-se necessário a implantação de planos de manejo integrados para os mananciais superficiais; expansão da rede de esgotamento sanitário; melhoria das estruturas técnicas; e criação de um plano de contingenciamento de risco.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM