Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Daniel Daniel Fernandes da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Mapeamento do boi de reis do Rio Grande do Norte: uma possibilidade de educação popular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Silva, Daniel Daniel Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/0090264123376586; http://lattes.cnpq.br/5555251590057008; CARRICO, André Carrico André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; SILVA, Sebastião de Sales Silva Sebastião de Sales; http://lattes.cnpq.br/7250080468263829; NUNES, Felipe da Silva Nunes Felipe da silva; http://lattes.cnpq.br/6879270640955457
    O presente trabalho consiste na construção de um mapeamento dos Boi de Reis do Estado do Rio Grande do Norte, que teve início em 2018 e segue em construção, apresentando algumas atualizações acerca dos Mestres e Mestras da brincadeira tradicional. Nesse contexto, essas pessoas podem ser potenciais educadores populares, partindo de conceitos apresentados por Paulo Freire (2015) e Carlos Rodrigues Brandão (1984), sobre educação popular e seus desdobramentos. O trabalho utiliza como referência o projeto Encontro de Saberes, desenvolvido por José Jorge de Carvalho (2010) da Universidade de Brasília, sendo atualmente presente em algumas outras universidades brasileiras. A pesquisa usa como norte o livro "Manual do Boi Calemba", de Deífilo Gurgel (1985), que apresenta aspectos da tradição dos Boi de Reis do RN, dando espaço para que as Mestras e Mestres possam falar por si, contando suas histórias e compartilhando seus saberes com voz ativa. O mapeamento teve como objetivo principal a possibilidade de construção de memórias desta tradição e a perpetuação da importância dessas pessoas que, com muita luta, construíram parte importante da história das culturas tradicionais do RN. A presente monografia identifica o chão de terra batida/terreiro como possibilidade de espaço educacional, na qual os princípios da educação popular são centralizados em pessoas que ensinam compartilhando o seu modo de vida e memórias, como também aprendem com seus próprios saberes. Dessa forma, o estudo possibilitou abrir caminhos para trajetos em um futuro próximo, sendo constatado que os saberes tradicionais percorrem a identidade cultural do estado e atuam como gestores ativos e multiplicadores da educação de cunho popular.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM