Navegando por Autor "Silva, Cícera Renata Diniz Vieira"
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Artigo Digital health interventions and quality of home-based primary care for older adults: a scoping review protocol(Frontiers Media SA, 2023) Uchôa, Severina Alice da Costa; Silva, Ísis de Siqueira; Silva, Cícera Renata Diniz Vieira; Lopes, Rayssa Horácio; Araújo, Aguinaldo José de; Figueirêdo, Renan Cabral de; Bay Jr, Osvaldo de Goes; Lapão, Luís Velez; Xavier, Pedro BezerraIntroduction: The use of digital health interventions has expanded, particularly in home-based primary care (HBPC), following the increase in the older adult population and the need to respond to the higher demand of chronic conditions, weakness and loss of autonomy of this population. There was an even greater demand with COVID-19 and subsequent isolation/social distancing measures for this risk group. The objective of this study is to map and identify the uses and types of digital health interventions and their reported impacts on the quality of HBPC for older adults worldwideDissertação Efetividade de intervenção educativa na prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central em uma unidade de terapia intensiva do nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-28) Leite, Gabriela Zaira Garcia Cruz; Salvador, Pétala Tuani Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3208-6270; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234; http://lattes.cnpq.br/2075030543506163; Silva, Cícera Renata Diniz Vieira; Alves, Kisna Yasmin AndradeIntrodução: as infecções relacionadas à assistência à saúde são incidentes frequentes e um grave problema de saúde pública, uma vez que elevam os custos, o tempo de internação e a morbimortalidade. Incluem diferentes tipos de infecções adquiridas durante a hospitalização, sendo a infecção primária da corrente sanguínea associada ao cateter venoso central uma das mais relevantes e a sua prevenção está intimamente relacionada à implementação de medidas baseadas em evidências, como adesão aos bundles de boas práticas de inserção e manutenção dos dispositivos, assim como intervenções destinadas a facilitar o trabalho em equipe e a cultura de segurança. Objetivo: mensurar a efetividade de intervenção educativa na prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central em uma Unidade de Terapia Intensiva do Nordeste. Método: pesquisa quantitativa com desenho quase-experimental, do tipo antes-depois, de grupo único, utilizando a implementação de um ciclo de melhoria contínua, desenvolvida no período de setembro de 2023 a julho de 2024, em um hospital, referência em infectologia, em Natal, Rio Grande do Norte, através de sete (07) etapas: 1) Identificação da oportunidade de melhoria; 2) Análise das oportunidades de mudanças; 3) Seleção dos critérios para avaliação de qualidade; 4) Construção da atividade educativa; 5) Avaliação da qualidade pré intervenção educativa; 6) Implementação da intervenção educativa e 7) Mensuração da efetividade após a intervenção. O estudo foi realizado com os 39 profissionais que prestavam assistência aos pacientes críticos da Unidade de Terapia Intensiva, respeitando os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos. Os dados foram analisados por estatística descritiva simples. Resultados: Observou-se uma redução nas não conformidades em quatro das 12 variáveis analisadas (1, 4, 7 e 12), com significação estatística (p < 0,05). As melhorias foram identificadas na justificativa para a permanência do cateter venoso central, na higienização do cateter com movimentos circulares por 10 segundos antes do uso, na troca do sistema dentro do prazo recomendado e na presença da data de troca no curativo. Esses achados indicam um avanço na adesão às boas práticas de manutenção do cateter ao comparar os períodos pré e pós-intervenção educativa. Conclusão: o ciclo de melhoria mostrou-se efetivo para a prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central. Esse estudo foi importante para o fortalecimento e implementação de práticas de ensino que oportunizam aos profissionais a reflexão sobre suas ações de cuidado, motivando-os a reduzir as não conformidades existentes, a organizar um processo de trabalho capaz de ser monitorado, discutido e melhorado a fim de reduzir as taxas de infeção.Tese Histórias em quadrinhos para educação em saúde de crianças escolares: construção e validação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Soares, Amanda; Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa; https://orcid.org/0000-0001-5311-697X; http://lattes.cnpq.br/0023445563721084; https://orcid.org/0000-0001-8063-4131; http://lattes.cnpq.br/5405038755711915; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Noro, Luiz Roberto Augusto; Paiva, Fábio da Silva; Silva, Cícera Renata Diniz VieiraA educação em saúde provoca mudanças na fase inicial da vida, mas também em todo o curso da vida até a fase adulta. Com a execução das estratégias de educação em saúde é possível contribuir para o discernimento sobre formas de desenvolver hábitos de vida saudáveis. Quando o público em questão é o infantil, a adaptação dos componentes educativos e o uso de estratégias como as histórias em quadrinhos, ampliam as possibilidades de efetivar o repasse de conhecimentos para crianças. Portanto, o objetivo deste estudo foi construir e validar histórias em quadrinhos como ferramenta de educação em saúde sobre hábitos alimentares e físicos saudáveis para escolares. A metodologia está descrita em formato de coletânea de artigos e organizada em quatro etapas. A primeira foi uma revisão de escopo que objetivou caracterizar o escopo bibliográfico de experiências com histórias em quadrinhos direcionadas para crianças escolares e os resultados apresentaram as principais características dos estudos encontrados como ano de publicação, país de origem, público-alvo e tipo de estudo. O segundo artigo teve como objetivo caracterizar o escopo epidemiológico de consumo e hábitos alimentares e estado nutricional em crianças escolares e os resultados destacam uma dicotomia entre o consumo de alimentos saudáveis e ultraprocessados, principalmente na região sudeste. Já o terceiro foi dedicado ao processo de construção e validação de doze histórias em quadrinhos com diálogos sequenciados compondo a coletânea “Minha vida saudável”, destinada para o público infantil, neste a validação foi obtida por meio do Índice de Validade de Conteúdo, utilizando o ponto de corte ≥ 0,78 definido como concordância aceitável, obteve-se que todos os itens estavam acima ou igual do parâmetro definido. Portanto, as Histórias em Quadrinhos foram validadas sob os critérios avaliados, não sendo necessário uma reavaliação por parte dos juízes. Por fim, o quarto artigo apresenta um protocolo de intervenção educacional mediado pela coletânea “Minha vida saudável” para escolares, esse objetiva contribuir para a aquisição de conhecimento sobre a temática e a longo prazo a redução dos comportamentos de risco alimentar e físico em crianças escolares. Conclui-se que essa tese contribuirá para a criação de programas educacionais que contemplem o eixo educação-saúde, entregando as histórias em quadrinhos como um produto registrado e validado, e um protocolo de intervenção em processo de teste, garantindo a continuidade desse estudo que será executado em etapas e publicado conforme as fases sejam aprovadas.Tese Saúde digital na atenção primária à saúde em tempos de Covid-19: perspectivas para avaliação e melhoria da qualidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-30) Silva, Cícera Renata Diniz Vieira; Uchoa, Severina Alice da Costa; https://orcid.org/0000-0002-2531-9937; http://lattes.cnpq.br/8414233332373275; https://orcid.org/0000-0002-0928-8368; http://lattes.cnpq.br/8842460114307022; Diniz Júnior, José; http://lattes.cnpq.br/7913193754933633; Moioli, Renan Cipriano; https://orcid.org/0000-0001-6036-8358; http://lattes.cnpq.br/3898958813303048; Silva Júnior, Aluísio Gomes da; Facchini, Luiz AugustoA pandemia da COVID-19 trouxe impactos sociais, econômicos e de saúde, que exigiu adaptação rápida dos sistemas de saúde não somente do ponto de vista quantitativo, mas também de qualidade. Neste contexto, a saúde digital tem ganhado força na Atenção Primária à Saúde (APS) e evidenciou de forma expressiva, a importância da informação oportuna e precisa como instrumento de operação de tomada de decisão para as necessidades de curto, médio e longo prazos. Este estudo objetivou evidenciar o escopo das estratégias em saúde digital e aspectos relevantes para a sua avaliação na APS, a partir da pandemia da COVID-19. Buscou-se, com o desenvolvimento de uma revisão de literatura do tipo scoping review, uma análise de conceito e de um estudo metodológico de abordagem qualitativa, apreender o estado da arte da saúde digital e seu impacto na qualidade do cuidado na APS no mundo, analisar como o conceito de saúde digital relaciona-se com a APS, no contexto da pandemia da COVID-19, e elaborar um modelo para sua avaliação no Brasil. A scoping review foi embasada no manual do Joanna Briggs Institute, orientada pelo PRISMA Extension for Scoping Reviews. A coleta de dados foi realizada em junho e julho de 2021, em bases de dados multidisciplinares de ciências da saúde e da literatura cinzenta. A análise de conceito, realizada em fevereiro de 2022, ancorou-se no método Evolucionário de Rodgers, possibilitando delinear o conhecimento histórico e aspectos contextuais construído acerca de um conceito. O estudo metodológico, realizado entre junho de 2021 e março de 2022 seguiu as etapas de revisão de literatura, elaboração do modelo, validação do modelo e elaboração da matriz de indicadores. A revisão revelou impactos positivos e negativos das estratégias remotas na qualidade do cuidado na APS, mas sobretudo alguma incapacidade de aproveitar o potencial das tecnologias, o que pode demonstrar diferenças na organização da implantação, rápida e emergencial, das estratégias digitais pelo mundo. A análise conceitual possibilitou a compreensão sobre a natureza do conceito de saúde digital na APS, ampliar sua concepção e refletir sobre situações que o precedem e sucedem. Assim, mostrou a importância da rápida transição na oferta de cuidados com a saúde digital, sua abrangência e múltiplos termos identificados, o que revela a heterogeneidade de um conceito que está em uso crescente entre as publicações no meio científico. A modelização tomou como pressupostos o contexto, antecedentes em saúde digital, delimitação da pesquisa avaliativa e atributos qualificadores da APS. Incorporou em suas atividades, dimensões técnica (escopo de ações e exatidão), organizacional (organização do cuidado e da gestão) e relacional (interpessoal) nos processos assistenciais e gerenciais do cuidado. Assim, tendo em vista a importância da saúde digital na atual situação de saúde mundial, e a possibilidade de integração e avanço desta estratégia após a pandemia, a atenção primária deve fortalecer sua capacidade de resposta, ampliar o uso das tecnologias da informação e comunicação, gerenciando os desafios passíveis de mudanças de forma adaptativa e ancorada em evidências. Reforça-se que a orientação, planejamento e execução das ações que engrenam a saúde digital precisam ser avaliadas, a fim de alcançar a compreensão de como as decisões, ações e investimentos estão corroborando para a melhoria do acesso e qualidade dos serviços e da saúde das populações.TCC O uso do Ultrassom Point-Of-Care por enfermeiros de unidades de terapia intensiva neonatal: um protocolo de scoping review(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-03) Soares, Ana Eloisa Ventura; Bay Junior, Osvaldo de Goes; https://orcid.org/0000-0002-1017-2346; http://lattes.cnpq.br/2537976144708382; 0000-0002-5404-6464; http://lattes.cnpq.br/9218377113314516; Silva, Cícera Renata Diniz Vieira; https://orcid.org/0000-0002-0928-8368; http://lattes.cnpq.br/8842460114307022; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; http://lattes.cnpq.br/6533587332872383O POCUS (do inglês Point-of-Care Ultrasound) é um exame de imagem, realizado à beira do leito, podendo ser utilizado em diversos serviços de saúde, inclusive nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), trazendo melhorias na qualidade do cuidado da enfermagem. Com isso, há a necessidade de conhecer o seu escopo e como é utilizado no âmbito da enfermagem. Este estudo teve como objetivo desenvolver um protocolo para a realização de uma scoping review que possa mapear o uso do POCUS por enfermeiros de UTINs. Trata-se de um protocolo de scoping review, desenvolvido a partir das etapas propostas por Arksey e O’Malley e Peters et al., embasado teoricamente no manual do Joanna Briggs Institute e orientado pelo PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Serão utilizadas bases de dados multidisciplinares de ciências da saúde: PubMed/Medline, LILACS via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scopus, CINAHL, Embase e Web of Science, Para a literatura cinzenta, serão ultilizados Google Scholar e Banco de teses da Capes e OpenGrey. O processo de seleção dos estudos será guiado pelas etapas propostas no Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses (PRISMA-P). Os dados serão conduzidos por meio de uma análise de informações qualitativas, através da investigação do tema dos estudos. Os resultados serão apresentados na forma de resumo narrativo, figuras e gráficos.