Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Daniele Ingredy Gomes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O ensino da geologia na educação infantil: estudo da introdução às geociências por meio do livro “A grandiosa história de um grão de areia”
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Silva, Daniele Ingredy Gomes; Leite, Marcos Antônio do Nascimento; Sousa, Débora do Carmo; Silva, Matheus Lisboa Nobre da
    O presente trabalho traz a preocupação em colocar em prática ações que possibilitem à popularização das geociências e principalmente a formação de uma base de conhecimento geológico desde a juventude. Em duas pesquisas feitas por meio da plataforma Google Forms, utilizando questionários respondidos de maneira remota, foi possível constatar, na primeira pesquisa, que dos 138 entrevistados cerca de 56% dos respondentes, dentre alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área das Geociências, tiveram seu primeiro contato com Geologia em si durante o período do ensino médio, faixa etária entre 14 a 17 anos. Em uma segunda pesquisa realizada com coordenadores de curso, docentes e alunos representantes de 32 instituições de ensino que ofertam o curso de Geologia no Brasil, 19 instituições participaram respondendo a pesquisa, destas, observa-se que apenas 04 das 18 ações desenvolvidas pelas universidades tem como público alvo alunos da educação básica. Levando-se em consideração os resultados obtidos nas pesquisas, fica mais evidente a necessidade de complementação do ensino da geologia na educação básica e tendo como fundamentação os conceitos de “Educação Significativa”, onde buscamos por meio de associação de conceitos conhecidos e utilização do meio para o aprendizado de novas informações, o presente trabalho estuda o livro “A grandiosa história de um grão de areia”, que tem o papel de introduzir processos geológicos básicos de uma maneira lúdica à um público-alvo de seis a dez anos de idade, que compreende o ensino fundamental I. O livro não só se utiliza de uma linguagem acessível, como também faz uso de situações cotidianas e figuras que podem se relacionar com boa parte da população. Baseado ainda na análise do livro, considera-se que tal aparato tem um papel eficaz na introdução às geociências, podendo ser utilizado como ferramenta didática e servir como material de apoio para o ensino convencional.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM