Navegando por Autor "Silva, Daniel Daniel Fernandes da"
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TCC Mapeamento do boi de reis do Rio Grande do Norte: uma possibilidade de educação popular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Silva, Daniel Daniel Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/0090264123376586; http://lattes.cnpq.br/5555251590057008; CARRICO, André Carrico André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; SILVA, Sebastião de Sales Silva Sebastião de Sales; http://lattes.cnpq.br/7250080468263829; NUNES, Felipe da Silva Nunes Felipe da silva; http://lattes.cnpq.br/6879270640955457O presente trabalho consiste na construção de um mapeamento dos Boi de Reis do Estado do Rio Grande do Norte, que teve início em 2018 e segue em construção, apresentando algumas atualizações acerca dos Mestres e Mestras da brincadeira tradicional. Nesse contexto, essas pessoas podem ser potenciais educadores populares, partindo de conceitos apresentados por Paulo Freire (2015) e Carlos Rodrigues Brandão (1984), sobre educação popular e seus desdobramentos. O trabalho utiliza como referência o projeto Encontro de Saberes, desenvolvido por José Jorge de Carvalho (2010) da Universidade de Brasília, sendo atualmente presente em algumas outras universidades brasileiras. A pesquisa usa como norte o livro "Manual do Boi Calemba", de Deífilo Gurgel (1985), que apresenta aspectos da tradição dos Boi de Reis do RN, dando espaço para que as Mestras e Mestres possam falar por si, contando suas histórias e compartilhando seus saberes com voz ativa. O mapeamento teve como objetivo principal a possibilidade de construção de memórias desta tradição e a perpetuação da importância dessas pessoas que, com muita luta, construíram parte importante da história das culturas tradicionais do RN. A presente monografia identifica o chão de terra batida/terreiro como possibilidade de espaço educacional, na qual os princípios da educação popular são centralizados em pessoas que ensinam compartilhando o seu modo de vida e memórias, como também aprendem com seus próprios saberes. Dessa forma, o estudo possibilitou abrir caminhos para trajetos em um futuro próximo, sendo constatado que os saberes tradicionais percorrem a identidade cultural do estado e atuam como gestores ativos e multiplicadores da educação de cunho popular.