Navegando por Autor "Silva, Cleber Femina da"
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Tese Carreira em jornalismo: significações no mundo do trabalho potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-17) Silva, Cleber Femina da; Maia, Kênia Beatriz Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-0753-7340; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; http://lattes.cnpq.br/3529691509211038; Pereira, Livia Cirne de Azevedo; https://orcid.org/0000-0002-2904-7182; http://lattes.cnpq.br/5512139880539951; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Silveira, José Ricardo da; Paulino, Roseli Aparecida FigaroEste estudo se insere no rol dos que buscam investigar aspectos da identidade profissional dos jornalistas brasileiros, em particular, da carreira dos jornalistas do Rio Grande do Norte. Carreira é um conceito estudado desde o início do século XX nas áreas das Ciências Sociais, Psicologia e Administração, tendo seu senso comum associado a esta última, principalmente com aspectos de ascensão e sucesso profissional. Aqui, a carreira é entendida como um conceito no qual coexistem as movimentações do indivíduo dentro da sua profissão, e sua percepção subjetiva sobre seu trabalho (BECKER, 2008; CHANLAT, 1998; BENDASSOLLI, 2009; RIBEIRO, 2011). O interesse pelo tema partiu da observação, como jornalista, do fechamento de diversos veículos de imprensa do Estado, durante a década de 2010, sobretudo os impressos, reduzindo o número de postos de trabalho nesse segmento e afetando as chances de mobilidade. Consequentemente, essas alterações também agem sobre a percepção dos jornalistas sobre o seu mundo do trabalho e sobre sua posição nele. Para compreender este cenário, traçamos como objetivo principal encontrar as conexões simbólicas entre as trajetórias profissionais individuais desses atores a fim de estabelecer uma percepção coletiva sobre a carreira de jornalista no Rio Grande do Norte. Para tal, adotamos a perspectiva foucaultiana de dispositivo (FOUCAULT, 1998, AGAMBEN, 2009; DELEUZE, 2015) para observar o mundo do jornalismo potiguar e dele extrair seu estado atual por meio da subjetivação dos seus indivíduos. Empiricamente, realizamos uma survey quantitativa com o objetivo de traçar um perfil dos jornalistas locais, e entrevistas em profundidade com profissionais que participaram da survey. Juntos, os dados da enquete e das entrevistas mostram que o mundo do trabalho jornalístico potiguar tem exigido maior capacitação e disponibilidade do indivíduo que nele pretende construir carreira, ao passo em que enfrenta problemas para dar continuidade à existência das empresas jornalísticas; a atuação em assessoria de imprensa mostra-se como opção viável para a carreira; jornalistas experientes são preteridos devido aos altos salários e tendem a abandonar a profissão com o passar do tempo.Dissertação A dimensão ideológica do jornalismo e o outro generalizado: formação acadêmica e mercado de trabalho na construção profissional do estudante de jornalismo da UFRN(2015-08-31) Silva, Cleber Femina da; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; ; Dantas, Alexsandro Galeno Araujo; ; Araujo, Allyson Carvalho de; ; Pereira, Fábio Henrique;Há mais de 50 anos o Curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, da UFRN, tem atraído a aqueles que desejam ingressar nessa profissão, seduzidos por uma imagem do jornalismo repleta de valores democráticos, mitos, símbolos e representações presentes no cotidiano social. Uma pesquisa realizada em 2012 (MAIA; FEMINA, 2012) mostrou, no entanto, que os valores profissionais desses estudantes caminham para uma associação entre jornalismo, entretenimento e comunicação organizacional, refletindo uma confusão entre os campos jornalístico e informacional (MARCONDES FILHO, 2009). Isto posto, este trabalho se propôs a investigar como a dimensão ideológica do jornalismo é percebida pelos estudantes e como as instâncias de formação acadêmica e do mercado de trabalho participam desse processo. Para tal, buscamos apoio no interacionismo simbólico, perspectiva sociológica que permite uma análise da estrutura social a partir de observações das interações dos seus indivíduos. Autores como Becker (1996), Blumer (1980), Mead (2010), Pereira (2003, 2009 e 2011) e Strauss (1999) nos guiaram nessa incursão. Também discutimos a formação da dimensão ideológica do jornalismo com autores como Bourdieu (1997), Fidalgo (2005), Marcondes Filho (2009), Neveu (2006) e Traquina (2005 e 2013). Utilizamos a metodologia do grupo focal para realizar nossa investigação junto aos estudantes de Jornalismo. Ao final, os dados apontam que a dimensão ideológica desta profissão atua na formação identitária como outro generalizado (MEAD, 2010), embora com um amplo espectro de representações pelos quais o self do estudante pode caminhar e permitir estabelecê-lo como sujeito.