Navegando por Autor "Silva, Débora Pereira da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Aspectos do estudo coreológico em Laban e o ensino do ballet clássico na infância: possíveis estratégias metodológicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Débora Pereira da; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira MarquesEste artigo aborda aspectos da coreologia, particularmente temas relacionados a movimentos desenvolvidos por Rudolf Von Laban, aplicados a metodologia de ensino da Dança Clássica no percurso de uma experiência profissional enquanto professora de Ballet Clássico. Discute-se, ao longo do texto, o advento da Dança Moderna, seus pressupostos e como os estudos desenvolvidos por Laban, enquanto expoente significativo dessa Dança, podem em certo sentido contribuir para se pensar a respeito de estratégias metodológicas para o ensino do Ballet Clássico, principalmente na fase da infância, na medida em que se possa questionar a metodologia tradicional de ensino hegemonicamente presente na prática pedagógica daqueles que lecionam essa técnica. Em seguida discute-se acerca do papel do professor de Ballet Clássico frente a metodologia de ensino dessa Dança. Como aporte teórico no campo da epistemologia da dança fundamentamo-nos em Laban (1990); Ossona (1988); Portinari (1989). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que considera a experiência de ensino da autora no decurso da sua atividade profissional com o ensino do Ballet. Como resultado destaca-se que a proposta de Laban favoreceu o desenvolvimento de um tipo de ensino menos mecanicista no âmbito do Ballet Clássico rompendo dessa forma com a metodologia tradicional que o Ballet hegemonicamente vem promovendo.