Navegando por Autor "Silva, Daniele Ingredy Gomes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O ensino da geologia na educação infantil: estudo da introdução às geociências por meio do livro “A grandiosa história de um grão de areia”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Silva, Daniele Ingredy Gomes; Leite, Marcos Antônio do Nascimento; Sousa, Débora do Carmo; Silva, Matheus Lisboa Nobre daO presente trabalho traz a preocupação em colocar em prática ações que possibilitem à popularização das geociências e principalmente a formação de uma base de conhecimento geológico desde a juventude. Em duas pesquisas feitas por meio da plataforma Google Forms, utilizando questionários respondidos de maneira remota, foi possível constatar, na primeira pesquisa, que dos 138 entrevistados cerca de 56% dos respondentes, dentre alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área das Geociências, tiveram seu primeiro contato com Geologia em si durante o período do ensino médio, faixa etária entre 14 a 17 anos. Em uma segunda pesquisa realizada com coordenadores de curso, docentes e alunos representantes de 32 instituições de ensino que ofertam o curso de Geologia no Brasil, 19 instituições participaram respondendo a pesquisa, destas, observa-se que apenas 04 das 18 ações desenvolvidas pelas universidades tem como público alvo alunos da educação básica. Levando-se em consideração os resultados obtidos nas pesquisas, fica mais evidente a necessidade de complementação do ensino da geologia na educação básica e tendo como fundamentação os conceitos de “Educação Significativa”, onde buscamos por meio de associação de conceitos conhecidos e utilização do meio para o aprendizado de novas informações, o presente trabalho estuda o livro “A grandiosa história de um grão de areia”, que tem o papel de introduzir processos geológicos básicos de uma maneira lúdica à um público-alvo de seis a dez anos de idade, que compreende o ensino fundamental I. O livro não só se utiliza de uma linguagem acessível, como também faz uso de situações cotidianas e figuras que podem se relacionar com boa parte da população. Baseado ainda na análise do livro, considera-se que tal aparato tem um papel eficaz na introdução às geociências, podendo ser utilizado como ferramenta didática e servir como material de apoio para o ensino convencional.