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Navegando por Autor "Silva, Christyan Giullianno de Lara Souza"

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    Dissertação
    Corpo, movimento e aprendizagem na psicocinética de Jean Le Boulch
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-24) Silva, Christyan Giullianno de Lara Souza; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941; ; http://lattes.cnpq.br/2326424090613060; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
    Como professores de Educação Física escolar, encontramo-nos sempre envoltos às questões relacionadas à nossa atuação, seja nas questões de cunho metodológico ou epistemológico. Nesta pesquisa, objetivamos identificar as compreensões de corpo, movimento e aprendizagem na teoria Psicocinética proposta por Jean Le Boulch e sua aproximação com a Educação Física. Buscamos apontar elementos epistemológicos sobre a teoria, a Educação Física e sua atualidade nesta área, acreditando que essa aproximação e diálogo venham contribuir com o este campo do conhecimento. Professor francês, formado em Educação Física, Medicina e Psicologia, Le Boulch teve grande influência na área da Educação Física no Brasil nos anos 70 e 80, principalmente com sua vinda para ministrar cursos e com os conhecimentos trazidos da psicomotricidade. Seus estudos caminharam na construção do conhecimento sobre o movimento humano, considerando sua importância no desenvolvimento da pessoa e na crítica à visão mecanicista do corpo e do movimento. Nossas reflexões serão baseadas nos conceitos trazidos pela Psicocinética apresentados nas referências bibliográficas de Le Boulch no Brasil, além de outros trabalhos desenvolvidos por ele neste país, conferências, palestras e entrevista desse estudioso, assim como dos debatedores do seu trabalho. Optamos por uma abordagem teórica e adotaremos a Fenomenologia do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) como referência metodológica, considerando também a influência do seu pensamento nos estudos de Le Boulch. A Educação Física é área do conhecimento na qual a aprendizagem do movimento configura sua intervenção, pensamos então, que o corpo sendo unidade que existe em si próprio em relação ao mundo e esse contato com o mundo dá-se a partir do movimento humano, novos sentidos para o ensino da Educação Física podem configurar-se a partir da reflexão dos conceitos fenomenológicos trazidos por Le Boulch em sua teoria.
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    Tese
    A educação como experiência do corpo em movimento: diálogo entre Merleau-Ponty e Buytendijk
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Silva, Christyan Giullianno de Lara Souza; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941; ; http://lattes.cnpq.br/2326424090613060; Zimmermann, Ana Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/9176730729451504; Andrieu, Bernard; ; http://lattes.cnpq.br/9580451235095943; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; Silva, Luiz Arthur Nunes da; ; http://lattes.cnpq.br/9086076766929704; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
    Esta tese apresenta a educação como experiência do corpo em movimento, a partir do diálogo entre o filósofo francês Maurice Merleau-Ponty e o médico holandês Frederik Jacobus Johannes Buytendijk. Acreditamos que a educação como experiência do corpo em movimento acontece durante toda a vida, a partir do que se vivencia a todo momento. Compreendemos neste estudo a educação física como educação, experiência sensível comum e exclusiva do ser humano, que implica todas as esferas, a sociedade de um modo geral, a família, a história e o mundo. A pesquisa tem como objetivo apresentar a educação como experiência do corpo em movimento, por meio do diálogo da trajetória acadêmica e profissional na educação física e as noções de corpo próprio em Merleau-Ponty e de movimento próprio em Buytendijk, como solo de uma educação fenomenológica pautada no corpo e no movimento. A metodologia pauta-se na atitude fenomenológica do filósofo francês Maurice MerleauPonty. Essa escolha encontra-se ligada aos estudos realizados anteriormente, assim como apresentados na relação com o grupo de pesquisa e nos trabalhos lá desenvolvidos a partir desse pensamento e, principalmente, por acreditarmos que esse caminho fenomenológico, pautado na experiência vivida, na experiência da vida, permite-nos compreender os fenômenos aqui discutidos. Esse novo pensamento aqui construído partirá das descrições das experiências vividas, das lembranças, do que nos toca nesse percurso, sempre envoltos ao corpo em movimento buscando aqui a volta ao mundo, o retorno sobre nós mesmos, bem como a leitura dos textos. Em seguida, fazemos a redução fenomenológica como mostrado por Merleau-Ponty na Fenomenologia da percepção (1945), dedicando-se à leitura fenomenológica dos textos de Merleau-Ponty e Buytendijk, que trazem os conceitos sobre corpo e movimento aqui tratados, buscando o sentido reivindicado a partir da fenomenologia. Considerando as visões fenomenológicas sobre corpo e movimento humano, pensamos o campo da educação física a partir das concepções apresentadas por esses estudos que ampliam o horizonte epistemológico, proporcionando aberturas e perspectivas para as experiências educativas tendo como foco a experiência do corpo em movimento. As experiências na dança e no ciclismo, dentre outras, compuseram nosso modo de sentir o corpo próprio e o movimento próprio, o que nos permitiu compreender a importância de reafirmarmos os estudos de compreensão do corpo fenomenológico para a educação física, considerando-o como unidade de existência, bem como afirmar o movimento humano como abertura, expressão e função do ser no mundo.
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