Navegando por Autor "Silva, Cíntia Alves da"
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TCC Seridó collab: anteprojeto de um centro de moda sob a ótica das estratégias abordadas na arquitetura multissensorial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Silva, Cíntia Alves da; Medeiros, Renato de; https://orcid.org/0000-0003-3903-6767; http://lattes.cnpq.br/3766605736987788; http://lattes.cnpq.br/8900265110990024; Elali, Gleice Virginia Medeiros De Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; Duarte, Ana Beatriz de Araújo; http://lattes.cnpq.br/2063302386667116A moda é um importante elemento de expressão comunitária e individual, capaz de marcar a identidade de tempos e lugares, além de possuir enorme potencial para geração de emprego e renda. Porém, a indústria têxtil é a 3º mais poluente do mundo, sendo necessário pensar em formas mais sustentáveis e racionais não só de produção, mas também de consumo. Além disso, consumidores e produtores estão cada vez mais atraídos por experiências que vão além do ato de comprar ou trabalhar, demandando, assim, a vivência em espaços que provocam os sentidos, aspecto atendido pelas estratégias da arquitetura multissensorial. No contexto de Caicó/RN, percebe-se uma vocação local de criação e produção da moda, considerando os três (3) cursos relacionados à área (dois a nível médio e um superior), os saberes populares de artesãos e bordadeiras e os empreendimentos têxteis. Diante do expresso, o trabalho apresenta como objetivo geral desenvolver o anteprojeto de um Centro de Moda, sob a ótica das estratégias empregadas na arquitetura multissensorial. Para isso, tem-se como objetivos específicos: 1. Compreender como ocorre a dinâmica da moda, aliada à economia criativa e suas necessidades espaciais; 2. Entender como as escolhas arquitetônicas podem influenciar a percepção humana nos espaços projetados e 3. Aplicar os princípios da arquitetura multissensorial em um centro de moda, de maneira a fomentar a criação de espaços estimulantes para o usuário. Como metodologia utilizada para o embasamento teórico, foi feita a sistematização dos dados através de fichamentos e estudos de referências. Como resultado, têm-se um anteprojeto com programação voltada para a produção, eventos e comercialização da moda, com área total de 1.792,42m², implantado na cidade de Caicó/RN.