Navegando por Autor "Silva, Danniela Ernesto de Lima e"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Estratégias de sobrevivência no ensino superior na educação a distância: os estudantes de pedagogia (UFRN)(2018-08-30) Silva, Danniela Ernesto de Lima e; Ferreira, Adir Luiz; ; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Santos, Fábio Alexandre Araújo dos; ; Silva, Rosalia de Fátima e;As transformações contemporâneas influenciadas pelos recursos tecnológicos modificaram o contexto social, especificamente a educação que incorporou novas formas de ensino e aprendizagem. Este trabalho busca colaborar na área da Educação a Distância, especificamente com a investigação das estratégias de sobrevivência social que os estudantes do curso de pedagogia à distância, no polo Natal, na UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveram durante o período de sua formação. O estudo faz um resgate histórico da institucionalização da modalidade educacional a distância, partindo do seu surgimento mundial até chegar à UFRN. Na pesquisa se explora os resultados do questionário virtual aplicado com dez estudantes da turma utilizando a ferramenta Google forms. As análises, a partir da codificação descritiva e analítica das respostas dos estudantes no questionário, orientaram o campo de interpretações sobre os significados pessoais e pedagógicos dos conteúdos revelados. Além disso, essas interpretações também estão inspiradas na experiência da própria autora, que fez parte do mesmo grupo de estudantes investigados, numa abordagem sociobiográfica sustentada pelos conceitos de experiência próxima e de experiência distante.TCC Estratégias de socialização e aprendizagem na modalidade EAD: uma análise da turma de Pedagogia da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-24) Silva, Danniela Ernesto de Lima e; Ferreira, Adir Luiz; Ferreira, Adir Luiz; Medeiros, Natália Cristina de; Oliveira, Maria Patrícia CostaO estudo proposto é uma análise das estratégias de socialização que os estudantes da turma de pedagogia/ EaD – UFRN 2012.2, utilizam para alcançar os objetivos da aprendizagem durante o processo de formação. Pesquisa desenvolvida utilizando instrumento de questionário virtual e analisa em uma perspectiva sociobiográfica que conflitam minhas próprias considerações sobre os processos de ensino, já que sou estudante da turma, com as de parte dos colegas. A pesquisa apresenta contribuições para estudos acadêmicos na relevância das aprendizagens na educação á distância com atenção o olhar do estudante a cerca dos processos envolvidos e estratégias que adotam para alcançar seus objetivos na aprendizagem, além de compartilhar as fragilidades existentes na formação á distância. As análises foram fundamentadas em referenciais teóricos que possibilitaram a compreensão e contribuições da socialização nos desafios e descobertas para se chegar ao fim desejado pelo estudante.