Navegando por Autor "Silva, Cibelly Fernandes Freire da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Por que estudar História? A função da História para a realidade prática do aluno do 6º ano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Silva, Cibelly Fernandes Freire da; Azevedo, Crislane BarbosaO artigo parte da seguinte questão: por que estudar História, particularmente, no 6º ano? Diante disso, buscou apresentar uma síntese sobre a história do ensino de História, contextualizar a história escolar desde o processo de redemocratização do país em 1988, e, identificar, a partir disso, problemáticas envolvidas na dificuldade de compreensão prática sobre a disciplina da História no Ensino Fundamental. O problema em questão decorreu das observações e reflexões realizadas durante as experiências de Estágios curriculares obrigatórios. Para tanto, foi feita pesquisa bibliográfica. Conclui-se que é preciso considerar as especificidades dos alunos do 6º ano (articulação entre mudanças neurobiológicas e novas relações sociais, nova dinâmica de horários, professores, muitas e diferentes matérias escolares etc.). Para isso é preciso que a comunidade escolar trabalhe em conjunto no processo de adaptação dos alunos, para acolher as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e pensar em meios para solucionar os problemas. O ensino de História, particularmente, precisa contribuir para a formação identitária desse público escolar a fim de que ele melhore o seu processo de apropriação de conceitos e conhecimentos históricos e tenha a possibilidade de compreender as razões para estudar História.